A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal do Ceará - UFC / Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) – Gerência do Crato Curso: Pós-Graduação (Lato Sensu) em Gestão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal do Ceará - UFC / Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) – Gerência do Crato Curso: Pós-Graduação (Lato Sensu) em Gestão."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Ceará - UFC / Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) – Gerência do Crato Curso: Pós-Graduação (Lato Sensu) em Gestão dos Recursos Hídricos Disciplina: Metodologia Científica Professora: Roselene de Lucena Alcântara Metodologia Científica - Parte 1 Juazeiro do Norte – CE Abril/06

2 Abordagem Introdutória Metodologia Científica – “disciplina que estuda os caminhos da saber”. Método – caminho pelo qual se atinge um objetivo,Método – caminho pelo qual se atinge um objetivo, Logia - estudo,Logia - estudo, Ciência – saber!Ciência – saber! “A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade”.

3 Estudo e Leitura “Ler – conhecer, organizar, elaborar, decifrar, distinguir os elementos mais importantes dos secundários optando pelos mais representativos e sugestivos, utilizá-los como fonte de novas idéias e do saber, através dos processos de busca, assimilação, retenção crítica, comparação, verificação e integração do conhecimento”.“Ler – conhecer, organizar, elaborar, decifrar, distinguir os elementos mais importantes dos secundários optando pelos mais representativos e sugestivos, utilizá-los como fonte de novas idéias e do saber, através dos processos de busca, assimilação, retenção crítica, comparação, verificação e integração do conhecimento”.

4 Estudo e Leitura... Importância da leitura RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica: guias para eficiência nos estudos. 5 ed. São Paulo: Atlas, cap. 2, p. 34 – p.RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica: guias para eficiência nos estudos. 5 ed. São Paulo: Atlas, cap. 2, p. 34 – p.

5 Métodos e Técnicas Método – origem grega, significa: conjunto de etapas e processos a serem vencidos ordenadamente na investigação dos fatos ou na procura da verdade (RUIZ, 2002).Método – origem grega, significa: conjunto de etapas e processos a serem vencidos ordenadamente na investigação dos fatos ou na procura da verdade (RUIZ, 2002).

6 Métodos e Técnicas... Técnica - diversos procedimentos ou a utilização de diversos recursos peculiares a cada objeto de pesquisa, dentro das diversas etapas do método.Técnica - diversos procedimentos ou a utilização de diversos recursos peculiares a cada objeto de pesquisa, dentro das diversas etapas do método.

7 Técnicas de Pesquisa Documentação indireta – fase da pesquisa realizada com o intuito de recolher informações prévias sobre o campo de interesse.Documentação indireta – fase da pesquisa realizada com o intuito de recolher informações prévias sobre o campo de interesse.  Pesquisa documental (fontes primárias) (fontes primárias)  Pesquisa bibliográfica (fontes secundárias) (fontes secundárias)

8 Técnicas de Pesquisa... Documentação direta – constitui-se, em geral, no levantamento de dados no próprio local onde os fenômenos ocorrem. Documentação direta – constitui-se, em geral, no levantamento de dados no próprio local onde os fenômenos ocorrem.  Pesquisa de campo*  Pesquisa de laboratório * Marconi & Lakatos (2005).... Cap. 9 p

9 Técnicas de Pesquisa... Observação direta intensiva – realizada através da observação e da entrevista.Observação direta intensiva – realizada através da observação e da entrevista. Observação direta extensiva – questionário, medidas de opinião e atitudes e de técnicas mercadológicas.Observação direta extensiva – questionário, medidas de opinião e atitudes e de técnicas mercadológicas.

10 Níveis de Conhecimento O ser humano é dotado da capacidade de conhecer e pensar. Conhecer e pensar constituem não somente uma capacidade, como também uma necessidade para o homem... O conhecimento é necessário para o progresso do homem – “conhecer é poder”! (Francis Bacon).

11 Níveis de Conhecimento... Conhecimento Popular ( empírico, bom senso ou senso comum)  É o modo comum, espontâneo, pré- crítico de conhecer.  É o conhecimento do povo, conhecimento de oitiva que atinge os fatos sem lhes inquirir as causas.

12 Níveis de Conhecimento...  Todo homem no decorrer da existência, vai acumulando conhecimentos daquilo que viu pessoalmente, que ouviu de terceiros, vai acumulando vivências, vai interiorizando as tradições da coletividade.

13 Níveis de Conhecimento... Conhecimento ReligiosoConhecimento Religioso(Teológico)  Apóia-se em doutrinas que contêm proposições sagradas (valorativas), por terem sido reveladas pelo sobrenatural (inspiracional) e, por esse motivo, tais verdades são consideradas infalíveis e indiscutíveis.

14 Níveis de Conhecimento... Conhecimento FilosóficoConhecimento Filosófico É o fruto do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência.É o fruto do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência.

15 Níveis de Conhecimento... Exemplo: “O homem é a ponte entre o animal e o além-homem”. (Friedrich Nietzsche)

16 Níveis de Conhecimento... Conhecimento Científico  Não atinge simplesmente os fenômenos na sua manifestação global, mas os atinge em suas causas, na sua constituição íntima, caracterizando-se, desta forma, pela capacidade de analisar, de explicar, de justificar, de induzir ou aplicar leis, de predizer com segurança eventos futuros....

17 Níveis de Conhecimento... Se o fundamento do conhecimento científico consiste na evidência dos fatos observados e experimentalmente controlados, e o do conhecimento filosófico e de seus enunciados, na evidência lógica, fazendo com que em ambos os modos de conhecer devem a evidência resultar da pesquisa dos fatos, ou da análise dos conteúdos dos enunciados, no caso do conhecimento teológico o fiel não se detém nelas à procura de evidência, mas da causa primeira, ou seja, da revelação divina.Se o fundamento do conhecimento científico consiste na evidência dos fatos observados e experimentalmente controlados, e o do conhecimento filosófico e de seus enunciados, na evidência lógica, fazendo com que em ambos os modos de conhecer devem a evidência resultar da pesquisa dos fatos, ou da análise dos conteúdos dos enunciados, no caso do conhecimento teológico o fiel não se detém nelas à procura de evidência, mas da causa primeira, ou seja, da revelação divina.

18 Ciência “A ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente sistematizados e verificáveis que fazem referência a objetos de uma mesma natureza”

19 Ciência...  Lato sensu – “conhecimento”;  Stricto sensu – não se refere a um conhecimento qualquer, mas àquele que, além de apreender ou registrar fatos, os demonstra por suas causas constitutivas ou determinantes.

20 Ciência... Ciências Formais ou purasCiências Formais ou puras  estudo das idéias Ciências factuais ou empíricas ou reais Ciências factuais ou empíricas ou reais  estudo das fatos

21 Ciência... Neutralidade científica Sabe-se que, para se fazer uma análise desapaixonada de qualquer tema, é necessário que o pesquisador mantenha uma certa distância emocional do assunto abordado. Mas será que isso é possível ?...

22 Elementos Textuais IntroduçãoIntrodução Fundamentação Teórica (Revisão de Literatura)Fundamentação Teórica (Revisão de Literatura) MetodologiaMetodologia CronogramaCronograma ResultadosResultados ConclusãoConclusão Obs.: Objetivos Obs.: Objetivos

23 Elementos Pré - Textuais CapaCapa Folha de RostoFolha de Rosto Ficha catalográficaFicha catalográfica ErrataErrata DedicatóriaDedicatória AgradecimentosAgradecimentos EpígrafeEpígrafe Resumo (Língua Vernácula)Resumo (Língua Vernácula) Resumo (Língua Estrangeira)Resumo (Língua Estrangeira) SumárioSumário Obs.: Índice Obs.: Índice

24 Elementos Pós - Textuais Referências bibliográficas (Fontes consultadas)Referências bibliográficas (Fontes consultadas) ApêndiceApêndice AnexoAnexo GlossárioGlossário

25 Elementos de Apoio PrefácioPrefácio Notas e ComentáriosNotas e Comentários Tabelas, Quadros, FórmulasTabelas, Quadros, Fórmulas GráficosGráficos IlustraçõesIlustrações......


Carregar ppt "Universidade Federal do Ceará - UFC / Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) – Gerência do Crato Curso: Pós-Graduação (Lato Sensu) em Gestão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google