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Conceito - significa "conter completamente", "formar dentro de si"; é aquilo que a mente concebe ou entende: uma  idéia ou noção, representação geral e.

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2 Conceito - significa "conter completamente", "formar dentro de si"; é aquilo que a mente concebe ou entende: uma  idéia ou noção, representação geral e abstrata de uma realidade. Pode ser também definido como uma unidade semântica, um símbolo mental ou uma "unidade de conhecimento". Um conceito corresponde geralmente a uma representação numa linguagem ou  simbologia. O termo é usado em muitas áreas , na matemática, na filosofia, nas ciências cognitivas, na física, na informática.

3 Conceitos são portadores de significado
Conceitos são portadores de significado. Um único conceito pode ser expresso em qualquer número de linguagens: Por exemplo a palavra “cão” pode ser escrita em várias línguas e na tradução vai significar sempre “cão”. Palavras em várias línguas "querem dizer" o mesmo porque expressam um e o mesmo conceito.

4 Conceito é uma frase que diz o que a coisa é ou como funciona
Conceito é uma frase que diz o que a coisa é ou como funciona. O conceito, enquanto o-que-é é a expressão de um predicado comum a todas as coisas da mesma espécie. Chega-se a esses predicados ou atributos comuns por meio da análise de diversas coisas da mesma espécie. O homem é um ser racional. A racionalidade é o predicado comum a todos os homens.

5 CRENÇAS

6 A crença é um sentimento inerente exclusivamente da raça humana, nenhum outro animal é capaz de cultivar ou transmitir tamanha subjetividade. Crença é a parte subjetiva do conhecimento, ou seja, aquilo que se acredita ser verdade mesmo que não haja nenhuma prova que confirme o fato.

7 O interessante sobre a crença, no entanto, é que nela não cabe a dúvida ou incerteza, crer é tomar algo por verdade certa, independente de comprovações sociais ou científicas. Crer é confiar, acreditar, apostar em algo apenas pela convicção de que ali está a verdade, pode-se dizer que a crença nos move a agir, sem a crença de que será bem sucedido, o homem não tomaria atitude alguma.

8 Vendo sob essa perspectiva, a crença também pode ser muito perigosa, uma vez que acreditar cegamente pode funcionar tanto para o bem quanto para o mal, ou seja, ao passo que Gandhi pregou a paz, Hitler pregou a guerra e o racismo, ambos criam verdadeiramente em sua concepção e lutaram por ela por toda sua vida. A crença pode criar tanto quanto destruir, o que define isso é o objeto da crença.

9 Frequentemente se confunde crença e fé com religiosidade, o que certamente é um equívoco, eles se confrontam, mas não são sinônimos. A religião é apenas uma forma de crença, tanto quanto a filosofia, a ciência em muitos aspectos, a teoria da relatividade, vida em outros planetas, Deus, enfim, toda e qualquer teoria sem comprovação.

10 A crença é a contraparte do agir e sentir, ela não pode ser ensinada ou aprendida por meio da ação ou percepção, senão desenvolvida em um momento de reflexão própria e livre de influência externa e, porque não dizer, através de insights acidentais em ocasiões excepcionais.

11 Ora, como poderíamos fazer da crença uma regra
Ora, como poderíamos fazer da crença uma regra? A regra é o que aceitamos de imediato, verdades que permitem a interação com o mundo exterior e, por isso, possuem aceitação espontânea de nossa parte, a crença, por sua vez, é a conclusão tirada depois da reflexão livre sobre a regra

12 Eu poderia dizer que a crença é uma evolução da regra ou mesmo um questionamento a veracidade da mesma após análise interna, a crença jamais pode ser aceita de forma espontânea e imediata porque não possui provas em sua defesa. Todos esses conhecimentos são subjetivos demais e símbolos são apenas símbolos, como saberemos que crença eles evocam em cada um de nós?

13 A crença do espírito é a exata medida que compõe os quadros de sua vida, É através dela que ele estabelece a maneira de ler as situações vividas. Até os dias atuais, crer foi interpretado como sendo um movimento religioso, mas ele permeia todos os setores da vida, possibilitando-lhe avançar em suas escolhas e decisões quando direcionadas pela consciência.

14 Ao limitar a crença, o espírito impede que o conhecimento se amplie, assim, não consegue compreender a vida em suas múltiplas expressões, atribuindo ao acaso ou a Deus tudo aquilo que o acomete, como se não tivesse participação e responsabilidade naquilo que está vivendo. Identificar nossa verdadeira crença é urgente, para que possamos decifrar o que pensamos e o que sentimos.

15 Aquele que diz “eu creio”, muitas vezes, não aciona a inteligência para desvendar os mistérios que sua compreensão ainda não alcança, tornando necessário que a Lei de Progresso o conduza pelos caminhos do entendimento através da dor e do sofrimento. Quando o ser se desconhece, crê que a responsabilidade pela edificação e sua vida está assentada nas circunstâncias das quais se sente vítima.

16 Ele crê: que as pessoas não se modificam; que o mundo está piorando a cada dia; que as doenças são males injustos; na indiferença; no descaso; na injustiça, enfim, que o mundo caminha para o caos. O ser espiritual está confuso, carrega angústias seculares, pensamentos desordenados que pedem redirecionamento, quer ser feliz e não sabe que caminho tomar, para que a felicidade se faça em seu mundo interior.

17 Se tivermos a coragem de identificarmos nossas crenças, daremos um grande passo para o entendimento de nossa intimidade, na consciência de que nem sempre o que dizemos crer, em nosso nível consciente, é verdade em nossos sentimentos, por estar sempre em antagonismo com nossos desejos e realizações. Por isso, quando somos acometidos por contrariedades, atribuímos nossas dores a causas exteriores. Isto atesta o nível de entendimento que temos da verdade, acreditamos que Deus está fora de nós e que o outro é o agente da nossa dor.

18 A crença de um ser não deve ser avaliada por suas palavras ou atitudes, mas pelo seu comportamento perante a vida, dentro e fora de si, por sua ação e reação perante os seres, coisas e fatos, no percurso de sua existência.

19 Como me conduzo perante a crença que em mim pede desenvolvimento
Como me conduzo perante a crença que em mim pede desenvolvimento? Já tentei me auto conhecer pelo que digo crer? As sintonias que tenho atraído e alimentado são compatíveis com o que digo crer? Minha crença consciente acompanha meus pensamentos e meus atos? Tenho me esforçado para deixar de ser um desconhecido para mim?

20 Como me educar e educar o outro se desconheço o que creio e, consequentemente, permito que o orgulho me leve a crer que já sei de tudo? A investigação sobre nós pede urgência, devemos acionar coragem para irmos de encontro ao alicerce de nossas construções interiores e, assim compormos o verdadeiro saber.

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