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TRANSPORTES E SISTEMAS VIÁRIOS URBANOS Populações Urbana e Rural Brasil / 2006 ------ 183 milhões de habitantes -- 100 % _______________________________________________________________________________________________________________________________.

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2 TRANSPORTES E SISTEMAS VIÁRIOS URBANOS Populações Urbana e Rural Brasil / milhões de habitantes % _______________________________________________________________________________________________________________________________ Brasil Urbano milhões de habitantes –- 82 % Brasil Rural milhões de habitantes –- 18 % Comparando: Mundo ( 2007 ) 50% Urbano / 50% Rural

3 Número de Viagens Urbanas Demanda Oferta Produção Total de Viagens -200 milhões -100% ______________________________________________________________________________ Não Motorizadas – 77 milhões – 38% Motorizadas milhões – 62% Viagens Urbanas milhões 100% ___________________________________________________________________________________ Municipais milhões - 83% Intermunicipais milhões -- 17% Passageiros / Dia

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5 Viagens Diárias por Modos de Transporte -- Brasil / 2006

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7 Número de Viagens Diárias e Índices de Mobilidade Urbanos, Rurais e Totais

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9 Sistemas Metro-Ferroviários – Brasil 2006

10 Frota Rodoviária Circulante – Brasil 2006

11 Infra-Estruturas Viárias Urbanas Valores Patrimoniais Estimados  Metro-Ferroviárias (15 sistemas)__ R$ 100 bilhões Km de linhas estações  Rodoviárias Urbanas ___________ R$ 480 bilhões mil logradouros públicos mil Km de vias ____________________________________________ Valor Total _____________R$ 580 bilhões

12 Meios de Transportes Urbanos Valores Patrimoniais Estimados  Material Rodante Metro-Ferroviário _ R$ 18 bilhões  Ônibus e Micros _________________ R$ 19 bilhões  Carros, Táxis, Vans e Kombis ______ R$ 450 bilhões  Motocicletas ____________________ R$ 15 bilhões ______________________________________________ Valor Total _________________ R$ 501 bilhões

13 Conclusão / Proposições 1 Há 37 milhões de brasileiros excluídos dos Transportes Públicos Urbanos (motorizados), correspondendo a 30,2 milhões (37 x 0,82) de viagens por dia; por carência de oferta de transportes ou por carência financeira dos cidadãos.  Propõem-se programas de pavimentação em áreas urbanas de baixa renda, da ordem de R$ 300 mil / km, para oferecer sistemas viários adequados aos transportes públicos.  Propõem-se subsídios, através de vales transportes para cidadãos carentes e desempregados durante o período necessário à busca para inserção no mercado de trabalho formal

14 Conclusão / Proposições 2 As questões mais relevantes dos Transportes Urbanos estão concentradas e agravadas em 25 Aglomerações Urbanas envolvendo cerca de 100 municípios,onde vivem 61,5 milhões (41% da população urbana do Brasil 2006). São elas :  2 metrópoles globais – SAO e RIO – 30 milhões hab.  7 Regiões Metropolitanas de metrópoles nacionais : BHZ,REC,POA,SSA,FOR, BSB e CWB  3 Aglomerados de metrópoles regionais : Campinas, Belém e Goiânia  13 Aglomerados de centros regionais : Santos,Vitória,S.J.Campos,S.Luís,Natal,Maceió, Londrina,Teresina,João Pessoa,Aracajú,Ribeirão Preto, Cuiabá e Florianópolis Propõem-se Gestões Metropolitanas e Técnicas para os Transportes Urbanos nestas 25 conurbações brasileiras / 2006.

15 Conclusão / Proposições 3 - Considerando os valores patrimoniais das infra-estruturas viárias urbanas – R$ 580 bilhões ; - Considerando os valores patrimoniais dos meios de transportes,públicos e privados,usuários das redes viárias urbanas -- R$ 501 bilhões ; - Considerando os custos anuais da sociedade em tarifas, de transportes públicos urbanos – R$ 47 bilhões ; - Considerando os dispêndios operacionais anuais efetivados pelas frotas particulares (carros e motos) e comerciais (ônibus, táxis, trens e metrôs ) – R$ 125 bilhões ; Exige-se um programa mínimo de investimentos em sistemas viários urbanos da ordem de R$ 14,9 bilhões a ser realizado com recursos da CIDE e de dotações orçamentárias dos entes federativos Federais, Estaduais e Municipais, propiciando segurança e fluidez viárias, eliminando deseconomias e gerando cerca de empregos diretos e indiretos.

16 Redes Rodoviárias (Brasil / 2006) Locais Extensões Valores Valores/Km Km R$ bilhões R$ / Km ________________________________________________ Rurais , ,00 ________________________________________________  União , ,00  Estados , ,00  Municípios , ,00 ________________________________________________________________________________ ________________________________________________ Urbanas , ,00 ________________________________________________  >60 mil hab , ,00  <60 mil hab , ,00 ________________________________________________________________________________

17 Rede Rodoviária Federal Proposta de Investimentos Anuais e Empregos Gerados Conservação Restauração Construção Totais ___________ ________________________________________ Km R$/km R$ milhões Empregos permanente em 2 anos em 2 anos Unidades Serviços

18 Redes Rodoviárias Urbanas Proposta de Investimentos Anuais e Empregos Gerados Conservação Restauração Construção Totais ___________________________________________________________________ Km R$/km R$ milhões Empregos permanente em 2 anos em 2 anos Unidades Serviços 50% 8% 2%

19 Responsabilidades Jurisdicionais dos Entes Federativos e Redistribuição de Responsabilidades Financeiras Entes Federativos Serviços Redes(km) C RC/P TotaisEmpregos Gerados União (60 – 10) 0,75 1,50 2,75 0,40 1,65 2,65 5, Estados ( ) 0,75 2,25 3,50 0,60 1,85 3,60 6, Metrôs (SP e RJ) SP: 58 km RJ: 36 km ,90 - 0, Municípios ,60 3,84 1,34 2,56 0,96 8,00 3, Totais ,10 7,59 4,46 15, R$ Bi R$ Bi C - Conservação ; R – Restauração ; C/P – Construção / Pavimentação

20 Recomenda-se, portanto, que os gestores dos orçamentos da União, dos Estados e dos Municípios tenham sempre em conta que investir em infra-estrutura viária urbana : a)é obrigação exclusiva dos Entes Federativos, para com a mobilidade dos brasileiros b)é atender à mais abrangente das funções sociais ( os transportes urbanos) c)é tarefa permanente e continuada, a exigir ações planejadas d)é oferecer emprego a trabalhadores,técnicos e empresas brasileiras e)é forma de eliminar ou reduzir deseconomias nas concentrações urbanas f)é reduzir a poluição causada por emissões em congestionamentos g)é garantir melhor qualidade de vida nas áreas urbanas h)é contribuir para o desenvolvimento nacional

21 Transporte Coletivo nas Grandes Cidades – Brasil / 2

22 Transporte Coletivo nas Grandes Cidades – Brasil / 2

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