A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUESTÃO ENERGÉTICA: Pré-sal, transposição do rio São Francisco. QUESTÃO POLÍTICA: Movimentos sociais (questão de direitos), imposição de democracia (caso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUESTÃO ENERGÉTICA: Pré-sal, transposição do rio São Francisco. QUESTÃO POLÍTICA: Movimentos sociais (questão de direitos), imposição de democracia (caso."— Transcrição da apresentação:

1

2 QUESTÃO ENERGÉTICA: Pré-sal, transposição do rio São Francisco. QUESTÃO POLÍTICA: Movimentos sociais (questão de direitos), imposição de democracia (caso Egito, caso Síria), espionagem, Crise economica da União Europeia QUESTÃO NACIONAL: Copa do Mundo, JMJ ( Questão de Santa Maria) (Gastos públicos),o poder da mídia

3 SOBRE QUESTÃO ENERGÉTICA: Pré-sal A NOTICIA INICIAL DA DESCOBERTA CAUSOU ESPERANÇA, POIS O BRASIL ERA O ÚNICO PAIS COM TECNOLOGIA PARA A EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO NESSA PROFUNDIDADE, ASSIM COMO OBTINHA 60% DAS JAZIDAS PETRÓLEO EM PRÉ-SAL A NÍVEL MUNDIAL. FOI REALIZADO NA ÚLTIMA SEGUNDA-FEIRA, O LEILÃO DA MAIOR DESCOBERTA NO BRASIL - TEVE APENAS UM CONSÓRCIO CONCORRENTE, MAS MESMO ASSIM O GOVERNO COMEMOROU O RESULTADO ARGUMENTANDO QUE ALGUMAS DAS MAIORES PETROLEIRAS DO MUNDO FAZEM PARTE DA SOCIEDADE. DESDE O RESULTADO DO LEILÃOBRASIL

4 SOBRE QUESTÃO ENERGÉTICA: Pré-sal COM O PRÉ SAL CONTROLADO PELO GOVERNO ESTAVA UMA MARAVILHA, MAS... A GRANDE QUESTÃO A PENSAR É, A VENDA DO CONSORCIO PARA A EXTRAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO DO PRÉ-SAL BENEFICA O BRASIL OU GERA MAIS GASTOS DESNECESSÁRIOS REFLITA SOBRE ISSO

5 SOBRE QUESTÃO ENERGÉTICA: transposição do rio São Francisco A presidente Dilma Rousseff disse, nesta terça- feira (22), que as obras da transposição do Rio São Francisco estão “em pleno andamento” e que até ano que vem “teremos os primeiros 100 quilômetros concluídos”. A declaração foi feita durante a Conversa com a Presidenta, coluna semanal de Dilma. A presidente disse que a obra estará totalmente pronta em 2015 e que ela conta “com mais de três mil trabalhadores em seus canteiros”. — Nos últimos meses, 10 novas ordens de serviço foram emitidas para a expansão da obra e foram contratados mais dois mil trabalhadores. ENTENDA O CASO: PARA O BRASIL CRESCER MAIS ELE DEVERÁ SE PREOCUPAR ATÉ O ANO DE 2020 EM PRODUZIR PELO MENOS 20% A MAIS DE ENERGIA ELETRICA. O Brasil possui cerca de 560 usinas e subestações e 1079 linhas de transmissão que formam a Rede de Operação do Operador Nacional do Sistema.Brasil Fazem parte desse sistema 98% do mercado brasileiro de energia elétrica.

6 SOBRE QUESTÃO ENERGÉTICA: transposição do rio São Francisco MAS AO MUDAR O DIRECIONAMENTO DO RIO SÃO FRANCISCO SERÁ NECESSÁRIO INUNDAR BOA PARTE DE TERRAS HABITADAS POR FAMÍLIAS DE CLASSES MAIS BAIXAS.

7 QUESTÃO POLÍTICA: Movimentos sociais (questão de direitos), imposição de democracia (caso Egito, caso Síria). Movimento Social é todo e qualquer mobilização humana que visa uma mudança ou a busca por direito não concebidos, segundo Karl Marx é necessário a classe buscar se unir para se elevar no meio social Após o ataque terrorista de 11 de setembro 2001, os EUA desenvolveram uma política de domínio em áreas que eles consideram importantes e estratégicas para a dominação. Discursos como o de levar a democracia, são comuns. MAS PENSE, NO CASO EGITO, DURANTE A GUERRA FRIA, FOI O GOVERNO DOS EUA QUE AJUDOU A POR O DITADOR HOSNI MUBARAK DO PODER. POR QUE ENTÃO SE PREOCUPAR EM TIRA-LO DO PODER?

8 QUESTÃO POLÍTICA: Movimentos sociais (questão de direitos), imposição de democracia (caso Egito, caso Síria). O CAJU EXPLICA O EGITO ATÉ 2011 ANTES DESSE “DISCURSO” DE LEVAR A DEMOCRACIA ERA UMA DAS MAIORES POTENCIAS MILITARES DO CONTINENTE AFRICANO. CRIAR UMA INSTABILIDADE POLÍTICA NO GOVERNO GERA MAIS FACILIADE NA DOMINAÇÃO. E O CASO DA SÍRIA? É A MESMA SITUAÇÃO SÍRIA ERA UMA NAÇÃO COM UM GOVERNANTE QUE NÃO É SUBMISSO DO GOVERNO DOS EUA BASHAR AL-ASSAD. POR ISSO ESSE PAÍS FOI ACUSADO DE PRODUÇÃO DE ARMAS NUCLEARES E QUÍMICAS. LEVANDO A GRANDE MÍDIA INDUZIR AS PESSOAS A NÃO CRITICAR A DOMINAÇÃO NESSA REGIÃO.

9 QUESTÃO NACIONAL: Copa do Mundo

10

11 (Enem 2011) As migrações transnacionais, intensificadas e generalizadas nas últimas décadas do século XX, expressam aspectos particularmente importantes da problemática racial, visto como dilema também mundial. Deslocam-se indivíduos, famílias e coletividades para lugares próximos e distantes, envolvendo mudanças mais ou menos drásticas nas condições de vida e trabalho, em padrões e valores socioculturais. Deslocam-se para sociedades semelhantes ou radicalmente distintas, algumas vezes compreendendo culturas ou mesmo civilizações totalmente diversas. IANNI, O. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, A mobilidade populacional da segunda metade do século XX teve um papel importante na formação social e econômica de diversos estados nacionais. Uma razão para os movimentos migratórios nas últimas décadas e uma política migratória atual dos países desenvolvidos são a) a busca de oportunidades de trabalho e o aumento de barreiras contra a imigração. b) a necessidade de qualificação profissional e a abertura das fronteiras para os imigrantes. c) o desenvolvimento de projetos de pesquisa e o acautelamento dos bens dos imigrantes. d) a expansão da fronteira agrícola e a expulsão dos imigrantes qualificados. e) a fuga decorrente de conflitos políticos e o fortalecimento de políticas sociais.

12 (Enem 2012) Como os combustíveis energéticos, as tecnologias da informação são, hoje em dia, indispensáveis em todos os setores econômicos. Através delas, um maior número de produtores é capaz de inovar e a obsolescência de bens e serviços se acelera. Longe de estender a vida útil dos equipamentos e a sua capacidade de reparação, o ciclo de vida desses produtos diminui, resultando em maior necessidade de matéria-prima para a fabricação de novos. GROSSARD, C. Le Monde Diplomatique Brasil. Ano 3, nº 36, 2010 (adaptado). A postura consumista de nossa sociedade indica a crescente produção de lixo, principalmente nas áreas urbanas, o que, associado a modos incorretos de deposição, a) provoca a contaminação do solo e do lençol freático, ocasionando assim graves problemas socioambientais, que se adensarão com a continuidade da cultura do consumo desenfreado. b) produz efeitos perversos nos ecossistemas, que são sanados por cadeias de organismos decompositores que assumem o papel de eliminadores dos resíduos depositados em lixões. c) multiplica o número de lixões a céu aberto, considerados atualmente a ferramenta capaz de resolver de forma simplificada e barata o problema de deposição de resíduos nas grandes cidades. d) estimula o empreendedorismo social, visto que um grande número de pessoas, os catadores, têm livre acesso aos lixões, sendo assim incluídos na cadeia produtiva dos resíduos tecnológicos. e) possibilita a ampliação da quantidade de rejeitos que podem ser destinados a associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, financiados por instituições da sociedade civil ou pelo poder público.

13 QUESTÃO NACIONAL: Copa do Mundo


Carregar ppt "QUESTÃO ENERGÉTICA: Pré-sal, transposição do rio São Francisco. QUESTÃO POLÍTICA: Movimentos sociais (questão de direitos), imposição de democracia (caso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google