A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Antecedentes Históricos Influência dos Filósofos: – Sócrates(470a.C. – 399 a.C.): expõe seu ponto de vista sobre a Administração como uma habilidade pessoal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Antecedentes Históricos Influência dos Filósofos: – Sócrates(470a.C. – 399 a.C.): expõe seu ponto de vista sobre a Administração como uma habilidade pessoal."— Transcrição da apresentação:

1 Antecedentes Históricos Influência dos Filósofos: – Sócrates(470a.C. – 399 a.C.): expõe seu ponto de vista sobre a Administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. – Platão(429a.C – 347a.C.): Em sua obra ‘A República’ expõe a forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos.

2 Antecedentes Históricos – Aristóteles(384a.C. – 322a.C.): No livro ‘Política’ distingue as formas de administração pública: Monarquia ou governo de um só (que pode virar TIRANIA); Aristocracia ou governo da elite (que pode virar oligarquia); Democracia ou governo do povo (que pode virar anarquia).

3 Antecedentes Históricos – Francis Bacon( ): se preocupou em separar o que é essencial do que é acidental ou acessório. – René Descartes( ): No livro ‘O Discurso do método’ descreve seu método Cartesiano: Princípio da Dúvida sistemática ou da Evidência;Dúvida sistemática ou da Evidência Princípio da Análise ou de Decomposição; Princípio da Síntese ou da Composição; Princípio da Enumeração ou da Verificação.

4 Antecedentes Históricos Influência da Organização da Igreja Católica: – Unidade de propósitos e Objetivos; – Estruturou sua organização com uma hierarquia de autoridade, um estado-maior e a coordenação funcional para assegurar integração. – Organização simples e eficiente que pode ser operada mundialmente por uma pessoa.

5 Antecedentes Históricos Influência da Organização Militar: – Organização Linear tem origem na organização militar; – Princípio da Unidade de comando; – Hierarquia: escala de níveis de comando de acordo com o grau de autoridade; – Delegação de autoridade; – Centralização de comando e descentralização de execução

6 Antecedentes Históricos-t1 – Estado-maior (staff) para assessorar as posições de comando(linha) – organização linha-staff; – Princípio de Direção; – Carl Von Clausewitz( ): considerava a disciplina um requisito fundamental para a organização. A organização requer planejamento, todas as decisões devem ser científicas e não intuitivas.

7 Antecedentes Históricos Influência da Revolução Industrial: – Com a invenção da máquina a vapor e sua aplicação na produção, houve uma grande modificação nas estruturas social e comercial da época. – Em um século as mudanças foram maiores do que em todo milênio, a isso chamamos de revolução industrial.

8 Antecedentes Históricos – 1780 a 1860: 1ª Revolução industrial ou revolução do carvão e do ferro; – 1860 a 1914: 2ª Revolução industrial ou do aço e da eletricidade

9 Antecedentes Históricos – 1ª Revolução Industrial: 1ª Fase: Mecanização da indústria e da agricultura com o aparecimento da máquina de fiar, do tear hidráulico, do tear mecânico e do descaroçador de algodão pela substituição da força de trabalho; 2ª Fase: Aplicação da força motriz à indústria. As máquinas a vapor transformam as antigas oficinas em fábricas; 3ª Fase: Desenvolvimento do sistema fabril. O artesão e sua pequena oficina cedem lugar ao operário e fábricas baseadas na divisão do trabalho;

10 Antecedentes Históricos 4ª Fase: Espetacular crescimento dos transportes e das comunicações. Surgem a navegação a vapor, a locomotiva a vapor, telégrafo elétrico, selo postal e o telefone impelem o forte desenvolvimento econômico, social, tecnológico e industrial.

11 Antecedentes Históricos – 2ª Revolução Industrial: começa por volta de 1860, provocada por três acontecimentos: Novo processo de fabricação do aço (1856); O aperfeiçoamento do dínamo (1873); A invenção do motor de combustão interna (1873)

12 Antecedentes Históricos –t2 Características da 2ª Revolução Industrial: – Substituição do ferro pelo aço na industria; – Substituição do vapor pela eletricidade e derivados de petróleo como fontes de energia; – Desenvolvimento da maquinaria automática e da especialização do trabalhador; – Crescente domínio da indústria pela ciência;

13 Antecedentes Históricos – Transformações radicais nos transportes e comunicações: vias férreas são ampliadas, em 1880 Daimler e Benz constroem automóveis artesanais na Alemanha, Dunlop aperfeiçoa pneumáticos em 1888, Henry Ford inicia a produção do modelo “T” em 1908, Santos Dumont faz a primeira experiência com o avião em 1906;

14 Antecedentes Históricos – Desenvolvimento de novas formas de organização capitalista. Saída dos sócios solidários para dar lugar ao capitalismo financeiro, com as seguintes características: Dominação da indústria por instituições financeiras; Formação de acumulações de capital por trustes e fusões de empresas; Separação entre a propriedade particular e a direção das empresas; Aparecimento das holding companies.

15 Antecedentes Históricos – Expansão da industrialização até a Europa Central e Oriental e Extremo Oriente.

16 Antecedentes Históricos Houve súbita modificação da situação provocada por dois aspectos: – Transferência da habilidade do artesão para a máquina; – Substituição da força animal ou do músculo humano pela maior potência da máquina a vapor ou pelo motor.

17 Antecedentes Históricos A organização e a empresa moderna nasceram com a Revolução Industrial graças a fatores como: – Ruptura das estruturas corporativas da Idade Média; – Avanço tecnológico, graças a aplicação dos progressos científicos a produção, com a descoberta de novas formas de energia e ampliação dos mercados;

18 Antecedentes Históricos – Substituição do tipo artesanal por um tipo industrial de produção.

19 Antecedentes Históricos Influência dos Economistas Liberais: – Surge o Liberalismo com a revolução francesa: a vida econômica deve afastar-se da influência estatal. – A livre concorrência é o postulado principal do liberalismo econômico.concorrência – Adam Smith( ): Os mercados em que vigora a competição funcionam espontaneamente, de modo a garantir a alocação dos recursos e da produção sem que haja excesso de lucros.

20 Antecedentes Históricos – Para Smith o único papel do Estado é a intervenção na economia quando o mercado deixa de funcionar em condições satisfatórias, ou seja, quando não ocorre livre concorrência. – O novo capitalismo se inicia com a produção em larga escala de grandes concentrações de maquinaria e mão-de-obra criando situações problemáticas de organização de trabalho, de concorrência econômica, de padrão de vida, etc.

21 Antecedentes Históricos – No início do séc. XX, o socialismo e o sindicalismo passam a obrigar o capitalismo a enveredar pelo caminho do aperfeiçoamento dos fatores de produção e sua adequada remuneração. – Quanto maior a pressão exercida pelas exigências proletárias menos graves as injustiças.

22 Antecedentes Históricos Influência dos Pioneiros e Empreendedores: – Com o aparecimento das grandes indústrias e acumuladores de capital é que temos a necessidade de criarmos as teorias administrativas pela falta de experiências dos grandes empreendedores.

23 Antecedentes Históricos – Em 1865, John D. Rockefeller funda a Standard Oil; – Em 1890 Carnegie funda o truste de aço que ultrapassa a produção de toda Inglaterra; – Na mesma época, Swift e Armour formam o truste das conservas; e Guggenheim o truste de cobre. – Os empresários preferiam ampliar a produção do que organizar uma rede de distribuição e vendas.

24 Antecedentes Históricos – Começa a grande onda de fusões de indústrias, onde procurou se controlar as empresas de distribuição, concorrentes e fornecedores, onde os grandes capitães da indústria não tinham mais condições de sistematizar seus negócios com eficiência. Surge o cenário ideal para o aparecimento da teoria administrativa. – O primeiro laboratório de pesquisas surgiu com a síntese da aspirina – a primeira droga sintética – realizada por Adolf Von Bayer em Este sucesso mundial convenceu a indústria química do valor da pesquisa e da tecnologia.

25 Antecedentes Históricos – Grandes corporações sucumbiram financeiramente, pois administrar não era simplesmente uma questão de habilidade pessoal; – Estava chegando a era da competição e da concorrência como decorrência dos seguintes fatores:competiçãoeda Desenvolvimento tecnológico e disseminação do conhecimento;

26 Antecedentes Históricos Livre Comércio; Mudança dos mercados vendedores para mercados compradores; Aumento da capacidade de investimento de capital e elevação dos níveis de ponto de equilíbrio; Rapidez do ritmo de mudança tecnológica, que torna obsoleto um produto ou reduz os custos de produção; Crescimento dos negócios e das empresas.


Carregar ppt "Antecedentes Históricos Influência dos Filósofos: – Sócrates(470a.C. – 399 a.C.): expõe seu ponto de vista sobre a Administração como uma habilidade pessoal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google