A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Frentes de Atuação Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação  Comissão de Sustentabilidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável  Programa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Frentes de Atuação Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação  Comissão de Sustentabilidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável  Programa."— Transcrição da apresentação:

1 Frentes de Atuação Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação  Comissão de Sustentabilidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável  Programa USP Recicla ICMC-USP  Museu da Fauna e da Flora  Brigada de Arboristas do ICMC USP  Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) Aline Zamoro Martinez Ana Oneide Martins de Araújo Sáles Cássio Henrique Jorge Rosana Vieira O Programa ICMC-USP de Gestão Socioambiental foi desenvolvido com o objetivo de integrar as ações socioambientais do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação ICMC-USP e alinhá-las às iniciativas da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP.

2 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Algumas propostas a curto prazo (até 1 ano): Tornar institucional a comunicação apenas por nos casos de atas e convocações; Torneiras com sensor para reduzir o desperdício. SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MISSÃO: Otimizar a utilização dos recursos no âmbito do ICMC de modo a promover o desperdício zero em busca da conscientização e da sustentabilidade ambiental. Atividades propostas já em andamento: Caixas USP Recicla disponíveis em salas de aula, laboratórios e área administrativa; Palestra com Patrícia Silva Leme, a Pazu, educadora do USP Recicla sobre melhoria da sustentabilidade no ICMC, realizada no dia 04/12 em parceria com a USP Recicla; Substituição do copo descartável por xícaras/canecas de vidro nas salas e na área de lazer; Utilização, quando possível de copos de vidro em vez dos descartáveis em eventos; Adesivos de conscientização sobre apagar as luzes ao sair de salas/sanitários e uso do papel toalha nos banheiros. Algumas propostas para os próximos 5 anos: Secador térmico para as mãos para reduzir o uso de papel toalha. Algumas propostas até 2021: Sistema para aproveitamento da água da chuva; Instalação de sistema de captação da energia solar.

3 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação BRIGADA DE ARBORISTAS DA USP NO ICMC Uma iniciativa do ICMC, com apoio da Superintendência de Gestão Ambiental e da Reitoria, a Brigada de Arboristas é um empreendimento pioneiro para promover a segurança das pessoas e árvores da USP. Inspirada nas Brigadas de Incêndio, composta por membros da comunidade, a Brigada de Arboristas, pioneira no gênero, tem como objetivo promover a segurança no convívio entre pessoas e as árvores. Para isso, recebeu treinamento profissional especializado para capacitação em identificar riscos e propor ações mitigadoras. Atuação Atualmente, a Brigada atua realizando inspeção visual em excursões de campo, e produz relatórios de vistoria relatando situações de risco e sugerindo providências para sua eliminação. A Brigada também trabalha no inventário detalhado das árvores dos campi. Resultados Vistorias detectaram não apenas condições de risco já instaladas, mas também indícios de manejo inadequado, potenciais geradores de riscos no futuro. A Brigada também trabalha no inventário detalhado das árvores dos campi. Metas Desenvolver um sistema informatizado para gestão da flora arbórea, incluindo georreferenciamento, histórico de vistorias, e acompanhamento de manejo. Aperfeiçoar a capacitação da Brigada para atuar no planejamento do plantio e fiscalização do manejo. Propor aos órgãos gestores uma política de reposição de árvores comprometidas ou em declínio, motivada pelo respeito à importância ecológica e paisagística da flora arbórea dos campi.

4 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação MUSEU DA FAUNA E FLORA O projeto Museu da Fauna e Flora do ICMC foi concebido com apoio da SGA com vistas a pesquisar e reunir informações sobre o conjunto da fauna e da flora da região onde se encontra o Instituto. Objetivos: - promover a difusão de informações sobre a fauna e a flora do ICMC, - promover a conscientização da comunidade a respeito da necessidade de preservação dos recursos ambientais do campus e da região, - associar as áreas de ensino e pesquisa da unidade às questões ambientais. Em sua estruturação, o Museu da Fauna e Flora prevê: - catalogação das espécies da região do ICMC; - um museu virtual a ser disponibilizado em um portal web; - a possibilidade de replicação às demais unidades da USP; - a complementação de ações institucionais da SGA; - um alinhamento com as áreas operacionais para a gestão dos serviços realizados na manutenção das áreas verdes; Em relação à fauna: - a identificação das espécies e de seus hábitos; - o manejo das condições de vivência e mitigação de riscos às espécies; - a identificação de eventuais riscos à comunidade do ICMC; - a colaboração na definição das árvores que mais atraem pássaros.

5 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação PROGRAMA USP RECICLA Comissão: Prof. Dr. José Francisco Monaco (Coordenador) Ana Paula Sampaio Fregona Irene Lucinda Marcela Machado Maia Introdução ✓ O “USP Recicla” é um programa permanente da USP, desenvolvido por suas unidades e órgãos em parceria com a Superintendência de Gestão Ambiental. ✓ Campus São Carlos: início: 1995 ✓ Comissões locais nas unidades: início: 2004 ✓ Diferencial: atua de forma educativa (educação ambiental crítica) indivíduo como agente de transformação da realidade ambiental. Contribuir para a construção de sociedades sustentáveis com ações voltadas à : minimização de resíduos, conservação do meio ambiente, melhoria da qualidade de vida; formação de recursos humanos comprometidos com tais objetivos. Ações desenvolvidas no ICMC ✓ Palestra e distribuição de canecas duráveis aos calouros; ✓ Capacitação de servidores e funcionários terceirizados da equipe de limpeza; ✓ Coleta seletiva e descarte adequado de outros tipos de resíduos. Missão Perspectiva de novas ações ✓ Compilação e divulgação de estatísticas de resíduos para sensibilizar a comunidade; ✓ Realização de diagnóstico do lixo e avaliação do funcionamento da coleta seletiva; ✓ Promoção de atividades teóricas e práticas sobre a temática sustentabilidade a comunidade do ICMC.

6 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES (CIPA) Constituída segundo Norma Reguladora NR-5 Formada por 8 funcionários: ▪ Indicados pelo empregador ▪ Eleitos pelos empregados Objetivos: Tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Integrantes Gestão 2013/2014 do ICMC: Representantes do Empregador: Cristiano Lancelotti (Presidente) - Silvana Maria Wick Pedro - Roberto Fernandes Barros - Glauciema Brehmer Machado Representantes dos Empregados: Renata Cristina Bertoldi (Secretária) - Victor Graciano de Paiva - Pedro Aparecido Tavares Costa - Igor Vitório Custódio Ações 2013/2014 Formação da Brigada Voluntária de Emergência Composta por três tipos de brigadistas: ➢ Abandono: responsável por orientar o público na evacuação do ambiente ➢ Socorrista: responsável pelos primeiros socorros do público em incidentes ➢ Combate: responsável pelo combate ao princípio de incêndio e na orientação das equipes de bombeiros 1º Treinamento da Brigada de Emergência foi realizado em Novembro de 2013 pelo SESMT do campus de São Carlos com a participação de 26 voluntários, entre funcionários, docentes e alunos. Proposta do novo layout do Mapa de Risco Adotar um sistema de Mapa de Risco Dinâmico, com acesso através de um Website e que permita a comunidade consultar as informações mais atualizadas possíveis.


Carregar ppt "Frentes de Atuação Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação  Comissão de Sustentabilidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável  Programa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google