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Gerenciamento de Datacenter com foco na experiência do usuário.

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Apresentação em tema: "Gerenciamento de Datacenter com foco na experiência do usuário."— Transcrição da apresentação:

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2 Gerenciamento de Datacenter com foco na experiência do usuário

3 “Mais uma reunião para encontrar a causa de um problema” “Não se sabe o quanto os serviços estão sob risco?” “Enxurrada de alarmes e tickets do service desk.” “Tempo valioso gasto em busca das causas dos problemas” Desafios da área de TI Isso é familiar?

4 80% 82% 54% Fonte: Jim Frey, vice presidente de pesquisa, Enterprise Management Associates Das áreas de TI recorrem a reuniões conjuntas (salas de crise) para diagnosticar problemas referentes a desempenho dos serviços Dos recursos de TI são para encontrar e resolver problemas. Dos problemas nos serviços são detectados primeiro pelos usuários As consequências da abordagem tradicional na operação da TI

5 Informações reunidas de diversas fontes de monitoramento para visualizar, analisar e garantir a qualidade dos serviços entregues aos usuários. A área de operações de TI evolue do monitoramento de tecnologia para o monitoramento do serviço do negócio. Gerenciamento de Serviços de TI uma abordagem inovadora e moderna

6 Visão única de serviços de TI Visão fim-a-fim para os quatro públicos GESTORES APLICAÇÕES OPERAÇÕES INFRAESTRUTURA

7 GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI INCIDENTES DESEMPENHO APLICAÇÕES FALHAS Gerenciamento de Serviços de TI visão unificada para levar à colaboração através das disciplinas

8 Caso de Sucesso

9 PRODEB Missão | Prover soluções com Tecnologias de Informação e Comunicação para a gestão governamental e o pleno exercício da cidadania. Foco de atuação em atender às expectativas de agilidade, flexibilidade e universalização através da atuação como integradora de produtos e serviços de TIC.

10 PRODEB Quantidade de funcionários: 700Quantidade de clientes: 100Quantidade de aplicações críticas: 10Quantidade de links: 3.000Quantidade de servidores: 900Quantidade de sites web: 800

11 FIPLAN Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças Utilizado por todo o Estado Gestores: Sefaz e Seplan Desenvolvimento, suporte, hospedagem, treinamento: Prodeb Desenvolvido pela Cepromat. Customizado pela Prodeb. Equipe de 120 desenvolvedores.

12 Principais desafios Dificuldades na identificação de problemas e gargalos nos sistemas podendo levar horas para chegar à real causa de um problema. Carência de uma visão de gestão de alto nível com a saúde dos serviços em tempo real.

13 Principais desafios Relacionamento entre infra, aplicação e experiência do usuário: - 20 servidores de aplicação - 2 servidores de relatórios - 2 servidores de LDAP - Banco de dados - Transações da aplicação - Experiência do usuário

14 Projeto Gerenciamento de Serviços 2010 Processo de mudanças 2011 Processos de incidentes, problemas e configuração 2013 Processos de capacidade, monitoramento, catálogo de serviços e requisições 2013 Gerenciamento de Infraestrutura 2013 Gerenciamento de Desempenho de Aplicações 2013 Gerenciamento de Fluxos TCP/IP 2014 Gerenciamento de Serviços de TI

15 Monitoramento da infraestrutura de TI Mapeamento de processos baseados no ITIL Monitoramento do desempenho das aplicações Gerenciamento de serviços de TI Fases Atributos Aplicação Serviço Falhas (CA Spectrum) Desempenho (eHealth) Fluxos TCP/IP (NFA) Monitoramento de toda a infraestrutura Evolução Visão completa e integrada de serviços críticos (SOI): aplicações infraestrutura Priorização de escalonamentos e ações baseados em serviços Integração de TI e negócios com a mesma visão Transparência através da organização Infraestrutrua Processos Implementação dos processos de mudanças, incidentes, problemas, configuração, capacidade, catãlogo e requisições Implementação do CA Application Performance Management (APM) Experiência dos usuários Comportamento das transações Componentes das aplicações Case Prodeb Transformação para uma visão orientada a serviços

16 Case Prodeb Arquitetura Gerenciamento de Infraestrutura Gerenciamento de Serviços de TI Gerenciamento de Performance de Aplicações OMDB

17 Visão de Serviços FIPLAN

18 Transações Serviços Virtualização LAN/WAN Transmissão JVM’s Serviço FIPLAN Banco de Dados Visão de Serviços FIPLAN

19 Transações JVM’s Visão de Serviços Aplicação

20 Camada Web Visão de Serviços Expandindo a visão de serviço

21 Alarmes que estão gerando o maior impacto no serviço Linha apontando o Root Cause Visão de Serviços Fim a Fim e Root Cause

22 Exibindo os detalhes do alerta para análise Visão de Serviços Detalhes de Alerta

23 Alarme correlacionado ao incidente, indicando lentidão no tempo de resposta da transação Incidente na experiência do usuário Visão de Serviços Alerta nas transações de negócio

24 Alarme correlacionado ao uso de memória da JVM Incidente no servidor de aplicação (JVM) Visão de Serviços Alerta no servidor de aplicação

25 Visão de Serviços Incidente na experiência dos usuários

26 Lista de usuários afetados no incidente Lista dos grupos de usuários e a quantidade de usuários contida em cada grupo

27 Visão de Serviços Mobile

28 Projeto Gerenciamento de Serviços PRODEB Benefício: A companhia passou a ter um raio-x em tempo real de seus serviços, conseguindo ter uma visão fim a fim, incluindo aplicação e infraestrutura.

29 Um pouco sobre a Vectra 20 anos no mercado de TI; Especializada em gestão de serviços de TI; Larga experiência em gestão de redes governamentais e privadas – infovias e datacenters; Preocupação contínua com a qualidade na prestação dos serviços.

30 CA 35+ $4.6 ANOS GERENCIANDO AMBIENTES COMPLEXOS DE TI BILHÕES ANUAIS DE RECEITA E LUCRO SÓLIDO INVESTIMENTO ANUAL DE MAIS DE $600 MILHÕES EM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE EXPERIÊNCIA EM CLIENTES PÚBLICOS NO BRASIL

31 Obrigado Daniel Gomes – Fábio Sant’anna – Carlos Eduardo –


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