A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Origens da Cidade Moderna Tony Garnier Ebenezer Howard Arturo Soria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Origens da Cidade Moderna Tony Garnier Ebenezer Howard Arturo Soria."— Transcrição da apresentação:

1 Origens da Cidade Moderna Tony Garnier Ebenezer Howard Arturo Soria

2 Origens da Cidade Moderna A disciplina de urbanismo formou-se nos séculos XIX e XX, como uma ciência resultante da convergência entre diversas disciplinas, como sociologia, economia, arquitetura. Nasceu da necessidade de se enfrentar os problemas que a Revolução Industrial gerou nas grandes cidades. A história do urbanismo sempre foi uma história de conflito entre uma ciência voltada para os interesses da comunidade e os interesses e privilégios privados.

3 A Cidade Industrial Tony Garnier

4 Cidade Industrial projeto Origens da Cidade Moderna Tony GARNIER O projeto para uma cidade industrial é apresentado pela primeira vez em 1904, e demonstra a crença de Tony Garnier no fato de que as grandes cidades do futuro teriam que se basear na indústria. Projetada para habitantes, a cidade industrial antecipava alguns princípios da Carta de Atenas do CIAM de A proposta era, sobretudo de uma cidade socialista sem muros ou propriedade privada, onde todas as áreas não construídas eram parques públicos.

5 Cidade Industrial projeto Origens da Cidade Moderna Tony GARNIER “A fábrica principal está situada na planície, na confluência de uma torrente com o rio. Uma estrada de ferro de grande comunicação passa entre a fábrica e a cidade, que está numa posição um pouco mais elevada, num altiplano. (...) Cada um destes elementos (fábrica, cidade, instalações sanitárias) está isolado de modo a permitir uma futura ampliação em caso de necessidade; isto permitiu que se desenvolvesse o estudo a partir de um ponto de vista mais geral.”

6 Cidade Industrial projeto Origens da Cidade Moderna Tony GARNIER

7 Cidade Industrial projeto Origens da Cidade Moderna Tony GARNIER

8 Cidade Industrial projeto Origens da Cidade Moderna Tony GARNIER

9 Cidade Industrial projeto Origens da Cidade Moderna Tony GARNIER

10 Cidade Industrial projeto Origens da Cidade Moderna Tony GARNIER

11 A Cidade-Jardim Ebenezer Howard

12 E. Howard Origens da Cidade Moderna Cidades-Jardim A proposta das cidades-jardim parte do problema da propriedade privada. Para Howard, ao se eliminar a especulação privada, os edifícios das grandes cidade poderiam dar lugar a espaços verdes, e a ausência de incentivos para o crescimento ilimitado das cidades possibilitaria que se estabelecesse as dimensões da cidade oportunamente, de modo que o campo pudesse ser atingido por um simples passeio. Assim conseguiria unir os benefícios das cidades com os benefícios do campo.

13 E. Howard Origens da Cidade Moderna Cidades-Jardim

14 E. Howard Origens da Cidade Moderna Cidades-JardimPara Howard a cidade-jardim deve ser auto-suficiente e deve obter um equilíbrio entre indústria e agricultura. Propõe que 1/6 do terreno seja ocupado por moradias e indústrias e o resto seja destinado à agricultura, localizando em torno do núcleo urbano, um cinturão verde de fazendas.

15 Letchworth Inglaterra Origens da Cidade Moderna E. HOWARD Projetada para habitantes.

16 Letchworth Inglaterra Origens da Cidade Moderna E. HOWARD

17 Letchworth Inglaterra Origens da Cidade Moderna E. HOWARD

18 Letchworth Inglaterra Origens da Cidade Moderna E. HOWARD

19 Welwyn Inglaterra Origens da Cidade Moderna E. HOWARD Projetada para habitantes.

20 Welwyn Inglaterra Origens da Cidade Moderna E. HOWARD

21 Welwyn Inglaterra Origens da Cidade Moderna E. HOWARD

22 Welwyn Inglaterra Origens da Cidade Moderna E. HOWARD

23 Welwyn Inglaterra Origens da Cidade Moderna E. HOWARD

24 Welwyn Inglaterra Origens da Cidade Moderna E. HOWARD

25 A Cidade Linear Arturo Soria y Mata

26 Arturo Soria 1882 Origens da Cidade Moderna Cidade Linear A Cidade Linear parte do problema do congestionamento das grandes cidades tradicionais que se desenvolvem concentrica- mente em torno de um núcleo. Soria propõe uma alternativa radical: uma faixa de largura limitada, percorrida por uma ou mais ferrovias ao longo de seu eixo, que pode ter comprimento indefinido. Propõe uma cidade extensível, feita de pequenas casas isoladas, cada uma com sua horta e seu jardim.

27 Arturo Soria 1882 Origens da Cidade Moderna Cidade Linear “ (...) o tipo de cidade quase perfeita será aquela que se estende ao longo de uma única via, com uma largura de 500 metros, e que se estenderá, se necessário de Cádiz a São Petersburgo, de Pequim a Bruxelas.”

28 Cidade Linear Espanha – aprox.1890 Origens da Cidade Moderna Arturo SORIA

29 Cidade Linear Espanha – aprox.1890 Origens da Cidade Moderna Arturo SORIA

30 Cidade Linear Espanha – aprox.1890 Origens da Cidade Moderna Arturo SORIA


Carregar ppt "Origens da Cidade Moderna Tony Garnier Ebenezer Howard Arturo Soria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google