A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTÓRIA Fundamentos da História Prof.: Ítalo Gomes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTÓRIA Fundamentos da História Prof.: Ítalo Gomes."— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRIA Fundamentos da História Prof.: Ítalo Gomes

2 PENSE NISSO O que poderia esta dentro dele?; Quem os teria guardado?; Quais seriam suas intenções?; Há quanto estariam ai? Que histórias poderiam ser contadas a partir desses objetos?

3 PENSE NISSO Em sua casa existe algum lugar onde são guardadas coisas antigas? Por que esses objetos são guardados? A quem eles pertenceram?

4 PARA QUE ESTUDAR HISTÓRIA!?  Estudar História não se resume a decorar datas e nomes. Na verdade, isso é só uma pequena parte do conhecimento que essa matéria pode oferecer. Mais importante do que saber quando foi o descobrimento do Brasil, é conseguir relacionar os fatos e perceber que as transformações de uma sociedade não são naturais ou espontâneas, mas determinadas por uma série de fatores anteriores.  Sempre que tentamos entender por que alguma coisa aconteceu, seja a Inconfidência Mineira ou uma nota baixa na escola, estamos empregando o pensamento histórico, isto é, a busca pelos fatores que originaram esses acontecimentos. "A história não é o estudo do passado pelo passado, é necessário ir ao passado para a compreensão de todos os questionamentos do tempo presente", explica o historiador Tiago Menta.  Enquanto algumas lições precisam ser aprendidas na pele, existem outras que podemos dispensar a experiência, como a resolução de conflitos por meio de guerras. "Sem a História toda a humanidade desconhece seus êxitos, fracassos, conquistas e está sujeita a cometer um mesmo equívoco novamente", ressalta o professor da disciplina Marcus Vinícius Leite.  Esse raciocínio capaz de entender o que existe por trás dos fatos, explicam os professores, forma também um cidadão melhor. "Não é possível conciliar cidadania com ausência de conhecimentos históricos, noções de tempo-espaço, noções de fenômenos processuais (a história como processo humano, social, cultural e político)", explica Tiago Menta. E esse conhecimento é constantemente exigido pela sociedade, seja no momento de votar ou de posicionar-se diante de algum conflito social, como o racismo.

5 COMO ESTUDAR HISTÓRIA!? 1- Situe o fato no tempo e espaço: Saber quando e onde ocorreu determinado fato histórico é condição elementar para saber história. a) Fato Histórico: Primeira Guerra Mundial. 2- Analise o contexto histórico: contexto histórico é o conjunto de acontecimentos que cerca o fato em questão. É o ponto mais importante do roteiro, pois mostra que não existem fatos isolados. A noção do contexto histórico rompe com a decoreba de conteúdos. b) Espaço e Tempo: Europa, de 1914 a c) Contexto Histórico: Imperialismo, Política de Alianças, Paz Armada. 3- Conheça os antecedentes: antecedentes são as causas de determinado fato histórico, e estão interligados ao contexto histórico. As causas permitem entender os motivos que levaram ao fato. d) Causas: Disputa de mercados imperialistas, Divergências político-econômicas, Revanchismos, Nacionalismo. 4- Compreenda o fato: isto é, entenda o evento propriamente dito, através de suas características e seu significado histórico. e) Evento: A guerra, O início, Blocos militares em conflito, Etapas, O término. 5- Perceba os seus desdobramentos: desdobramentos são as consequências do fato estudado. Conhecer as consequências permite estabeleceremos um gancho para analisar o próximo fato histórico. f) Consequências: Tratado de Versalhes, Fim da hegemonia europeia, Surgimento de novas nações, EUA como potência mundial, Criação da Liga das Nações, Revanchismo alemão, Fortalecimento do nazi-fascismo.

6 CONCEITO DE HISTÓRIA  História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo.  A História analisa os processos históricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado período histórico, cultura ou civilização e seus processos de rupturas e continuidades. Praça do Ferreira

7 FONTES HISTÓRICAS Considera-se fonte histórica tudo que permite reconstituir os acontecimentos e formas de vida do passado. As fontes podem ser Escritas e Não-escritas ou materiais e imateriais.

8 LIMITES DO SABER HISTÓRICO  Estudar história é uma maneira de adquirir consciência sobre a trajetória humana, possibilitando-nos refletir sobre o que fomos, o que somos e o que queremos ser.  Por Quê?; Como?; Onde? Quando? Quem? absolutas definitivas  As conclusões nunca podem consideradas verdades absolutas e definitivas.  Não precisam ser validadas por todos os Historiadores.  O Historiador envolve-se com o real, de acordo com a sua interpretação e as práticas sociais consideradas.

9 Limites do Saber Histórico: ANACRONISMO  O anacronismo ou anticronismo consiste basicamente em utilizar os conceitos e ideias de uma época para analisar os fatos de outro tempo.  Em outras palavras, o anacronismo é uma forma equivocada onde tentamos avaliar um determinado tempo histórico à luz de valores que não pertencem a esse mesmo tempo histórico.

10 TEMPO CRONOLÓGICO O tempo não para! Quantas vezes você já ouviu esta frase? Para organizar melhor o tempo os seres humanos criaram ao longo dos tempos diversas unidades de medida do tempo, tais como a hora, dia, mês, ano e o século. O tempo é um dado fundamental no trabalho do historiador. Seguindo esta lógica de raciocínio, podemos citar como exemplos, os diversos tipos de calendários. Calendário Judaico (Hebreus); Calendário Cristão (Nascimento de Cristo); Calendário Islâmico (Maomé); Calendário Maia.

11 COMO CONTAR OS SÉCULOS Cada civilização escolheu um MARCO HISTÓRICO para contar seu tempo. Nós usamos o nascimento de Cristo. Por isso: A forma como medimos o tempo, usando o relógio, é uma construção histórica.

12 Contagem dos Séculos depois de Cristo (d.C) Século I = anos 1 a 100 Século II = anos 101 a 200 Século III = anos 201 a 300 Século IV = anos 301 a 400 Século V = anos 401 a 500 Século VI = anos 501 a 600 Século VII = anos 601 a 700 Século VIII= anos 701 a 800 Século IX = anos 801 a 900 Século X = anos 901 a 1000 COMO CONTAR OS SÉCULOS

13 Uma "fórmula" que você pode usar é cortar os últimos dois números do ano, como em > 19. E somar mais um = Século XX =18 XVIII 20 a.C. 0+1=1 Ia.C =4 IV 4 a.C. 0+1=1 I a.C. A única exceção é quando os últimos dois números são 00, aí você não soma mais um! Pois é o último ano de um século. Ex: 1900 é no século é no século 20.

14 TEMPO HISTÓRICO

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25 Como estudar história: – – Introdução ao estudo da História Para que estudar história? LINKS HISTÓRICOS

26 BONS ESTUDOS!


Carregar ppt "HISTÓRIA Fundamentos da História Prof.: Ítalo Gomes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google