A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Acervos digitais. Humberto Celeste Innarelli Profissional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Arquivo Edgard Leuenroth do Instituto de Filosofia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Acervos digitais. Humberto Celeste Innarelli Profissional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Arquivo Edgard Leuenroth do Instituto de Filosofia."— Transcrição da apresentação:

1 Acervos digitais

2 Humberto Celeste Innarelli Profissional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Arquivo Edgard Leuenroth do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas AEL/IFCH/UNICAMP AEL/IFCH/UNICAMP Professor Associado da Faculdade de Tecnologia de Americana do Centro Estadual de Educação de Tecnológico Paula Souza FATEC-AM/CEETEPS Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo PPGCI/ECA/USP

3 Você já produziu documentos digitais? Você já gerenciou documentos digitais? Você faz a preservação documentos digitais?

4 Onde são produzidos os documentos digitais? Qual o papel da digitalização? E o documento convencional?

5 O que é o documento nato digital? O que é o documento digitalizado? E o documento híbrido?

6 Quem define as regras dos sistemas informatizados? Os sistemas informatizados geram documentos digitais? Os documentos digitais gerados pelos sistemas devem ser gerenciados?

7 Qual a influência dos arquivistas no desenvolvimento dos sistemas informatizados? Quem faz a gestão dos documentos digitais? Quem pensa na preservação dos documentos digitais?

8 Quais são os elementos básicos do documento digital? Nossos descendentes viverão em um mundo sem memória? Quais são os problemas dos documentos digitais?

9 Você já tentou abrir um documento que está em um disquete de 5 ¼”? E nos cartões perfurados? E em um CD ou DVD que está guardado há 5 anos?

10 Como produzir os documentos digitais? Como fazer a gestão dos documentos digitais? Como preservar os documentos digitais?

11 Os 10 mandamentos da preservação digital 11

12 Quais são os desafios para os profissionais de arquivo? Quem deve gerenciar os documentos digitais? E agora, o que vocês vão fazer?

13 22/11/2011 Reflexão “Se a gestão do documento arquivístico digital continuar sob responsabilidade de profissionais das distintas áreas interessadas no desenvolvimento dos sistemas informatizados e dos profissionais da tecnologia da informação e comunicação, não teremos a preservação dos documentos arquivísticos digitais! O que teremos é um amontoado de informação, as quais, são desestruturadas, adulteradas e perdidas durante cada processos de migração tecnológica!” Innarelli (2010) 13

14 22/11/2011 Reflexão “Temos muito mais a discutir sobre documento digital antes de chegarmos a qualquer fórmula ou resultado, porém, é assustador imaginar que enquanto discutimos, muitos documentos foram e estão sendo perdidos” Innarelli (2003) 14

15 Obrigado... Humberto Celeste


Carregar ppt "Acervos digitais. Humberto Celeste Innarelli Profissional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Arquivo Edgard Leuenroth do Instituto de Filosofia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google