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Administração Origem Definição Ad, administrar para,tendência,

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Apresentação em tema: "Administração Origem Definição Ad, administrar para,tendência,"— Transcrição da apresentação:

1 Administração Origem Definição Ad, administrar para,tendência,
minister, subordinação ou obediência. Definição “Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros”

2 A Administração e o Ambiente Externo
Sistema Social Sistema Político Administração Sistema Tecnológico Sistema Econômico

3 As funções Administrativas
Planejamento Controle Direção Organização

4 Estabelecer objetivos e missão
As funções Administrativas Estabelecer objetivos e missão Examinar as alternativas Determinar as necessidades de recursos Criar estratégias para o alcance dos objetivos

5 As funções Administrativas
Desenhar cargos e tarefas específicas Definir posições de staff Coordenar as atividades de trabalho Estabelecer políticas e procedimentos Definir a alocação de recursos Criar estrutura organizacional

6 As funções Administrativas
Conduzir e motivar os empregados na realização das metas organizacionais Estabelecer comunicação com os trabalhadores Apresentar solução dos conflitos Gerenciar mudanças

7 As funções Administrativas
Medir o desempenho Estabelecer comparação do desempenho com os padrões Tomar as ações necessárias para melhoria do desempenho

8 Quadro de Habilidades Conceituais Humanas Técnicas Níveis Adm. Alta
Direção Nível Intermediário Nível de Supervisão Técnicas Conceituais (Hersey/Blanchard)

9 A b o r d a g e m Clássica da Administração Administração Científica
Ênfase nas Tarefas TAYLOR A b o r d a g e m Abordagem Clássica da Administração Teoria Clássica Ênfase na Estrutura FAYOL

10 Fundador da Administração Científica
Frederick Winslow Taylor Fundador da Administração Científica Operário da Midvale Stell Co. Promovido a Engenheiro 50 patentes de máquinas, ferramentas e processos Publicação do livro Princípios da Administração Científica

11 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
ELEMENTOS DE APLICAÇÃO Estudo de tempo e padrões de produção. Supervisão funcional. Padronização de ferramentas e instrumentos. Planejamento de tarefas e cargos. Sistema de classificação dos produtos e materiais. Sistema de delineamento da rotina de trabalho.

12 Organização Racional do Trabalho (ORT)
Análise do trabalho e estudo dos tempos e métodos. Estudo da fadiga humana. Divisão do trabalho e especialização. Desenho de cargos e tarefas. Incentivos salariais e prêmios de produção. Conceito de “HOMO ECONOMICOS”. Condições ambientais de trabalho. Padronização de método e máquinas. Supervisão funcional.

13 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Seleção Científica do Trabalhador Incentivos Supervisão Cond. Ambientais Estudo de Tempos e Movimentos Determinação do Método de Trabalho Padrão de Produção Máxima Eficiência Lei da Fadiga Maiores Lucros e Salários

14 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
VANTAGENS DA DIVISÃO DO TRABALHO Aumento da eficiência do operário. Admissão de empregados com qualificações mínimas e com salários menores. Redução de custos com treinamento. Redução de erros na fabricação. Facilidade de supervisão.

15 Contribuição de Ford (1863-1947)
Aspectos da produção em massa: Produtos em progressão planejada, ordenada e contínua. Trabalhador recebe o trabalho, não vai buscá-lo. Operação em elementos constituintes. Princípios básicos: Intensificação Economicidade Produtividade

16 CRÍTICAS ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Visão mecânica da administração.
Super especialização do operário. Abordagem Incompleta da Administração. Limitação do Campo de Aplicação. Aplicação exclusiva às organizações formais.

17 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
PRINCÍPIOS Planejamento Preparo. Controle. Execução Exceção.

18 A Teoria Clássica da Administração

19 Henri Fayol (1841, Constantinopla -1925, Paris)
Engenheiro de Minas. Fundador da Teoria Clássica Administration Industrielle et Générale (Paris, 1916)

20 As Seis Funções Básicas das Empresas:
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO As Seis Funções Básicas das Empresas: Funções Técnicas. Funções Comerciais. Funções Financeiras. Funções de Segurança. Funções Contábeis. Funções Administrativas.

21 FUNÇÕES UNIVERSAIS DA ADMINISTRAÇÃO.
Previsão Visualizar o futuro. Traçar programa de ação. Organização Construir o organismo material e social. Comando Dirigir o orientar. Coordenação Harmonizar atos e esforços. Controle Verificar se tudo acontece conforme estabelecido

22 ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO
PARA FAYOL: Administração é um todo. Organização é uma de suas etapas. SIGNIFICADOS DIFERENTES: Organização Entidade Social Função Administrativa

23 TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
PRINCÍPIOS Divisão do Trabalho. Autoridade e Responsabilidade. Disciplina. Unidade de Comando. Unidade de Direção. Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais. Remuneração do Pessoal. Centralização.

24 TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
PRINCÍPIOS Cadeia Escalar. Ordem. Equidade. Estabilidade e duração (num cargo) do pessoal. Iniciativa. Espírito de Equipe.

25 CRÍTICAS TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Abordagem Simplificada da Organização Formal. Ausência de Trabalhos Experimentais. Extremo Racionalismo na Concepção da Administração. Teoria da Máquina. A Abordagem incompleta da organização. A Abordagem de Sistema Fechado.

26 Abordagem Humanística
Análise do trabalho e adaptação do trabalhador ao trabalho : predomina o aspecto produtivo Adaptação do trabalho ao trabalhador : predominam os aspectos sociais e individuais

27 Origem da Teoria das Relações Humanas
Necessidade de se humanizar e democratizar a Administração Desenvolvimento das ciências humanas Idéias de John Dewey, Kurt Lewin e Elton Mayo Conclusões da experiência de Hawthorne

28 Experiência de Hawthorne 1ª Fase
Hawthorne Eletric Company Iluminação e eficiência dos empregados Fadiga Acidentes no trabalho Rotatividade no trabalho ( Turnover ) Fator psicológico sobrepõe ao fator fisiológico Condições psicológicas influenciam os operários

29 Experiência de Hawtorne 2ª Fase
Comparativo entre o grupo de controle e o grupo experimental Mudanças nas condições de trabalho no grupo experimental : Desenvolvimento social do grupo experimental, formação de uma equipe Objetivos comuns Ambiente amistoso

30 Experiência de Hawthorne 3ª Fase
Programa de entrevistas com funcionários Descobrimento de uma Organização Informal Lealdade entre os funcionários da empresa Liderança informal de alguns operários Punições sociais Padrões de produção definidos pelos operários Avaliação das atitudes dos supervisores

31 Experiência de Hawthorne Conclusões
Nível de produção resultante da integração social Comportamento social do empregados Recompensas e sanções sociais Grupos informais Relações humanas Importância do conteúdo do cargo Ênfase nos aspectos emocionais

32 Elton Mayo - Considerações
O trabalho é uma atividade tipicamente grupal O operário não reage como indivíduo isolado A tarefa básica da Administração é formar uma elite capaz de compreender e de se comunicar O ser humano é motivado pela necessidade de ser reconhecido “ homem social”, estar junto Fábrica = nova unidade social

33 Relações Humanas Homem Social Necessidades Humanas Motivação Liderança
Comunicação Organização Informal Dinâmica de Grupo

34 Necessidades Humanas Necessidades fisiológicas : necessidades primárias e pertinentes a todos os animais Necessidades psicológicas : necessidades secundárias, pertinentes aos homens (afeição, aceitação, segurança íntima,participação , etc) Necessidades de auto realização : decorrem da educação e cultura da pessoa, realizar o seu próprio potencial

35 Motivação Homem social e não homo economicus
Recompensas sociais, simbólicas Ciclo Motivacional : Estímulo ou incentivo Equilíbrio Necessidade Satisfação Comportamento ou ação Tensão

36 Liderança Autocrática - Democrática - Liberal
Excelência da Liderança Democrática Padrão de Liderança = características pessoais do Líder + variáveis (forças no administrador, nos subordinados e na situação)

37 Comunicação Troca de informações entre os indivíduos
Participar as pessoas de escalões inferiores na solução dos problemas da empresa Incentivar franqueza e confiança entre indivíduos e grupos na empresa TGA

38 Organização Informal Usos e costumes, tradições, ideais e normas sociais Coesão ou antagonismo Status Colaboração espontânea Oposição à organização formal Padrões de relações e atitudes Transcede a organização formal

39 Teoria da Relações Humanas Críticas
Oposição cerrada à Teoria Clássica Visualização errada dos problemas de Relações Industriais Concepção ingênua e romântica do empregado Limitação do Campo Experimental Parcialidade das conclusões Ênfase nos grupos informais Enfoque manipulativo das Relações Humanas

40 Funções do Administrador
PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DIREÇÃO CONTROLE

41 PLANEJAMENTO 1- Estabelecer Objetivos 2- Desdobramentos dos objetivos:
Políticas, Diretrizes, Metas, Programas, Procedimentos, Métodos, Normas. 3- Abrangência do Planejamento: Estratégico, Tático, Operacional

42 ORGANIZAÇÃO 1- Dividir o trabalho.
2- Agrupar as atividades em uma estrutura lógica. 3- Designar as pessoas para a sua execução. 4- Alocar os recursos 5- Coordenar os esforços Abrangência: Institucional, Departamental, Operacional

43 DIREÇÃO 1- Dirigir os esforços para um propósito comum 2- Comunicar
3- Liderar 4- Motivar Abrangência: Institucional, Departamental, Operacional

44 CONTROLE 1- Definir os padrões de desempenho 2- Monitorar o desempenho
3- Comparar o desempenho com os padrões 4- Tomar a ação corretiva para assegurar os objetivos desejados Abrangência: Institucional, Departamental, Operacional

45 Eficiência Eficácia e

46 Eficiência É uma medida normativa da utilização dos recursos no processo. Eficácia É uma medida normativa do alcance de resultados.

47 Eficiência Eficácia Ênfase nos meios. Ênfase nos resultados.
Fazer corretamente as coisas Fazer as coisas corretas. Resolver problemas. Atingir objetivos. Salvaguardar os recursos. Otimizar a utilização dos recursos. Cumprir tarefas e obrigações. Obter resultados. Manter as máquinas Máquinas disponíveis. Presença nos templos Prática de valores religiosos. Rezar Ganhar o céu. Jogar futebol com arte Ganhar a partida.

48 Alcance dos objetivos pessoais (promoção pessoal, carreira,
prestígio, maior salário) Eficiência Indivíduo Eficácia Alcance dos objetivos organizacionais (produtividade, redução de custos, lucro) Barnard, Chester

49 E F I C Á C I A A l t a B a i x a B a i x a A l t a
O administrador escolhe metas certas para alcançar, mas faz mau uso dos recursos para alcance das metas. Res.: um prod. que o consumidor quer, mas muito caro para que ele compre. O adm. escolhe metas certas para perseguir e faz bom uso dos recursos para alcance das metas. Res.: um produto que o consumidor quer, a uma qualidade e preço que ele pode pagar. B a i x a O administrador escolhe metas erradas para alcançar, e faz mau uso dos recursos. Res.: baixa qualidade de produtos que o consumidor não quer. O administrador escolhe metas inadequadas, mas faz bom uso dos recursos no alcance das metas. Res.: um prod. de alta qualidade, que o consumidor não quer. B a i x a A l t a E F I C I Ê N C I A

50 Não basta ser eficiente; é preciso ser eficaz
Não basta ser eficiente; é preciso ser eficaz. Só se é eficaz, todavia, sendo eficiente, isto é, os resultados só serão alcançados se se trabalhar para isto. Numa visão mais ampla, eficiência significa “fazer certo as coisas”e eficácia, “fazer certo as coisas certas”. Isto porque se pode fazer certo as coisas erradas, o que significaria eficiência, mas não eficácia.

51 Gerenciamento e Liderança

52 Gerente Lider Inovam suas realizações. Desenvolvem pessoas.
Inspiram confiança. Têm perspectiva de longo prazo. Desafiam o status quo. Perguntam o quê e por quê. Centram-se nas pessoas. Administram as atividades. Dão suporte às condições e pessoas. Confiam nos controles. Têm perspectiva de curto prazo. Aceitam o status quo. Perguntam como e quando. Centram-se nos sistemas e estruturas. Gerente Lider

53 O Trabalho Administrativo:
Segundo Peter Drucker 1. Estabelecer objetivos 2. Organizar 3. Comunicar e motivar 4. Medir / avaliar 5. Desenvolver pessoas

54 O Gerente do Futuro Procurar a mudança Observar as realidades externas
Promover um estilo de treinamento Eliminar o medo Criar especialização Ter visão Negociar para resolver problemas Valorizar a diferença Desenvolver a administração participativa Desenvolver o poder das equipes Ser obcecado pela qualidade dirigida ao cliente

55 Pessoas que têm habilidades de liderança e administrativas
Pessoas com habilidades de liderança mas que não são administradores Pessoas com habilidades administrativas mas que não são líderes

56 Liderança Gerencial Classificação: Liderança tentada (forçada)
Ocorre quando um indivíduo qualquer no grupo tenta exercer influência sobre os demais membros do grupo. Liderança de sucesso Ocorre quando a influência traz o comportamento e os resultados que estavam pretendidos pelo líder. Liderança eficaz Ocorre quando a liderança de sucesso resulta em comportamento funcional e no alcance das metas do grupo.

57 Liderança centrada nos subordinados
no chefe Liderança centrada nos subordinados Uso de autoridade pelo gerente (Estilo autocrático) Uso de liberdade para os subordinados (Estilo participativo) O gerente toma a decisão e a anuncia O gerente “vende” a decisão O gerente apresenta as idéias e convida ao questio-namento O gerente apresenta uma tentativa de decisão sujeita a mudança O gerente apresenta um problema, obtém sugestões e toma a decisão O gerente define limites; pede ao grupo para tomar a decisão O ger. permite aos subord. funcio-narem dentro dos limites defendidos pelo superior


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