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Gerenciamento dos Custos do Projeto

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Apresentação em tema: "Gerenciamento dos Custos do Projeto"— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento dos Custos do Projeto
Walisson Ferreira

2 Gerenciamento do Custo
Classificação de custos Custos Diretos vs Indiretos; Custos Fixos vs variáveis; Custo Total = Custo fixo + custo variável; Custo de Transformação = MOD + CIF; Custo de Fabricação = MP + MOD + CIF;

3 Gerenciamento do Custo
Processos envolvidos em estimativas, orçamentos e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento aprovado. Processos: 7.1 – Estimar custos 7.2 – Determinar orçamento 7.3 – Controlar custos

4 Gerenciamento do Custo

5 7.1 Estimar Custos

6 7.1 Estimar Custos Estimar os custos é o processo de desenvolvimento de uma estimativa dos recursos monetários necessários para executar as atividades do projeto. As estimativas são um prognóstico baseado na informação conhecida em um determinado momento. As estimativas de custo são geralmente expressas em unidades de moeda

7 7.1 Estimar Custos As estimativas de custos devem ser refinadas durante o curso do projeto; A precisão da estimativa de um projeto aumentará conforme o mesmo progride no seu ciclo de vida;

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10 Entradas Linha de Base do Escopo Cronograma do Projeto
Produto de 5.3 Criar WBS Cronograma do Projeto Produto de 6.5 Desenvolver Cronograma Plano de Recursos Humanos Reconhecimentos/prêmios, recrutamento Registro dos Riscos

11 Entradas Fatores Ambientais da Empresa
Condições do mercado; Informações comerciais publicadas; Ativos de processos organizacionais Políticas de estimativas; Informações históricas; Lições Aprendidas.

12 Ferramentas e Técnicas
Opinião Especializada; Estimativa Análoga; Estimativa paramétrica; Estimativa bottom-up; Estimativa de três pontos;

13 Ferramentas e Técnicas
Análise de reservas; Custo de Qualidade; Software para estimativas; Análise de Proposta do fornecedor;

14 Saídas Estimativas de custos da atividades
avaliações quantitativas dos prováveis custos necessários para executar o trabalho do projeto; Os custos são estimados para todos os recursos que são aplicados na estimativa dos custos da atividade. Os custos indiretos, se incluídos na estimativa do projeto, podem ser adicionados no nível da atividade ou em níveis mais altos.

15 Saídas Base de Estimativas
A quantidade e tipo de detalhes adicionais que suportam a estimativa dos custos variam por área de aplicação; Os detalhes de suporte para estimativas de custos de atividades podem incluir: documentação das bases para a estimativa (exemplo: como foi desenvolvida); documentação de todas as premissas adotadas; documentação de todas as restrições conhecidas; indicação da faixa das estimativas possíveis (exemplo: R$ (+-10%)); indicação do nível de confiança da estimativa final.

16 7.2 Determinar o Orçamento

17 7.2 Determinar Orçamento Processo de agregação dos custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos autorizada; Essa linha de base inclui todos os orçamentos autorizados, mas exclui as reservas de gerenciamento; Os orçamentos compõem os recursos financeiros autorizados para executar o projeto;

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20 Entradas Estimativas de custos da Atividade Bases de estimativas
Resultado do processo 7.1 – Estimar Custos; Bases de estimativas Linha de Base do Escopo Resultado do processo 5.3 – Criar WBS; Cronograma do Projeto Resultado do processo 6.5 Desenvolver Cronograma

21 Entradas Calendários de recursos Contratos
Ativos de Processos organizacionais

22 Ferramentas e Técnicas
Agregação de custos Estimativas de custos são agregadas; Análise de reservas Reservas de contingências ou gerenciais; Opinião Especializada; Relações Históricas; Reconciliação do limite de Recursos Financeiros

23 Saídas Requisitos dos recursos financeiros do projeto
Linha de base de desempenho de custos Orçamento no Término (ONT) autorizado; Requisitos dos recursos financeiros do projeto Os requisitos dos recursos financeiros totais e periódicos (exemplo: quadrimestralmente, anualmente, entre outros) são derivados a partir da linha de base de custos. Atualizações nos documentos do projeto

24 Controlar Custos

25 Controlar Custos Processo responsável por garantir que o planejamento dos custos assim como as mudanças realizadas durante a execução do projeto que se relacionem com os custos sejam cumpridas.

26 Controlar Custos Controlar os fatores que criam mudanças na linha de base dos custos; Garantir que houve um acordo em relação às mudanças solicitadas; Monitorar as mudanças reais quando e conforme ocorrem; Garantir que os possíveis estouros nos custos não ultrapassam o financiamento autorizado periodicamente e no total para o projeto;

27 Informar as partes interessadas sobre mudanças aprovadas;
Controlar Custos Monitorar o desempenho de custos para detectar e compreender as variações em relação à linha de base dos custos; Registrar exatamente todas as mudanças adequadas em relação à linha de base dos custos; Evitar que mudanças incorretas, inadequadas ou não aprovadas sejam incluídas nos custos relatados ou na utilização de recursos; Informar as partes interessadas sobre mudanças aprovadas; Agir para manter os estouros nos custos esperados dentro dos limites aceitáveis.

28 Possíveis falhas Interpretação errada do trabalho a ser realizado; Omissão na definição de escopo; Cronograma definido com pobreza ou excessivamente otimista; Fracasso na avaliação e na quantificação de riscos; Estrutura analítica do projeto mal definida; Parâmetros de qualidade mal estabelecidos; Fracasso na estimativa de custos indiretos e administrativos do projeto.

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31 Entradas Linha de Base do Desempenho de Custos Plano de Gerenciamento dos Custos Requisitos dos Recursos Financeiros do Projeto Informações sobre o Desempenho do Projeto Ativos de Processos Organizacionais

32 Ferramentas e técnicas
Gerenciamento do Valor Agregado – GVA Integra as medidas de escopo, custos e cronograma para auxiliar a equipe de gerenciamento a avaliar e medir o desempenho e progresso do projeto; Envolve três dimensões Valor Planejado – VP: orçamento autorizado designado para o trabalho a ser executado para uma atividade ou componente da EAP. O total do VP é chamado de Linha de Base de Medição do Desempenho ou também ONT.

33 Ferramentas e técnicas
Gerenciamento do Valor Agregado – GVA; Envolve três dimensões Valor Agregado – VA: valor do trabalho terminado expresso em termos do orçamento aprovado atribuído a esse trabalho para uma atividade ou componente da EAP. Custo Real - CR: custo total incorrido e registrado na execução do trabalho para uma atividade ou para um componente da EAP.

34 Ferramentas e técnicas
Gerenciamento do Valor Agregado – GVA; Variações Variação de prazos: VP = VP – VA; Variação de custos: VC = VA – CR; Índice de Desempenho de Prazos : IDP = VA/VP; Índice de Desempenho de Custos: IDC = VA/CR;

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36 Ferramentas e técnicas
Previsão Envolve a execução de estimativas ou prognósticas de condições e eventos futuros com base nas informações e conhecimento disponíveis no momento da previsão. A Estimativa no Término (ENT) ENT = ONT/IDC Estimativa para Terminar (EPT) EPT = ENT - CR

37 Ferramentas e técnicas
Índice de Desempenho para Término (IDPT) é a projeção calculada do desempenho de custos que deve ser atingido no trabalho restante para alcançar um objetivo de gerenciamento especificado, como o Orçamento no Término (ONT) ou a Estimativa no Término (ENT). IDPT = (ONT – VA) / (ONT – CR) OU IDPT = (ENT – VA) / (ENT – CR)

38 Ferramentas e técnicas
Gerenciamento do Valor Agregado – GVA; Variações Variação de prazos: VP = VP – VA; Variação de custos: VC = VA – CR; Índice de Desempenho de Prazos : IDP = VA/VP; Índice de Desempenho de Custos: IDC = VA/CR;

39 Ferramentas e técnicas
Gerenciamento do Valor Agregado – GVA; Variações Variação de prazos: VP = VP – VA; Variação de custos: VC = VA – CR; Índice de Desempenho de Prazos : IDP = VA/VP; Índice de Desempenho de Custos: IDC = VA/CR;


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