A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O papel do orientador de TCC MSc. Adriana M. Mestriner Felipe de Melo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O papel do orientador de TCC MSc. Adriana M. Mestriner Felipe de Melo."— Transcrição da apresentação:

1 O papel do orientador de TCC MSc. Adriana M. Mestriner Felipe de Melo

2 Orientador... “Compete ao orientador sugerir, propor, orientar e avaliar o trabalho para que atenda aos critérios da pesquisa científica e zele pela correção da língua portuguesa, desde a elaboração do projeto até a apresentação e a defesa do trabalho de conclusão de curso na área específica ou afim”.

3 Orientador... O que fazer?

4 Responsabilidades do orientador a) avaliar a relevância, a originalidade e as condições de execução do tema proposto pelo aluno; b) acompanhar a elaboração da proposta do projeto, bem como as etapas de seu desenvolvimento; c) orientar o aluno, quando necessário, na re-elaboração de projeto de pesquisa e sugerir, se for o caso, indicações bibliográficas e as fontes de dados disponíveis em instituições públicas ou particulares ou da produção de dados oriundos de trabalho de campo; d) atender, individualmente, cada aluno para orientação e avaliação do trabalho de pesquisa com a finalidade de preservar a articulação teórica-prática para a produção de um novo conhecimento; e) freqüentar as reuniões convocadas pelo professor de TCC; f) atender semanalmente seus alunos orientados, em horário previamente fixado; g) participar das defesas de seus orientandos, cujas bancas presidirá; assinar, juntamente com os demais membros das bancas examinadoras, fichas de avaliação de TCC e as atas finais das sessões de defesa; cumprir e fazer cumprir o Regulamento; h) ser responsável pela adequação às Normas do Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos (CEP) ou às Normas do Comitê de Experimentação Animal, quando o tipo de pesquisa assim o fizer necessário.

5 Quem vai ser autor do trabalho?  A responsabilidade pela elaboração do TCC é do aluno, sob orientação do professor da disciplina de TCC e o orientador da pesquisa.  Segundo Art. 13 do Regulamento de TCC “ A responsabilidade pela elaboração do TCC é integralmente do aluno, o que não exime o professor orientador de desempenhar adequadamente, dentro das normas definidas neste regulamento, as atribuições decorrentes de sua atividade de orientação”.

6 O que fazer?  Definir linha de pesquisa ou linha de estudo;  Seguir o regulamento de TCC da Instituição;  Participar das reuniões de TCC;  Manter contato com o professor de TCC do(s) curso(s) em que trabalha;  Documentar conduta do aluno ao professor de TCC e ao Coordenador;  Trocar idéias com outros professores, Comitê de Ética, Coordenador, professor de TCC, e outros;  Estabelecer que tipo de orientador deseja ser... bonzinho, companheiro, do tipo que faz para o aluno, carrasco ou do tipo “não está nem aí”...

7 Orientador... Como fazer?

8  Ter conversa franca com seus orientandos:  combinar limites, prazos, deveres e obrigações, estabelecer regras, deixando claro que o trabalho é do aluno;  explique que se não tiver lido previamente o trabalho, não autorizará a submissão à banca e/ou Cep;  Definir o horário e local de encontro/orientação  (casa, biblioteca, ambiente de trabalho); Orientador... Como fazer?

9  Estimular o aluno a desenvolver o trabalho (puxões de orelhas de vez em quando, estar atento aos prazos estabelecidos previamente pelo curso e/ou professor de TCC);  Antipatia x amizade x Respeito x Compromisso  Aceite do aluno/ pré-projeto / esclarecer pontos positivos e negativos do trabalho parte prática é custeada pelo pesquisador; submissão ao Comitê de Ética da Unigran; consultoria de outras áreas específicas como análise estatística; busca e compra de artigos científicos; Orientador... Como fazer?

10 UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde Farmácia Trabalho de Conclusão de Curso FICHA DE FREQÜÊNCIA E DE ATIVIDADES DO (A) ORIENTANDO (A) TEMA/TÍTULO DO TCC: ____________________________________________________________________________________ ALUNO(A): _______________________________________________________________________________________________ ORIENTADOR (A): _________________________________________________________________________________________ DataResumo da OrientaçãoRubrica do Professor(a) Rubrica do aluno(a) Dourados, _____ de _______________ de ________. __________________________________________ Assinatura do Orientador(a)

11 Projeto : etapa crucial para um o bom andamento do trabalho prático; Perguntas e respostas que tem que ficar claras com a elaboração do projeto(aluno/orientador)  Qual a relevância da pesquisa?  Qual o prazo a ser cumprido?  Quais são os conhecimentos e as habilidades que precisa ter ou adquirir para fazer a pesquisa? Conversar sobre o método que será utilizado  “usaremos o método... (expor o tipo de estudo, o local, a amostra,os procedimentos, as variáveis a serem estudas e o método estatístico)”;  “ainda não temos um método disponível, mas vamos fazer uma revisão sistemática da literatura para determinar o melhor método”; Orientador... Como conduzir o TCC?

12 Conhecer os componentes de um projeto de pesquisa  vamos estudar as normas, métodos e técnicas de redação e execução  vamos verificar com o comitê de ética em pesquisa; Conhecer o prazo a ser cumprido  Datas acertadas na reunião de colegiado, com professor de TCC, datas do Comitê de Ética...  Definir logo no primeiro encontro qual o prazo para entrega final do projeto de pesquisa; Orientador... Como conduzir o TCC?

13 ANEXO I – CRONOGRAMA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO ETAPASATIVIDADESDATA (S) I – Matrícula na Disciplina de TCC – Aprovação do convite de orientação – Entrega do projeto – Apresentação do projeto – Entrega das fichas de acompanhamento II – Entrega do relatório parcial – Apresentação do relatório parcial III – Entrega do TCC para banca – Defesa (apresentação) do TCC IV – Entrega do TCC corrigido e encadernado junto à secretaria.

14 O acadêmico poderá receber advertências se:  Faltar com o respeito e a ética no processo de orientação, em qualquer fase do trabalho (ou outra sugestão: desrespeitar, desacatar ou ofender ética e moralmente, em razão de críticas ao trabalho e/ou reprovação, o orientador, professor, membro de banca, funcionário ou colega de curso).  descumprir as normas e as obrigações que lhe cabem;  ausentar-se das reuniões com o professor orientador e professor de TCC sem justificativa prévia adequada;  desligar-se das atividades de pesquisa sem comunicar por escrito ao orientador e ao professor de TCC;  invadir ou entrar sem ser autorizado formalmente, por meio de carta de consentimento emitida pelo profissional responsável, pelos pacientes ou familiares dos mesmos, em escolas, clínicas, hospitais, academias ou outras instituições desta localidade, ou fora desta região para coletar dados de pesquisa.  Ao repetir duas das quaisquer advertências acima descritas, o acadêmico será desligado das atividades de TCC e considerado reprovado na disciplina.

15  “é um tema interessante”;  “vai fazendo aí, depois a gente vê”;  “iremos descobrir com o andamento da pesquisa”;  “a gente não precisa definir isso (metodologia) agora;  “na hora de escrever a gente vê”.  “a gente sabe fazer e não precisa de projeto”;  Projeto ? “para que isso?”  “escreve aí qualquer coisa para a gente mostrar para o departamento”. Orientador... Como não conduzir o TCC?

16 Orientador... Será que compensa?  Remuneração ?  Compromisso quanto professor ?  Obrigação e falta de outros que orientem ?  Crescimento profissional e pessoal;  Produção científica  Fomentar iniciação científica

17 um bom orientador com um mau aluno é tolerável mas um mau orientador com um mau aluno é uma combinação que não vai funcionar Um bom orientador com um bom aluno é o ideal

18 Como a presença do orientador é uma obrigatoriedade no TCC, deveremos criar meios de possibilitar que esta relação seja a mais proveitosa possível.


Carregar ppt "O papel do orientador de TCC MSc. Adriana M. Mestriner Felipe de Melo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google