A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

P SICOTERAPIA DE GRUPO Cristiele Rodrigues, Elisamar Salbego, Janaina Polon, Weric Cosmo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "P SICOTERAPIA DE GRUPO Cristiele Rodrigues, Elisamar Salbego, Janaina Polon, Weric Cosmo."— Transcrição da apresentação:

1 P SICOTERAPIA DE GRUPO Cristiele Rodrigues, Elisamar Salbego, Janaina Polon, Weric Cosmo.

2 C ONCEITO O ser humano é um ser social, que só existe em função dos inter-relacionamentos grupais porque vive sempre nesta busca dialética entre manter sua identidade individual e a necessidade de uma identidade grupal; O grupo é uma figura central e é um objeto constante de introjeção e projeções; Todo indivíduo é um grupo; Todo grupo pode se comportar como uma individualidade; Grupo é um conjunto de pessoas ; Grupo é diferente de agrupamento.

3 R EQUISITOS QUE CARACTERIZAM UM GRUPO Não é um mero somatório de indivíduos; Integrantes em torno de uma tarefa e de um objetivo comum; Tamanho do grupo; Instituição de um enquadre ( setting) e cumprimento das combinações; Grupo de unidade que se manifesta como totalidade; Preservação das identidades específica de cada indivíduo; Interação afetiva; Existência de duas forças contraditórias: coesão e desintegração; Dinâmica grupal em dois planos: intencionalidade consciente e interferência de fatores inconscientes; Hierárquica distribuição de posições e de papeis; Formação de campo grupal dinâmico;

4 C LASSIFICAÇÃO DOS GRUPOS

5 G RUPOS PSICOTERÁPICOS Corrente psicanalítica: abriga muitas escolas – Freudiana Ortodoxa, teóricos das relações objetais (Klein, Bion e Winnicott), psicologia do ego (Hartmann e Mahler), psicologia do self com Kohut, estruturalista (Lacan); Corrente psicodramática: criado por Moreno da década de 30; Teoria sistêmica: princípio de que os grupos funcionam como um sistema; E corrente cognitivo comportamental: todo individuo é um organismo processador de informações.

6 T EORIA DE DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE Interação biopsicossociais; Pulsões; Ego incipiente; Representações no ego; Evolução e funções do ego; Papel do grupo familiar; Etapas evolutivas; Fixação; Regressão; Compulsão à repetição; Desenvolvimento da sexualidade; Ansiedade; Mecanismo de defesa; Funções da mente (linguagem e comunicação); Aquisição do sentimento de identidade.

7 C AMPO G RUPAL Estrutura que vai alem da soma dos componentes; Composto por múltiplos fenômenos e elementos do psiquismo: transferência, contratransferência, actings, processos identificatórios; Pulsões; Ansiedades; Mecanismos defensivo; Conflitos psíquicos; Identificações; Comunicação; Desempenho de papeis; Vínculos; Continente.

8 F UNCIONAMENTO SAUDÁVEL, NORMAL, NÃO SAUDÁVEL E PATOLÓGICO Monopolizador; Paciente silencioso; Paciente aborrecido; O queixoso que rejeita ajuda; O paciente psicótico ou bipolar; Paciente de caráter difícil: esquizóide; borderline; narcisista.

9 M ÉTODOS E TÉCNICAS Planejamento; Seleção e grupamento; Enquadre; Manejo das resistências; Manejo dos aspectos transferenciais; Manejo do actings ; Comunicação; Atividade interpretativa; Papeis; Vínculos; Termino; Atributos de um coordenador de grupo.

10 R EFERÊNCIAS YALOM, Irvin D. Psicoterapia de Grupo : Teoria e Prática. Porto Alegre: Artmed, ZIMERMAN, David E. Fundamentos Básicos das Grupoterapias. 2.ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, ZIMERMAN, David E; OSORIO, Luiz Carlos. [et al]. Como Trabalhamos com Grupos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.


Carregar ppt "P SICOTERAPIA DE GRUPO Cristiele Rodrigues, Elisamar Salbego, Janaina Polon, Weric Cosmo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google