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Indicadores de Qualidade nos Processos da Hemodinâmica Fernanda Diniz Neves Cruz Enf. Especialista em Cardiologia Coordenadora de Enfermagem Hemodinâmica.

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1 Indicadores de Qualidade nos Processos da Hemodinâmica Fernanda Diniz Neves Cruz Enf. Especialista em Cardiologia Coordenadora de Enfermagem Hemodinâmica Angitech Hospital Vera Cruz

2 Abordagem O que é o setor de Hemodinâmica? É o setor que realiza exames diagnósticos e intervenções terapêuticas por meio de radiologia cardiovascular. Qual a importância da Hemodinâmica? A hemodinâmica é um setor capaz de diagnosticar e intervir com alta precisão as necessidades apresentadas pelos pacientes. Setor em expansão abrangendo diversas áreas. Como alcançar os objetivos estratégicos da Hemodinâmica? Medindo, acompanhando, planejando e atuando nos processos.

3 Conceito de Processo “Cerca de 85 a 95% dos problemas são resultados de falhas nos processos e não falhas das pessoas, portanto o controle dos processos é fundamental” Prof. W.E. Deming Processo Conjunto de Atividades interligadas Produto Final Entradas Normas Indicadores

4 Definição São medidas que representam os resultados alcançados através dos processos desenvolvidos. Tipos de indicadores (perspectivas) Financeiros Clientes Processos Aprendizagem

5 Indicadores Atributos necessários para os indicadores Nome do indicador Definição (eficácia ou eficiência) Objetivo claro Fórmula para cálculo Frequência do acompanhamento Meta – Valor e Prazo Tipo - taxa, coeficiente, índice, percentual, número absoluto Orientação – Maior Melhor/Menor Melhor Responsável pela coleta Responsável pelo indicador

6 Indicadores dos processos de Hemodinâmica Marcação e autorização de exames Admissão do paciente Atendimento multidisciplin ar ao paciente de hemodinâmi ca Elaboração e entrega de laudos Faturamento Acompanha mento pós alta Atendimento de Hemodinâmica Média do Tempo Porta Balão Taxa de acompanhamento pós alta Taxa de infecção no setor Taxa de mortalidade por cateterismo Índice de entrega de laudos Taxa de reação relacionada ã contraste Número de ablação Consumo de roupas por procedimento Satisfação do cliente externo Índice de glosa Percentual de adesão ao cronograma de treinamento Satisfação do cliente interno FinanceiroClientesProcessosAprendizagem Perspectivas BSC: Indicadores

7 Exemplo: Média do Tempo Porta Balão: - Fórmula de cálculo: Média (Horário do balão insuflado na coronária - Horário que o paciente passou pelo porteiro) - Frequência do Acompanhamento: Mensal - Tipo: Minuto - Meta: 90 min (American Heart Association) - Orientação: Quanto menor melhor

8 Conclusão O uso dos indicadores permite o enfermeiro medir os processos e com base nos resultados, tomar as decisões. Desta forma torna-se possível modificar e aprimorar sua prática, por meio de comparação e troca de informações.

9 Contatos Fernanda Diniz Neves Cruz

10 OBRIGADO!


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