A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTUDO DAS OBRAS DE PIETRO UBALDI Arte da Imagem, Arte da Música e Arte do Pensamento INTRODUÇÃO Á A GRANDE SÍNTESE CAPÍTULO 2 – Intuição (Apostila do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTUDO DAS OBRAS DE PIETRO UBALDI Arte da Imagem, Arte da Música e Arte do Pensamento INTRODUÇÃO Á A GRANDE SÍNTESE CAPÍTULO 2 – Intuição (Apostila do."— Transcrição da apresentação:

1

2 ESTUDO DAS OBRAS DE PIETRO UBALDI Arte da Imagem, Arte da Música e Arte do Pensamento INTRODUÇÃO Á A GRANDE SÍNTESE CAPÍTULO 2 – Intuição (Apostila do Centro de Estudos Ubaldianos – Belo Horizonte Compilação elaborada por Gilson Freire) MÚSICA: Rolf Lovland - Ode to Simph

3 Esta é uma nova forma de estudo das obras de Pietro Ubaldi - a Arte como plano de fundo para criar o imprescindível ambiente psíquico para meditação. Pietro Ubaldi nos diz: “A ARTE será mais legítima se cumprir a função de transportar o céu para a terra. Será a oração que une a criatura ao Criador, a síntese de todas as aspirações da alma, de todas as esperanças e ideais humanos”. Esta nova metodologia pretende fazer a ligação do Céu (inspiração de Ubaldi) com a Terra (nós, os aprendizes), na onda dos avanços tecnológicos da comunicação globalizada – a internet. Que a Providência Divina possa iluminar a todos nós, simples aprendizes! J. Meirelles Admire as imagens e medite sobre o texto, ao som da arte musical de Rolf Lovland!

4 A PSIQUÊ DE SUPERFÍCIE E A PSIQUÊ PROFUNDA

5 Nosso verdadeiro eu não está na consciência de superfície, mas na consciência profunda, de onde se origina nossa personalidade com todas as suas tendências, atrações e repulsões.

6 O eu exterior é filho da matéria e morre com ela. Com a evolução, o eu interior tende a se despertar e a fundir-se com o eu exterior – aí teremos vencido a morte.

7 Eis o grande objetivo da vida: despertar este verdadeiro eu interior. Através da evolução ele se expande até a fusão com Deus.

8 O ESTUDO DO PSIQUISMO É O MAIS IMPORTANTE NA ATUALIDADE

9 O mais valioso estudo que na atualidade podemos fazer é o da ciência psíquica, nosso instrumento de pesquisa e nosso meio natural de desenvolvimento na evolução.

10 Já olhamos em demasia para fora de nós mesmos, preci- samos caminhar pelas estradas da alma, que estão em nosso íntimo e nos conduzem para o infinito.

11 A VISÃO DE SÍNTESE

12 Este é o novo instrumento de pesquisa que teremos que desenvolver – a visão direta.

13 Temos que transferir o centro de nossa personalidade, o eu, para as camadas mais profundas do nosso ser, onde senti- remos essa nova possibilidade, a visão intuitiva, através da qual poderemos interagir com o fenômeno e compreender os mistérios da Criação.

14 O PRIMEIRO PASSO

15 O primeiro passo é não negar a intuição. E poderemos compreender melhor a realidade das coisas.

16 A evolução nos levará a esta propriedade mais profunda do espírito, a essa nova visão do Universo.

17 E poderemos compreender melhor a realidade das coisas.

18 “Purificai moralmente e refinai a sensibilidade do instru- mento de pesquisa, que sois vós mesmos, e só então podereis ver. Aqueles que absolutamente não sentem essas coisas, os imaturos, ponham-se de lado, tornem a chafurdar-se na lama de suas baixas aspirações, e não peçam o conhecimento, precioso prêmio concedido apenas a quem duramente o mereceu”. COMO APRESSAR ESTA AQUISIÇÃO?

19 SINTESE DO CONTEÚDO FILOSÓFICO DO CAPÍTULO 2 Ubaldi nos ensina sobre a consciência profunda, um “eu interior” cujo trabalho da existência é fazê-lo vir à tona, des- pertá-lo rumo ao caminho de Deus. Ele nos mostra que o caminho para esse interior e para o autodescobrimento é o da intuição, e que, quanto mais aprofundarmos esse conhecimento intuitivo, mais entrare- mos em contato com o pensa-mento divino. A intuição é um fenômeno natural, que não é distribuído gratuitamente a qualquer um, mas aquele que se esforça por sua boa utilização e também por seu merecimento. Assim, a intuição se manifesta também naturalmente pela própria evolução do ser que está capacitado a lidar com ela. À medida que o ser evolui, vai aprendendo a trabalhar sua psi- quê interior que conduz à realidade, à verdade das coisas.

20 Em nossa consciência profunda existe toda uma gama de instintos, conhecimentos e sentimentos que até então construíram a nossa personalidade. Trocamos experi- ências com nossos semelhantes e assim expandimos nossa consciência, pois adquirimos novos conhecimen- tos e experimentamos diferentes sentimentos. Porém Ubaldi atenta para o momento de olharmos para dentro de nós, e buscarmos o conhecimento pelo méto- do da intuição, e não mais pelo da experimentação exte- rior somente. E assim teremos os verdadeiros “olhos pa- ra ver” como nos ensina o mestre Jesus. Pauline Oliveira Grupo de Estudo de Belo Horizonte

21 Explicações indispensáveis Este estudo é uma compilação da obra A Grande Síntese de Pietro Ubaldi e objetiva unicamente facilitar a sua compreensão. Usando a mesma terminologia empregada no livro, procura retratar os seus complexos temas de uma forma resumida e simplificada. Não traz originalidade alguma em sua dissertação e não dispensa, em absoluto, o interessado da leitura atenta do original. O contato direto com a expressiva e poderosa linguagem de “Sua Voz” que dita a obra é um momento mágico, capaz de falar intimamente à alma do leitor e imprescindível para aquele que deseja saciar-se nessa fonte de verdades eternas. Não menospreze, portanto, essa oportunidade surpreendente de contatar-se diretamente com as correntes de pensamentos que movem os elevados conceitos desenvolvidos nesse majestoso compêndio do espírito. As figuras mencionadas no texto são, naturalmente, as do livro original ao qual remetemos o leitor para a sua análise. Gilson Freire Belo Horizonte, fevereiro de 2002 Cap 3 original. Faça download gratuito do livro neste site.

22 FORMATAÇÃO: J. Meirelles


Carregar ppt "ESTUDO DAS OBRAS DE PIETRO UBALDI Arte da Imagem, Arte da Música e Arte do Pensamento INTRODUÇÃO Á A GRANDE SÍNTESE CAPÍTULO 2 – Intuição (Apostila do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google