A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROTEÇÃO DE MEMBROS SUPERIORES. Grupo:Edivar, Juliano, Marcus, Maristela. São Miguel do Oeste, SC em 13/10/2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROTEÇÃO DE MEMBROS SUPERIORES. Grupo:Edivar, Juliano, Marcus, Maristela. São Miguel do Oeste, SC em 13/10/2010."— Transcrição da apresentação:

1 PROTEÇÃO DE MEMBROS SUPERIORES. Grupo:Edivar, Juliano, Marcus, Maristela. São Miguel do Oeste, SC em 13/10/2010.

2

3 NR 6 - Equipamento de Proteção Individual De acordo com a NR-6 da Portaria nº de 8 de junho de 1978, do Ministério do Trabalho e Emprego, considera-se Equipamento de Proteção Individual – EPI: TODO DISPOSITIVO DE USO INDIVIDUAL DESTINADO A PROTEGER A SAÚDE E A INTEGRIDADE FÍSICA DO TRABALHADOR.

4 A importância do uso de EPI no ambiente de trabalho Problema : Trabalho por longos períodos manipulando materiais que podem produzir riscos à saúde e ao meio ambiente.

5 EPI Empresa: obrigada a fornecer gratuitamente. Empregados: obrigados a usar e se responsabilizar pela guarda e conservação.

6 Dados de acidentes com membros superiores

7 Verifica-se que 50,9% dos acidentes acometem os membros superiores. Esses dados se justificam por ser estes membros serem os mais expostos e mais suscetíveis aos acidentes de trabalho. Dados de 23 de março a 23 de setembro de Londrina - PR

8 Segundo dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho, publicado em janeiro de 2008, 30% dos acidentes de trabalho, atingem mãos, dedos e punhos. Revista VIGOR movimento e saúde, Marcos Vinhal Campos, setembro 2009

9 Proteção para cabeça.

10 Capacete O Capacete serve para proteger a cabeça do trabalhador contra impactos externos. Existem capacetes para várias aplicações, variando quanto à segurança oferecida.

11 Para proteção contra impactos de objetos sobre o crânio; Segurança para proteção contra choques elétricos; Para proteção do crânio e face contra riscos provenientes de fontes geradoras de calor nos trabalhos de combate a incêndio.

12

13

14 Capuz

15 Proteção do crânio e pescoço contra riscos de origem térmica; Proteção do crânio e pescoço contra respingos de produtos químicos; Proteção do crânio em trabalhos onde haja risco de contato com partes giratórias ou moveis de maquinas;

16 Capuz ou Bala clava é um gorro confeccionado normalmente com malha de lã misturada com tecidos elásticos, que se veste de forma ajustada na cabeça até o pescoço. Sua principal função é a proteção contra frio e calor.

17 PROTEÇÃO DOS OLHOS

18 A proteção para os olhos é um dos pontos mais importantes da prevenção de acidentes; eles devem ser protegidos contra impactos de estilhaço, fagulhas, respingos do metal fundente e as fagulhas próprias da solda.

19 Proteção dos olhos contra impactos de partículas voláteis; Proteção contra a luminosidade intensa; Proteção contra radiação ultravioleta; Proteção contra radiação infravermelha; Proteção contra respingos de produtos químicos

20 A Utilização dos óculos de proteção deve ser uma medida adotada por todos aqueles que trabalham no chão de fábrica, produção, canteiro de obras e em ambientes externos, além de outras atividades que possam conter risco para o trabalhador.

21 A proteção dos olhos passa por proteção contra impactos, contra respingos, contra luminosidade intensa e proteção contra raios UVA e UVB.

22 Óculos de segurança devem ser leves, confortáveis e altamente resistentes. No passado, a matéria-prima mais utilizada para a fabricação desse tipo de equipamento de proteção individual era o vidro.

23 Após muitos anos de evolução, os óculos atuais são fabricados em policarbonato. O policarbonato possui muitas vantagens em relação ao vidro, é mais leve, durável, é muito mais resistente. Assim, para um trabalhador sentir-se seguro e usar óculos adequados, a melhor escolha são aqueles fabricados em policarbonato.

24 Protetor Facial Proteção da face contra impactos voláteis; Proteção da face contra respingos de produtos químicos; Proteção da face contra radiação infravermelha; Proteção dos olhos contra luminosidade intensa.

25

26 Máscara de Solda Proteção dos olhos e face contra impactos de partículas voláteis; Proteção dos olhos e face contra radiação ultravioleta; Proteção dos olhos e face contra radiação infravermelha; Proteção dos olhos e face contra luminosidade intensa.

27 É de uso específico em serviços de solda elétrica, contra radiação calórica e luminosa do arco voltaico produzido pela soldagem. Protege também contra respingos e fagulhas produzidas pela soldagem. As tonalidades de lentes filtrantes variam de acordo com a amperagem utilizada por ocasião da operação de solda.

28 Proteção auditiva

29 Tipos de Protetor Protetor circum-auricular; Protetor auditivo de inserção; Protetor auditivo semi-aurricular

30 Serve para proteger o canal auditivo ao executar serviços com máquinas ou equipamentos que emitem som alto e prejudicial à saúde. É muito importante, pois além de funcionar como prevenção, também proporciona bem estar ao funcionário, evitando irritabilidade ou dores de cabeça.

31 Proteção das mãos

32 Nos membros superiores situam-se as partes do corpo onde com maior frequência ocorrem lesões: nas mãos, grande parte dessas lesões são preveníveis através do uso de luvas. As luvas evitam, portanto, um contato direto com materiais cortantes, abrasivos, quentes ou corrosivos.

33 Luva Proteção contra agentes abrasivos e escorriantes; Proteção contra agentes cortantes e perfurantes; Proteção contra choques elétricos; Proteção das mãos contra agentes térmicos;

34 Proteção contra agentes biológicos; Proteção contra agentes químicos; Proteção contra vibrações; Proteção contra radiações ionizantes.

35 Para trabalho de solda São usadas geralmente luvas de raspa de couro, para nos proteger dos respingos incandescentes e da agressividade do calor.

36 Para trabalhos pesados e secos Devemos utilizar luvas de couro com reforço na palma, resistente ao atrito.

37 Para trabalhos com produtos químicos e derivados de petróleo Devemos utilizar luvas de borracha sintética (hexanol ou nitrílica)

38 Para trabalhos úmidos (limpeza) Devemos utilizar luvas de látex, para prevenirmos doenças infecto-contagiosas e dermatoses

39 Para trabalhos quentes (fornos e estufas) Devemos utilizar luvas em Kevlar, para evitarmos queimaduras

40 Manga Proteção do braço e antebraço contra choques elétricos; Proteção do braço e antebraço contra agentes cortantes e perfurantes; Proteção do braço e antebraço contra agentes abrasivos e escorriantes;

41 Proteção do braço e antebraço contra umidade proveniente de operações com uso de água; Proteção do braço e do antebraço contra agentes térmicos.

42

43 Braçadeira Braçadeira de segurança para proteção do antebraço contra agentes cortantes

44 Dedeira Dedeira de segurança para proteção dos dedos contra agentes abrasivos e escorriantes.

45 Proteção do tronco

46 Proteção do Tronco Vestimenta de segurança que ofereçam proteção do tronco contra riscos de origem térmica, mecânica, química, radioativa e meteorológica e umidade provenientes de operações com uso de água.

47 Avental de raspa de couro Usado por soldador. Contra riscos de cortes, atrito e respingos de solda Avental de PVC ou Trevira Usado para manuseio de ácidos ou outros produtos químicos. Serve para evitar a umectação dos uniformes.

48 Aventais e vestimentas especiais são empregados contra os mais variados agentes agressivos. Colete a prova de balas de uso permitido para vigilantes que trabalhem portando arma de fogo, para proteção do tronco contra riscos de origem mecânica

49 Avental de raspa de couro: Usado por soldador, contra riscos de cortes, atrito e respingos de solda Avental de PVC ou Trevira: Usado para manuseio de ácidos ou outros produtos químicos. Serve para evitar a umectação dos uniformes.

50 Fotos de acidentes com membros superiores.

51 VIGA DE FERRO ESMAGA TRABALHADOR

52

53

54

55

56

57

58 OBRIGADO PELA ATENÇÃO


Carregar ppt "PROTEÇÃO DE MEMBROS SUPERIORES. Grupo:Edivar, Juliano, Marcus, Maristela. São Miguel do Oeste, SC em 13/10/2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google