A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 2 – Expressionismo, Dadaísmo e Surrealismo Prof. Michel Nascimento BLOG: www.educacaoadventista.org.br/blog/michel.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 2 – Expressionismo, Dadaísmo e Surrealismo Prof. Michel Nascimento BLOG: www.educacaoadventista.org.br/blog/michel."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 2 – Expressionismo, Dadaísmo e Surrealismo Prof. Michel Nascimento BLOG:

2 prega a expressão do mundo interior, a expressão da subjetividade Tem origem alemã. É o movimento que prega a expressão do mundo interior, a expressão da subjetividade. E por ser a expressão a grande marca desse movimento, ele recebeu o nome de expressionismo. Vejamos uma imagem que simboliza esse expressionismo:EXPRESSIONISMO “O Grito” de Edward Munch Perceba a densidade expressionista dessa pintura. A imagem parece transformar-se na própria dor do homem que grita.

3 As principais características do expressionismo na literatura: Composições abstratas – como nas pinturas, os escritores também gostava de deformações abstratas ao real. Subjetivismo – Vem atrelada a primeira característica, isto por que o artista desejava a expressão violenta do subjetivo, das emoções do mundo interior. Ilogismo – Uma vez que tudo era expressão, não havia preocupação com a lógica do mundo exterior, como ocorria nas estéticas anteriores.

4 Fim do Mundo O chapéu do burguês está voando de sua aguda cabeça, Em todos os ares está ecoando a gritaria. Os telhados estão caindo e despedaçando-se, e no litoral – lê-se – está subindo a preamar: A tempestade aí está, os mares selvagens saltam Para a terra, para destroçar os grossos diques. [...] (Hoddis, Jakob van. In: Demokrat, 1911.) Disponível em: acesso em 30/01/2013http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/

5 Propunha desmantelar todos os valores artísticos consagrados, fossem quais fossem; Disponível em: acesso em 30/01/2013www.ricardosergio.net A liberdade artística foi a grande característica do movimento Perceba a justaposição dos objetos associados livremente. A liberdade artística foi a grande característica do movimento chamado Dadaísmo. O MAIS RADICAL E DESTRUIDOR

6 O dadaísmo é considerado por muitos estudiosos o mais radical, o mais rebelde dos movimentos desse período, a começar pelo próprio nome. Certa vez quando perguntado sobre o significado da palavra Dada, seu fundador Tristan Tzara, responde que dada não significava nada, que ele havia encontrado essa palavra ao acaso, folhando o dicionário. Então a fim de matar a curiosidade, vamos conhecer um poema dadaísta, onde é dada uma receita de como fazer um poema dadaísta.

7 Receita de poesia Pegue um jornal. Pegue uma tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar ao seu poema. Recorte o artigo. Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco. Agite suavemente. Tire em seguida cada pedaço um após outro. Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco. O poema se parecerá com você. E ei-lo um escritor infinitivamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público. Tistan Tzara

8

9 A persistência da memória, de Salvador Dali, 1931 Nessa imagem encontramos relógios derretendo, numa espécie de sonho, sugestão sobre a brevidade do tempo e da vida. Esse quadro é um dos símbolos do surrealismo. Influenciados pelos estudos de Freud, os pintores, os escritores valorizavam muito o sonho, o irreal, e pouco se importavam com a lógica. As coisas fluíam a medida que partiam do interior. E para ilustrar esse surrealismo, nada melhor do que ler um texto surrealista.

10 Era uma vez uma realidade Com suas lãs de ovelhas real A filha do rei passou por ali E as ovelhas baliam que linda que está A re a re a realidade. Na noite era uma vez Uma realidade que sofria de insônia Então chegava a madrinha fada E realmente levava-a pela mão A re a re a realidade. No trono havia uma vê Um velho rei que se aborrecia E pela noite perdia o seu manto E por rainha puseram-lhe ao lado A re a re a realidade CAUDA: dade dade a reali Dade dade a realidade A real a real Idade idade dá a reali Ali A re a realidade Era uma vez a REALIDADE. Louis Aragon Perceberam que diferença. É exatamente isso, diferença, rebeldia, negação. As características marcantes da vanguarda europeia..

11 X XX X X X X X X X

12 (UFU-MG) Muitos autores brasileiros do Modernismo foram influenciados pelas vanguardas artísticas europeias, hoje chamadas vanguardas históricas. Leia o texto de Murilo Mendes e indique com qual vanguarda ele se afina. O pastor pianista Soltaram os pianos na planície deserta Onde as sombras dos pássaros vêm beber. Eu sou o pastor pianista, Vejo ao longe com alegria meus pianos Recortarem os vultos monumentais Contra a lua Acompanhado pelas rosas migradoras Apascento os pianos que gritam E transmitem o antigo clamor do homem. [...] e) Expressionismo a) Cubismo b) Dadaísmo c) Futurismo d) Surrealismo

13

14 Primeira geração Modernismo Português


Carregar ppt "Aula 2 – Expressionismo, Dadaísmo e Surrealismo Prof. Michel Nascimento BLOG: www.educacaoadventista.org.br/blog/michel."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google