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CRIAÇÃO DE UM NOVO PRODUTO Centro Universitário de Belo Horizonte Belo Horizonte 2011 Neiva Felipe Prof. Orientadora: Helyena.

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1 CRIAÇÃO DE UM NOVO PRODUTO Centro Universitário de Belo Horizonte Belo Horizonte 2011 Neiva Felipe Prof. Orientadora: Helyena

2 RESUMO O Crescimento pela inovação,é o processo para aprimorar a qualidade e lançamento de Novos Produtos,o produto que deve satisfazer a necessidade dos clientes. Para o sucesso ser garantido um novo produto ou serviço tem que ter característica mais benéfico e o produto deve ser mais fácil de encontrar. O objetivo deste trabalho foi criação e modificação de novo produto no qual sofreu melhoria de ganho de vitamina para atender individuos com caso de intolerância a glúten.

3 INTRODUÇÃO A Doença Celíaca é uma intolerância Permanente ou seja intolerância ao glúten por toda vida. O glúten está presente em alimentos que contém Trigo,aveia e cevada. O glúten não desaparece quando o alimento é assado ou cozido, a fração tóxica do glúten é encontrada no TRIGO é chama Gliadina. O Glúten agride e danifica as vilosidades do intestino delgado prejudicando a absorção dos nutrientes dos alimentos.

4 Mucosa do Intestino Delgado com vilosidade normal

5 Mucosa do Intestino Delgado com vilosidade atrofiada Causada pela doença Celíaca

6 O Macarrão de arroz é tão popular no Brasil quanto na Itália, é oferecido a um publico muito pequeno que são obrigados a resistirem a tentação, a Industria Nacional de massas ainda não tem uma linha de produtos especialmente para os celíacos. Única preocupação tem sido informar na embalagem a presença da substância, obedecendo a lei em vigor des de 1992.

7 O Macarrão não é feito somente com trigo, ele pode ser feito também com uma mistura em pó a base de farinha de arroz pré -gelatinizada,clara desidratada e emusilficante da origem ao macarrão de arroz que é capaz de oferecer aos portadores das doenças celíaca o prazer de saborear uma boa massa. Os emulsificantes tem como objetivo reduzir as perdas e sólido solúvel e a pegajosidade após o cozimento. (Rita de Cássia Celeste Ormenese, no Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) em Campinas. Ela é aluna de mestrado da Faculdade de Engenharia de Alimentos (Fea) da Unicamp )

8 Amostras do macarrão de arroz também foram oferecidas a filiados da Associação dos Celíacos do Brasil (Acelbra), visando a uma análise sensorial quanto à aparência antes e após o preparo, ao aroma, sabor e textura. O produto apresentou índices de aceitação superiores a 80% e de intenção de compra também superior a 80% junto ao público-alvo.

9 JUSTIFICATIVA Por se tratar de alimento sem glúten e que possa atender todas as crianças e pessoas com doenças Celíaca foi escolhido o macarrão de arroz, para garantir melhorias,através da grande oferta de vitaminas.

10 DESENVOLVIMENTO Temos como meta um novo produto já existente no mercado através de modificações relacionada na preparação do macarrão de arroz com formatos de letrinhas e números sabor beterraba.para que se torne o alimento de fácil aceitação no mercado. Com objetivo de despertar interesse das crianças criamos o macarrão a base de alimentos naturais que oferece vitaminas e não contém glúten.

11 Assim criou-se o macarrão da criança linha saúde original” sem glúten O rótulo do produto não promove o fato de ser um produto natural, feito a base de fruta, para não causar estranhamento e rejeição do público ao novo produto.

12   Conteúdo 200g MACARRÃO DE ARROZ Macarrão da Criança INFORMAÇÃO NUTRICIONAL Porção de 70g ( 1/2 xícara de chá) Quantidade por porção%VD (*) Valor Energético 259kcal= 1087,8kj13,3 Carboidratos58,1g19,6 Proteínas4,27g5,6 Gorduras Totais0,98g2,1 Gorduras Saturadas0,35g1,4 Gorduras trans0g** Fibra Alimentar0g0 Sódio7mg0 * %Valores Diários com base em uma dieta de 2.000kcal ou 8.400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** VD não estabelecido. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

13 SAC : atendimento ao consumidor Rua Jaguaribe 152 Belo Horizonte –MG Concórd CNPJ: / Conservar em local seco e ventilado, evitar contato Com a luz solar

14 P UBLICO ALVO O Publico alvo deste produto é para crianças de 2 a 5 anos de idade Ambos os sexo,mas podendo ser oferecido também a todas as idades, dês de que a pessoa necessita de uma alimentação sem glúten

15 Análise SWOT no Mousse de Macarrão de Arroz Oportunidades – Existe Possibilidade de atender região de mercado que é carente de produtos sem glúten. Pontos fortes – Chances de Crescimentos pois é o único com sabor e cor de legumes e podem ficar mais tempo nas prateleiras, produto de fácil acesso,fácil transporte,embalagem fácil armazenamento. Ameaças – há o risco de que a concorrência criem produtos semelhantes a ele com formato e coloração variada

16 PONTOS FRACOS Pontos fracos – por ser um produto diferenciado, poderá demorar um tempo para cair no gosto dos adultos para comprarem para as crianças apesar da cor,formato e embalagem chamar bastante atenção das crianças.

17 Descrição dos 4 P’s: Produto: Macarrão da criança, sem glúten, com acréscimo,de alimentos naturais, direcionado à pessoas intolerantes à glúten. Preço: R$3,40 a R$4,65 Praça: Inicialmente o Macarrão da criança/Macarrão de arroz será distribuído nos grandes supermercados e em lojas especializadas em produtos alternativos. Promoção: Promoção de lançamento com redução de preço na compra de duas unidades ganhe um brinde araras do desenho animado rio ou a bonequinha ilustrativa sem glúten de borracha ou de pelúcia.

18 Relacionamento com clientes: o instrumento utilizado para medir a satisfação do cliente é o SAC, que também pode ser utilizado como Pós-venda. Os serviços de pós-venda estão diretamente relacionados a uma ouvidoria para que o cliente possa expressar suas opiniões, sugestões, críticas da qualidade e sabor do produto. Posicionamento no mercado: a empresa Alimentação buscará liderança em diferenciação de produto. E o fato de não possuir concorrentes diretos, pois é algo novo no mercado, se torna um valor adicional percebido pelo cliente.

19 Perfil do consumidor: o Macarrão da Criança tem a necessidade de atender as crianças de ambos o sexos a partir dos 2 anos de idade até 5 anos de idade e a faixetária que a criança com a doença Celíaca começa desenvolver a doença, mas pode também ser consumido por qualquer pessoa que queira um produto de qualidade. As pessoas que precisam desse produto são aquelas intolerantes glúten.

20 CONSIDERAÇÕES FINAIS Para que a expectativa esperada do macarrão da criança seja alcançada, dependerá de informações de mercado suficiente,diferenciamento de produto no mercado competitivo e distribuição suficiente para o lançamento adequado e qualidade adequada do produto para crianças com necessidade de alimentação a intolerância de glúten.

21 A Empresa saúde só irá conquistar seu espaço no mercado se seguir todas suas propostas,citadas na divulgação deste produto.

22 REFERÊNCIAS Material didático de Nutrição e Relações de Consumo. Professora: Helyena P. de Oliveira. Not=57&id=1008&nomeCatNot=Sa%C3%BAde


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