A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRURURA. TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA O que é Tecnologia? Conjunto de conhecimentos, especialmente princípios científicos,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRURURA. TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA O que é Tecnologia? Conjunto de conhecimentos, especialmente princípios científicos,"— Transcrição da apresentação:

1 TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRURURA

2 TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA O que é Tecnologia? Conjunto de conhecimentos, especialmente princípios científicos, que se aplicam a um determinado ramo de atividade. Palavra de origem grega cuja tradução literal naquela língua significa “tratado sobre uma arte” (Aurélio - dicionário da língua portuguesa)

3 TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA Wikipédia: Tecnologia (do grego τεχνη — "técnica, arte, ofício" e λογια — "estudo") é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.grego científico

4 TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA Dependendo do contexto, a tecnologia pode ser: As ferramentas e as máquinas que ajudam a resolver problemas;ferramentasmáquinas As técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas e processos usados para resolver problemas ou ao menos facilitar a solução dos mesmos; Um método ou processo de construção e trabalho (tal como a tecnologia de manufatura, a tecnologia de infraestrutura ou a tecnologia espacial);tecnologia de manufaturatecnologia de infraestruturatecnologia espacial A aplicação de recursos para a resolução de problemas;

5 TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA O termo tecnologia também pode ser usado para descrever o nível de conhecimento científico, matemático e técnico de uma determinada cultura;conhecimento científico matemático Na economia, a tecnologia é o estado atual de nosso conhecimento de como combinar recursos para produzir produtos desejados (é nosso conhecimento do que pode ser produzido).economia Os recursos e como utilizá-los para se atingir a um determinado objetivo, para se fazer algo, que pode ser a solução ou minimização de um problema ou a geração de uma oportunidade, por exemplo.

6 TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA Ementa: 1.Construção Civil: Generalidades, Materiais, Mão-de- Obra, Máquinas e Ferramentas em Geral. 2.Terreno para Construção: Levantamento, Demarcação, Sondagens, Preparação. 3.Serviços Preliminares: Projetos, Licenças, Orçamento. 4.Instalações Provisórias: tapumes, proteções e vedações; barracões, depósitos e andaimes; água, força e luz; máquinas e ferramentas; locação de obras. 5.Administração da Obra: Pessoal, Consumo, Material, Controle, equipamentos de Segurança, Limpeza Permanente da Obra, Transporte Interno e Externo, Apropriação. 6.Infraestrutura: Movimento de Terras, Escoramentos, Esgotamento, Fundações Diretas, Fundações Profundas.

7 TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA Planejamento Básico do Curso: 96 horas aula => 19 dias de 05 aulas mais 01 aula 1ª Parte => 1º ao 8 º dia – assuntos abordados: itens 01 a 05. 1ª Avaliação: entrega de trabalho de equipe com defesa - pesquisa sobre a organização dos canteiros de obra na cidade de Altamira + prova escrita: 05 questões subjetivas acerca dos assuntos abordados até o 7º dia. Defesa do trabalho nos três primeiros horários do 6º dia e prova escrita nos dois últimos horários do 8º. Recuperação => 9º dia – Revisão de assuntos nos 03 primeiros horários e prova objetiva 05 questões nos dois últimos.

8 TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA 2ª Avaliação => 10º ao 18º dia – assuntos abordados: item 06. Visita técnica ao canteiro de obras de um dos sítios do complexo Hidrelétrico Belo Monte. 2ª Avaliação: Entrega de Relatório da Visita (estimado para o 15º dia) – 3pts, Trabalho em equipe sobre execução de infraestrutura, incluindo sondagem, em obras na cidade de Altamira ou entorno, com entrega no 17º dia – 3 pts + prova objetiva 10 questões no mesmo dia. Recuperação => 18º dia – prova subjetiva 05 questões sobre os assuntos abordados. Prova Final => 19º dia – entrega de notas 1º horário e prova final – prova subjetiva 10 questões.

9 TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA Construção Civil 1.Generalidades a.Indústria de caráter nômade b.Produtos únicos e quase nunca seriados c.Grau de precisão é muito menor do que em outras indústrias d.Mão-de-obra pouco qualificada e.Indústria conservadora f.Capital circulante, nº pessoas empregadas... g.A cadeia produtiva que forma o setor da construção civil é bastante complexa e heterogênea h.Diversidade de agentes intervenientes e de produtos parciais criados ao longo do processo de produção

10 TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA Variáveis impostas ao processo produtivo na Construção Civil: projeto e produção PROJETO Equipe de Projeto Requisitos do usuário Estética Forma PRODUÇÃO Equipe de Produção Qualidade Custo Tempo Manutenção Disponibilidade de Recursos Mão de Obra Gerenciamento Fluxo de Produção Materiais Custo Qualidade Tempo CONSTRUÇÃO CIVIL

11 TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA 2.Materiais: Um item preponderante na produção da Construção Civil que tem relação direta e fundamental com a qualidade do produto final produzido e com o desempenho do sistema de produção aplicado, merece atenção cuidadosa desde a concepção do projeto. Podem ser de origem: a)natural, ou provenientes de apenas um processamento seletivo de extração, separação e granulometria: agua, areia, seixo, brita, gesso, cal, etc...; b)Industrializada para transformação: madeira, cimento, revestimentos, ferragens, metais, aço; c)ou, ainda, Industrializada já representando parte de uma parcela de obra: como todos os itens pré- moldados ofertados pelo mercado, lajes treliçadas, estacas de concreto, paredes de gesso estruturada, etc...

12 TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA O item Materiais, sua aquisição, seu manuseio, sua aplicação concepção de um empreendimento da indústria da Construção Civil é de tal ordem preponderante que surge na atualidade um conceito decorrente, principalmente, dessa importância o de Construtibilidade. Construtibilidade é uma visão sistemática do processo produtivo na Construção Civil onde, desde a concepção do projeto e suas interferências entre si (Hidráulica x Arquitetura x Elétrica x Refrigeração, etc...), a definição dos materiais é realizada com critério, finalizando em padronização, de forma a:

13 TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA Viabilizar o processo de execução de obras com logística interna organizada para os fluxos de materiais e serviços no canteiro, bem como a saída do material do fornecedor e a entrega do material na obra; Maior conformidade do produto final Evitar erro de pedido e recebimento de materiais inadequados Fornecer dados mais completos, facilitando o orçamento Possibilidade de evitar desperdícios Melhor manuseio, programação de materiais Possibilidade de reaproveitamento

14 TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA De um modo geral só em obras de grande porte é necessário um planejamento DETALHADO de disponibilidade de materiais. É suficiente determinar a demanda total de material com um nível de precisão menor e fechar contratos com fornecedores antes do início da obra e com a devida antecedência para os pedidos originários das parcelas posteriores. Para as parcelas posteriores é muito importante a organização dos pedidos. O levantamento deve ser feito em conformidade com o estágio de obra antecipando-se o pedido ou a compra em prazos maiores do que os de entrega.

15 TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA Mão de Obra: A Mão de 0bra na construção civil é o recurso da indústria fornecido pelo trabalho humano. Tem como característica a baixa qualificação e alta rotatividade, uma vez que o bem produzido demanda maior esforço físico e tem prazo determinado de início e fim para sua realização. Sem vinculações de continuidade na atinente relação de trabalho acaba por corresponder a uma das limitações características da atividade. Seu planejamento exige conhecimento em função dessa e da limitação de espaço físico nos canteiros, daí surgindo a necessidade de coordenação Obra x Recursos Humanos. Um dos desafios do Administrador na Construção Civil é o aproveitamento contínuo da mão de obra.

16 TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA Em obras de pequeno e médio porte, a estrutura de organização da obra é feita de acordo com a estrutura e a capacidade da empresa construtora. No caso de projetos maiores e/ou mais complexos são principalmente os requisitos da própria obra que definem a organização do pessoal (prazos, emprego de mão de obra especializada e/ou de empreiteiras, métodos de construção que necessitam de controle especial de execução, etc...). A representação do planejamento da mão de obra pode ser feita sob a forma de histograma, e na maior parte dos casos expressará uma quantidade de trabalhadores pouco a pouco aumentada no início da obra e diminuída na fase final da mesma.

17 TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA Homens trabalhando – condições do canteiro

18 TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA Condições de destinação do material de refugo de obra

19 TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA Disposição dos trabalhadores segundo frentes de trabalho

20 Mesmo que a anterior outro foco TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA

21 O mesmo ver leiaute do canteiro. TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA

22 Aqui também problemas com destinação do material refugo de obra. TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA


Carregar ppt "TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRURURA. TECNOLOGIA DE OBRAS E INFRAESTRUTURA O que é Tecnologia? Conjunto de conhecimentos, especialmente princípios científicos,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google