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MARKETING PESSOAL.

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Apresentação em tema: "MARKETING PESSOAL."— Transcrição da apresentação:

1 MARKETING PESSOAL

2 O que é Marketing Pessoal?
É uma disciplina que aproveita os conceitos e instrumentos de marketing em benefício da carreira e da vida pessoal dos indivíduos, valorizando o ser humano em todos os seus atributos, características e sua complexa estrutura (Kotler).

3 O que é Marketing Pessoal?
Recriar-se a cada instante, colocando excelência em tudo o que realiza. A pessoa deve esculpir-se para ser (um produto de qualidade), ter (habilidades e conhecimentos) para depois mostrar-se, vender-se. Marketing pessoal é o esforço de adaptação e mudança na maneira de pensar, comportar e agir, com o objetivo de conquistar e manter seguidores que contribuam para atingir objetivos pessoais, sociais e profissionais.

4 Resumindo: o que é Marketing Pessoal?
É a capacidade de atrair e manter relacionamentos: pessoais, familiares, de amigos, da sociedade, empregados domésticos, fornecedores, etc. 2) profissionais: equipe, colegas, clientes, gerentes, diretores, fornecedores, etc. de forma permanente, para que, através e por meio deles, se realizem ciclos de atendimento de necessidades mútuas, gerando satisfação a todos.

5 O que não é Marketing Pessoal ?
Ser falso/Ser uma Mentira Ser mais do que é/Contar vantagens Ser Desonesto/Anti-ético Ser Espertalhão (levar vantagem em tudo)

6 O que se vê muito por aí... Uso de uma “roupa bonita” para disfarçar as deficiências do “produto”; Receber dicas de etiqueta social (como se vestir e se comportar em público, e pensar que está pronto para o sucesso; Repetir a si próprio que é um sucesso e acreditar na própria mentira; Achar que sucesso é sinônimo de dinheiro e bens materiais

7 Competências Básicas de um Profissional de Sucesso
 Bom senso  Estratégia articulada  Ética e responsabilidade social  Criatividade e inovação  Marketing  Negociação (solução de conflitos)  Liderança  Habilidades de Comunicação  Visão de negócios  Informações e conhecimento empresarial

8 Competências Básicas de um Profissional de Sucesso
 Visibilidade  Otimismo  Empatia  Espírito de equipe  Maturidade  Integridade  Visão  Contínuo treinamento e melhoria  Assumir riscos calculados  Paciência e persistência

9 Imagens de um Profissional de Sucesso
Marketing pessoal, sua imagem pública, como você se vê, como outros vêem você Sua imagem profissional e empresarial não está separada de sua imagem Pessoal Você pode mudar sua imagem e ser a pessoa que você quer ser

10 Imagens de um Profissional de Sucesso
 Marketing pessoal é a mesma coisa que publicidade e “venda”, como qualquer outro produto. Marketing é um mix de criatividade, disciplina e experiência que funciona bem com planejamento. Necessário identificar e dimensionar os objetivos, desenvolver e seguir um plano estratégico.

11 Check List do Mix de Marketing Pessoal
 Você (produto), atende a alguma necessidade?  Você faz promoção das suas qualidades?  Você acha que tem um valor (preço) no mercado?  Você tem ponto de distribuição (trabalho)?

12 Mix de Marketing Pessoal
Sucesso do Produto (Você) no mercado:  Sucesso não é medido pela posição que se alcança na vida; é medido pelos obstáculos que se supera  Não podemos julgar o sucesso pessoal apenas a partir dos critérios do marketing tradicional.

13 Medidas de Sucesso de Marketing Tradicional
 Market-Share: As vendas estão aumentando?  Mind-Share: O recall da marca está crescendo? Ela tem visibilidade e simpatia?  Satisfação do cliente: O produto cumpre o que promete (benefícios), satisfaz?

14 Medidas de Sucesso de Marketing Pessoal
Market-Share: Alguém que não ocupa as classes mais altas pode ser considerado um insucesso?  Mind-Share: Alguém que escolheu a Praia do Forte para morar e estudar tartarugas marinhas pode ser chamado de insucesso? Satisfação do cliente: Um profissional que falta a um dia de trabalho porque teve que ficar com o filho em estado grave no hospital faltou com o dever profissional?

15 Quais são então as medidas de Sucesso de Marketing Pessoal?
 Não se pode julgar o sucesso pessoal apenas através de medidas do marketing tradicional  Existem outras medidas de avaliação, que são subjetivas e pessoais. São baseadas em outros valores, além dos mercadológicos: os valores morais, familiares, religiosos, éticos, sociais. Esses valores vão além das variáveis de mercado.

16 Quais são então as medidas de Sucesso de Marketing Pessoal?
 Melhoria contínua no Produto (“EU” Pessoa) Essa melhoria significa a busca do equilíbrio entre as Dimensões da Vida. São melhorias nos processos de produção, na embalagem, na promoção, na distribuição.  Antes, é preciso considerar o Ciclo de Vida do Produto.

17 CICLO DE VIDA DO PRODUTO “EU”
CRESCIMENTO MATURIDADE DECLÍNIO ACEITAÇÃO TEMPO INTRODUÇÃO

18 AÇÕES SOBRE O PRODUTO “EU”
1. Manutenção 2. Estímulo 4. Revitalização 5. Sincronização 6. Desenvolvimento 7. Conversão 8. Redução Funções de Marketing

19 CONCEPÇÕES DO PRODUTO “EU”
PRODUTO POTENCIAL PRODUTO AMPLIADO PRODUTO ESPERADO PRODUTO GENÉRICO

20 DETERMINANTES NA FORMAÇÃO DO PRODUTO “EU”
Qualificações Competências Habilidades Conhecimentos Disponibilidade Afetividade Equilíbrio Responsabilidade O que posso fazer O que quero ser Quem sou EU

21 Valor ELEMENTOS A SEREM ANALISADOS NO PRODUTO “EU”
Conteúdo (Comportamento) Apresentação (Embalagem) Comunicação (Empatia, Simpatia) Marca (Característica Distintiva) Serviço Agregado Valor

22 Análise do Produto “EU” Interior
 Que princípios me orientam?  Quais são meus valores básicos?  Qual é o meu talento?  Quais são meus pontos fortes?  Em que preciso melhorar? Onde estou? Onde quero chegar? Como quero chegar? O que busco? (objetivo)  O que alcancei até agora?  Qual meu planejamento pessoal e profissional?

23 Análise do Produto “EU” Exterior
Que imagem estou projetando? Como as pessoas me recebem? Sou lembrado no meu aniversário, Natal, Ano Novo, e em outras ocasiões festivas? Sou convidado para festas, recepções, reuniões de amigos, da turma, dos colegas de trabalho? Sou respeitado pelas pessoas?

24 Produto “EU” Interior: Caráter
Caráter é a soma de reações, hábitos, virtudes e vícios de comportamento adquiridos ao longo da vida, é a imagem interior de uma pessoa. Pode ser moldado por influência do meio ou pela nossa vontade. O caráter é o modo que a pessoa se mostra ao mundo, com seu temperamento e sua personalidade. Conhecer o caráter de uma pessoa significa identificar os traços essenciais que determinam o conjunto de seus atos.

25 Produto “EU” Interior: Personalidade
Personalidade é um de conjunto de traços psicológicos que determinam a sua individualidade pessoal e social. Personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter pode mantê-las abertas (E.G. Lettermman)

26 Pequeno Manual da Civilidade
Honradez Integridade Boas Maneiras Tolerância Autocontrole Civilidade Honestidade Contenção Verbal Pedido de Desculpas Decoro Revista Veja, 4/11/09

27 ASPECTOS IMPORTANTES uma boa imagem, pessoal e profissional.
A primeira impressão é a chave para criar uma boa imagem, pessoal e profissional. A linguagem corporal é uma valiosa fonte de informação. “Imagem” pode significar a diferença entre ter êxito ou fracasso. Uma aparência agradável predispõe as pessoas a confiar em você.

28 ASPECTOS IMPORTANTES conta, pois beleza é algo muito relativo
Sua aparência física: não é a beleza que conta, pois beleza é algo muito relativo A forma como você se trata: cabelos, pele, unhas, pés, sapatos, roupas e acessórios. Como se veste: muito mais do que moda ou roupas caras, importa a higiene, bom gosto e a adequação. Linguagem corporal: como você se porta diz muito sobre você (andar, sentar, comer).

29 EMBALAGEM PRODUTO “EU” MODO DE TRAJAR ADEQUADO AO AMBIENTE
COMPATIBILIDADE COM O PERFIL PROFISSIONAL NÃO CONFUNDIR ELEGÂNCIA COM EXTRAVAGÂNCIA ENALTEÇA SEUS PONTOS POSITIVOS, SUPERE OS NEGATIVOS A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA CONSIDERAR DESIGN, COR, TAMANHO, CONFORTO O PLUS ESTÁ: EM UM COMPORTAMENTO DIFERENCIADO, ALTO ASTRAL, ASSEIO E IMAGEM FÍSICA AGRADÁVEL, NÃO NECESSARIAMENTE A PESSOA PRECISA SER BONITA.

30 CHEIRO DO PRODUTO “EU” PERFUME QUE MARQUE E LEMBRE VOCÊ POSITIVAMENTE
FRAGRÂNCIAS SUAVES E LEVES HÁLITO AGRADÁVEL DESODORANTE ATIVO

31 COMPORTAMENTO EM AMBIENTES DIVERSOS
TELEFONE FIXO UTILIZE-O COM RAPIDEZ, COM VOZ MODERADA E NÃO ALTA EVITE TRATAMENTOS DO TIPO “MEU AMOR”, “MEU ANJO”, “MEU BEM”, “QUERIDA” EVITE TELEFONAR EM HORÁRIO DE ALMOÇO, JANTAR OU TARDE DA NOITE. NÃO OCUPE O TEMPO DA PESSOA NO HORÁRIO COMERCIAL, E VEJA SE ELA ESTÁ COM TEMPO

32 COMPORTAMENTO EM AMBIENTES DIVERSOS
CELULAR QUANDO EM REUNIÃO, DESLIGAR O CELULAR OU DEIXAR NA CAIXA DE MENSAGEM EM CERTOS AMBIENTES, É BOM NÃO DEIXAR O CELULAR À MOSTRA EVITAR GRAVAR A VOZ NO CELULAR COM PIADAS OU EXPRESSÕES DE MAU GOSTO NÃO ATENDER DE FORMA ESPALHAFATOSA. NÃO GRITAR, MESMO QUE A PESSOA DO OUTRO LADO PAREÇA NÃO ESTAR OUVINDO.

33 VALORIZAÇÃO DA IMAGEM DA MARCA
Não existe milagre, sua imagem exibe o que você é como pessoa, como profissional, seu nível cultural e sua educação. Por isso, a apresentação pessoal deve ser condizente Na vida pública e no mundo dos negócios, o profissional que conhece e respeita as regras da etiqueta e do protocolo possui ferramentas poderosas que o levarão ao sucesso, qualquer que seja a sua atividade profissional.

34 VALORIZAÇÃO DA IMAGEM DA MARCA
A imagem exterioriza a alma, valores, desejos, posicionamentos e o estado de espírito de uma pessoa, e a estimula a identificar e possuir diferenciais competitivos, buscando cada vez mais ter uma identidade clara, simples e objetiva.  Sua imagem, seu dinamismo e competência são seu marketing pessoal, a sua marca registrada que deve sempre ser mantida e melhorada.

35 VALORIZAÇÃO DA IMAGEM DA MARCA
Independentemente da idade, gênero ou profissão, é preciso formular o seu programa de marketing pessoal. Avaliar sua própria imagem a partir do retorno que tem recebido.  Considerar que as pessoas retornam sua imagem de acordo com o que a pessoa projeta.  Manter a imagem intimamente ligada a símbolos primários de boa educação, inteligência e honestidade.

36 VALORIZAÇÃO DA IMAGEM DA MARCA
A sua imagem jamais pode sugerir inferioridade. As pessoas gostam, apreciam e favorecem sempre as pessoas importantes. Porém, estas mesmas pessoas detestam as pessoas arrogantes e pretensiosas. Então, é preciso passar uma imagem de "importância" mas na medida exata da "simplicidade".  Elogiar sempre, ajudar sempre, parabenizar sempre. E jamais, fazer qualquer comentário negativo sobre quem quer que seja, principalmente se a pessoa estiver ausente.

37 VALORIZAÇÃO DA IMAGEM DA MARCA
Esforçar-se para ser MELHOR a cada dia, porém não O MELHOR. Esta avaliação cabe somente aos outros fazerem. É preciso saber que a imagem de "o melhor" sofre muitas contestações e é permanentemente questionada. Se perder, é elegante elogiar o vencedor invés de criticá-lo. Ao vencer, o elogio ao derrotado, ao invés de menosprezo, só valoriza a vitória. E é por aí que começa o sucesso.

38 VALORIZAÇÃO DA IMAGEM DA MARCA
 Vestuário, etiqueta e bons costumes, quando usados de forma habitual e sincera, constituem um algo mais decisivo na carreira, no seu estilo e por conseguinte, na sua vida O sucesso profissional não depende apenas da competência técnica, mas também da qualidade das relações pessoais, do comportamento na convivência pessoal e nos ritos decorrentes do dia a dia.

39 VALORIZAÇÃO DA IMAGEM DA MARCA
Investir no visual. Roupa certa para a ocasião certa: a elegância é a arte de se fazer notado, sem querer aparecer.  Investir na saúde e mostrar parecer saudável, bem alimentando, em forma física e sem sono  Manter a aparência jovial

40 VALORIZAÇÃO DA IMAGEM DA MARCA
 Investir no currículo, aperfeiçoar sempre Valorizar a marca - Ser confiante, acredite em você mesmo - Fazer bem feito na primeira vez - Usar sempre “nós” ao invés de “eu” quando estiver representando um grupo

41 VALORIZAÇÃO DA IMAGEM DA MARCA
Divulgar sua marca pessoal - Cartão de apresentação - Dizer sempre quem você é - Divulgar o que você faz (c/ discrição)  Valorizar suas qualificações - Fazer da melhor forma possível - Não fazer nada pela metade - Não perder a humildade e quando errar, assumir - Ter sempre uma solução quando levar um problema - Evitar dar opiniões se não souber do assunto

42 VALORIZAÇÃO DA IMAGEM DA MARCA
Planejar o sucesso - Fazer uma análise SWOT da sua vida - Estabelecer objetivos e metas - Ser determinado e usar a “raça” quando precisar  Atitudes que deve evitar - Não falar mal do seu antigo empregador - Nunca abandonar um trabalho sem explicação - Não dar entrevistas ou falar em público sem estar preparado - Não falar mal dos outros, principalmente colegas - Não ficar pedindo favores / dinheiro emprestado

43 ETIQUETAS GLOBAIS Homens Roupas discretas (paletós de cores escuras)
Roupa “casual” é aceita nas 6ªs feiras Notebooks, se for para apresentação, deve estar sem papel de parede ou se tiver, deve ser ser discreto Relógios, correntes ou outros adornos devem ser discretos

44 ETIQUETAS GLOBAIS Mulheres Roupas discretas (terninhos, tailler)
Piercings e tatuagens não devem ficar à mostra Bolsas devem ser discretas Notebooks, se for para apresentação, deve estar sem papel de parede ou se tiver, deve ser discreto Relógios, jóias ou adornos não devem ser excessivos Maquiagem e perfume não devem ser fortes Saias curtas, decotes acentuados devem ser evitados Tecido das roupas não devem ser transparentes Não deixar a barriga de fora

45 Comunicação é Primordial
Quando o medo aparecer, encare-o normalmente Controle seu nervosismo (respire fundo)  Tenha uma atitude correta  Antes de pensar como, saiba o que falar  Não pinte o diabo mais feio do que é  Não adquira vícios  A prática irá lhe proporcionar o reflexo

46 O que mancha a imagem Inveja Inércia ou preguiça Preconceito
Arrogância Prepotência Insegurança Timidez Depressão Descontrole emocional Exibicionismo Linguagem vulgar e/ ou gíria

47 PONTOS IMPORTANTES  Comunicação pessoal (oral e escrita);
Auto-avaliação de características pessoais positivas e negativas e o que melhorar;  Linguagem corporal, postural, gestual e voz;  Comunicação em público; Capacidade de influência e persuasão (negociação);  Liderança;

48 PONTOS IMPORTANTES  Protocolo e etiqueta básicos;
 Imagem pessoal (trajes, adereços, etc)  Timidez, inibição e desinibição Comportamento, disciplina, auto-controle e equilíbrio emocional Desenvolvimento de habilidades interrelacionais Organização pessoal e administração do tempo

49 NÃO ESQUECER OS 12 MANDAMENTOS
 Desenvolver o auto-conhecimento e a autodisciplina.  Manter o respeito e auto-estima. Criar objetivos claros, quantificados e definidos quanto a tempo e espaço.  Aceitar mudanças de paradigmas.  Ser eficiente e eficaz.  Ser criativo e inovador.  Ser ético e responsável.

50 NÃO ESQUECER OS 12 MANDAMENTOS
Escolher com critério as companhias.  Ser visível e disponível. Praticar hábitos de cortesia. Ser sempre pontual Capitalizar acontecimentos, ter sempre o cartão de visita pessoal e/ou profissional à mão Ampliar e conservar a rede de contatos.

51 Como Melhorar a Apresentação
Memória Determinação Habilidade Observação Inspiração Teatralização Criatividade Síntese Entusiasmo Ritmo

52 NÃO ESQUECER JAMAIS !!! A comunicação não é o que você diz, mas o que
os outros entendem (Duda Mendonça).  Marketing pessoal não é apenas divulgar uma melhor imagem, mas tornar as pessoas melhores. Como ser humano, o esforço é para promover mudanças para a construção de uma melhor imagem pessoal e profissional por meio de Marketing Pessoal.


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