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RECURSOS HUMANOS II PERSONALIDADE E COMPORTAMENTO.

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Apresentação em tema: "RECURSOS HUMANOS II PERSONALIDADE E COMPORTAMENTO."— Transcrição da apresentação:

1 RECURSOS HUMANOS II PERSONALIDADE E COMPORTAMENTO

2 PERSONALIDADE Os profissionais não são mais valorizados apenas pelas habilidades técnicas, mas também por seus valores, ambições e comportamentos. Qualquer pessoa pode e é capaz de aprender novos comportamentos, mudar outros ou ainda controlá-los Identifique o seu perfil, seus comportamentos e verifique quais profissões se adequam melhor a você. Descubra seus limites, desejos, medos e aspirações sinceras. Escolha a profissão, verificar quais comportamentos são necessários para o exercício da mesma e se empenhar em desenvolver tais comportamentos.

3 PERSONALIDADE INICIATIVA Características desejáveis em qualquer profissional, independente de sua profissão. ESPÍRITO DE EQUIPE DINAMISMO

4 PERSONALIDADE Comunicativo Eficaz Inteligente Flexível Confiável Pró Ativo Persuasivo Objetivo Cooperativo Persistente Ético/Moral Características positivas da personalidade que um profissional deve ter: Entusiasmo Decisivo Organizado Ambicioso Político Disciplinado Racional Lógico Boa aparência Realístico Exigente Espontâneo Elegante Paciente Detalhista

5 PERSONALIDADE Descontrole Emocional Esnobe Falso Frio / Insensível Grosseiro Rígido Sarcástico / Irônico Sentimental Teimoso Tímido Características negativas da personalidade que um profissional deve suavizar:

6 PERSONALIDADE Suavizar e enfatizar as características que possuímos é um desafio para qualquer profissional que gerencia sua carreira, pois as características de personalidade influenciam diretamente no ambiente de trabalho e relacionar-se bem é essencial.

7 PERSONALIDADE Algumas ações que enfatizam as características positivas: ENTUSIASMO Procure sorrir e se interessar pelo trabalho das outras pessoas da equipe, relatar experiências que deram certo e foram positivas no seu trabalho. Aceite tarefas delegadas. COMUNICATIVO Procure conversar com todas as pessoas. Pode ser um simples comentário sobre o tempo, um olá ou até, quando possível, se interessar em conhecer melhor as pessoas, ouvi-las. DETALHISTA Certifique-se de que não há nada que possa fazer para melhorar o trabalho, apresentá-lo o mais bem feito possível, alertar os colegas e os superior sobre algum detalhe esquecido no trabalho ou reunião. CULTO Desenvolva assuntos mais incomuns do que os mesmos de todo dia. Converse sobre atualidades, novidades, não para demonstrar que sabe, mas com o objetivo de compartilhar com as outras pessoas.

8 PERSONALIDADE GROSSEIRO Conheça melhor as pessoas antes de fazer brincadeiras ou comentários maliciosos. Tenha cuidado com o que fala, controle seus impulsos negativos como, brincadeiras de mal gosto, piadas indelicadas, palavrões e ironias. Evite críticas e comentários negativos. ARROGANTE Procure elogiar sempre a equipe, reconhecer o trabalho das pessoas que trabalham com você, falar positivamente dos resultados da empresa e do departamento, antes de falar de suas realizações e realizar críticas. Peça conselhos aos colegas de trabalho e ao superior hierárquico e ponha em prática as boas sugestões. DESCONTROLADO EMOCIONALMENTE Evite chorar no trabalho, conversar em tom de voz elevado, falar agressivamente, bater porta, etc. Pelo contrário: mesmo quando irritado, continue a conversa no mesmo tom de voz, ouça a pessoa para depois falar, demonstrando controle e levando o assunto para o consenso. PREGUIÇOSO Procure colocar-se à disposição para realizar tarefas quando estiver ocioso, chegue um pouco antes do horário e fique uns minutos depois do horário de saída do expediente, de preferência trabalhando, fazendo algo ligado ao trabalho. Algumas ações que suavizam as características negativas:


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