A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 são aqueles considerados dispensáveis, porém necessários, em alguns contextos, para o entendimento daquilo que é enunciado.  Os termos acessórios são.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " são aqueles considerados dispensáveis, porém necessários, em alguns contextos, para o entendimento daquilo que é enunciado.  Os termos acessórios são."— Transcrição da apresentação:

1

2  são aqueles considerados dispensáveis, porém necessários, em alguns contextos, para o entendimento daquilo que é enunciado.  Os termos acessórios são responsáveis por caracterizar um ser, determinar os substantivos e exprimir alguma circunstância.  São eles: o adjunto adnominal, o adjunto adverbial e o aposto.

3  É o termo acessório da oração que se liga ao substantivo, oferecendo-lhe características ou determinações.  O adjunto adnominal pode ser representado por um artigo, um numeral, um adjetivo, um pronome adjetivo, uma locução adjetiva ou até por uma oração adjetiva.  EXEMPLOS:  Esses dois rapazes me olharam estranho.  A história do mundo nunca é bem contada.

4  É o termo acessório da oração que se refere a um nome antecedente, dando-lhe explicações, características, identificações ou esclarecimentos. O aposto aparece, na maioria das vezes, entre vírgulas ou com sinal de pontuação.  EXEMPLOS:  Júlia, professora de matemática, não foi dar aulas hoje.  O menino, morador vizinho, fez muito barulho essa noite.  Peço-te uma coisa: tranquilidade.

5  É o termo acessório da oração que se une a verbos, adjetivos e advérbios, indicando-lhes circunstâncias. Funciona como advérbio e pode ou não ser introduzido por preposição. As principais circunstâncias trazidas pelos adjuntos adverbiais são: tempo, lugar, causa, modo, assunto, finalidade, companhia, negação, condição, instrumento, intensidade e concessão.  EXEMPLOS:  Estudei muito (adjunto adverbial de intensidade) para a avaliação (adjunto adverbial de finalidade).   Não (adjunto adverbial de negação) consigo escrever com lápis (adjunto adverbial de instrumento).   Ontem (adjunto adverbial de tempo), encontrei-a no Campo Grande (adjunto adverbial de lugar).

6  O vocativo é o termo independente da oração que tem como intuito estabelecer contato com o interlocutor. Sempre aparece com sinal de pontuação (exclamação ou vírgula).  EXEMPLOS:  O tempo, meu caro, destrói as lembranças.  Ó meu Deus! Ajude-me.


Carregar ppt " são aqueles considerados dispensáveis, porém necessários, em alguns contextos, para o entendimento daquilo que é enunciado.  Os termos acessórios são."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google