A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Transtornos mentais pelo uso de substâncias psicoativas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Transtornos mentais pelo uso de substâncias psicoativas."— Transcrição da apresentação:

1 Transtornos mentais pelo uso de substâncias psicoativas

2 Os transtornos mentais induzidos pelo uso de substâncias psicoativas definem os padrões de relacionado à busca a ingestão e ao abuso destas substâncias.

3 O CID 10 divide essas substâncias em: intoxicação, aguda, uso nocivo, síndrome de dependência, estado de abstinência, transtorno psicótico e síndrome amnéstica.

4 Algumas substâncias podem afetar estados mentais percebidos internamente, como humor, e atividades observadas de forma externa, como o comportamento.

5 Substâncias com potencial de abuso são aquelas que podem desencadear no individuo a auto administração repetida, que resulta em tolerância, abstinência e comportamento compulsivo de consumo.

6 Tolerância é a necessidade de crescentes quantidade da substância para atingir o efeito desejado.

7 Transtornos relacionados ao álcool O uso de álcool constitui a terceira causa de mortalidade, entre 30% a 45% da população adulta já teve pelo menos um episódio passageiro. Em comparação aos grupos, os brancos tem as taxas mais altas de uso de álcool, 56%.

8 Abstinência é a síndrome característica, conforme a substância, que se apresenta ao reduzir ou suprimir a sua ingestão.

9 Tóxico dependência Categoria diagnóstica caracterizada pela presença de sinais e sintomas fisiológicos, cognitivos e de conduta relacionados à perda de controle da pessoa sobre o consumo da substância.

10 Fatores de predisposição Fatores biológicos: tendências familiares (sobretudo no alcoolismo) Fatores psicológicos: existência de traços de personalidade oro - dependente, baixa auto- estima, traços familiares de falta de estabilidade emocional, falta de modelos positivos de comportamento, falta de confiança em si mesmo.

11 Abuso de substâncias – em que um uso patológico e incapacidade para deixá-lo, falhas no cumprimento de obrigações por tempo superior a um mês.

12 Dependência de substâncias – mais grave do que o abuso; neste caso, além das características anteriores existe dependência física, que se caracteriza por tolerância ou abstinência, ou ambas.

13 Existem 5 tipos de substâncias: Álcool Barbitúricos e sedativos hipnóticos Opiaceos Anfetaminas Derivados da canabis

14 Relacionados com o abuso mais não com a dependência: Cocaína Fenciclidina Alucinógenos

15 Relacionados com a dependência: tabaco


Carregar ppt "Transtornos mentais pelo uso de substâncias psicoativas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google