A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

* Figuras de sintaxe *. ELIPSE: omissão de um termo facilmente subentendido. “No fim da festa, sobre as mesas, copos e garrafas vazias”. (ausência do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "* Figuras de sintaxe *. ELIPSE: omissão de um termo facilmente subentendido. “No fim da festa, sobre as mesas, copos e garrafas vazias”. (ausência do."— Transcrição da apresentação:

1 * Figuras de sintaxe *

2 ELIPSE: omissão de um termo facilmente subentendido. “No fim da festa, sobre as mesas, copos e garrafas vazias”. (ausência do verbo “haver”) FIGURAS DE SINTAXE (relacionam-se à construção das frases)

3 ZEUGMA: uma das formas da elipse. Consiste em fazer participar de dois ou mais enunciados um termo expresso apenas em um deles. Maria comprou um lápis; Antônio, um livro. (O termo oculto, que pode ser recuperado no enunciado anterior é “comprou”.)

4 POLISSÍNDETO: repetição expressiva do conectivo. “Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua!” (Olavo Bilac) “Vou pegar o lápis que caiu, e cai a caneta, e o livro, e o caderno, e a escola.” (adaptado de “meme” do facebook)

5 ASSÍNDETO: omissão intencional de conjunção. “Vim, vi, venci.” (Júlio César)

6 PLEONASMO: reforço estilístico da expressão “Ele admirava menos a tela que a pintora, ela menos o espetáculo que o admirador; e eu via-os com estes olhos que a terra fria há de comer.” (Machado de Assis) Obs: o pleonasmo só é considerado um recurso expressivo quando há uma intencionalidade discursiva; caso contrário...

7 ANÁFORA: repetição da mesma palavra no começo de cada um dos membros da frase. Se a repetição vier no final, denomina-se epístrofe. “Água de fonte (...) água de oceano/água de pranto.../Água de rio.../Água de chuva, água cantante das levadas...” (Manuel Bandeira) “E quando eu estiver triste, simplesmente me abrace Quando eu estiver louco, subitamente se afaste Quando eu estiver fogo, suavemente se encaixe.” (Skank)

8 HIPÉRBATO (OU INVERSÃO): inversão da ordem natural das palavras na frase ou da frase no período. “De tudo, ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento” (Vinícius de Morais) (Ordem Direta: Antes de tudo e sempre, serei atento ao meu amor, e com tal zelo e tanto, que meu pensamento mais se encante dele mesmo em face do maior encanto.

9 SILEPSE: concordância com um termo subentendido. a)gênero: A grande e corrida São Paulo. b) número: O casal resolveram não pagar a conta. pois questionaram o valor. c) pessoa: Os brasileiros somos bastante patriotas.


Carregar ppt "* Figuras de sintaxe *. ELIPSE: omissão de um termo facilmente subentendido. “No fim da festa, sobre as mesas, copos e garrafas vazias”. (ausência do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google