A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MINISTÉRIO DA PESCA E AQUICULTURA - MPA Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura no Acre. Juliana Rodrigues de Oliveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MINISTÉRIO DA PESCA E AQUICULTURA - MPA Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura no Acre. Juliana Rodrigues de Oliveira."— Transcrição da apresentação:

1 MINISTÉRIO DA PESCA E AQUICULTURA - MPA Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura no Acre. Juliana Rodrigues de Oliveira

2 Pesca

3 Apoio à Cadeia Produtiva; Fábricas de Gelo; Caminhões Frigoríficos; Qualificação e Inclusão Social de Pescadores(as); Programa Pescando Letras,Telecentros; Cursos Tecnicos e profissionalizantes Integrados em Pesca e Aquicultura em parceria com o Sebrae, pronatec; Organizações do Setor Pesqueiro. Principais atividades desenvolvidas

4 Entraves Negociações com instituições bancarias; Solicitação de termo de anuência para pescador artesanal; Falta de corpo técnico; Alto nível de inadimplência no setor pesqueiro.

5 SFPA nos eventos Recadastramento de pescadores em Cruzeiro do Sul.

6 SFPA/AC nos eventos

7 Empreendimentos concernente à pesca Coopeixe (Peixes do Bujari) A primeira indústria de embutidos de peixe do Bujari com capacidade para processar até 30 toneladas de peixe por mês. Os resultados se devem à união dos mais de 200 cooperados. O corpo técnico da empresa, em geral, é ocupado por pessoas ligadas à produção, o que potencializa o funcionamento dela. A produção neste momento está focada no fornecimento para a merenda escolar da rede pública de ensino. O peixe fornecido para o cardápio escolar passa por um processo de retirada de escamas e espinhas. Em seguida a carne é separada mecanicamente, surgindo um picadinho de peixe.

8 Atende as demandas de secretarias, instituições filantrópicas e escolas. Formas de embalagens. Empreendimentos concernente à pesca

9 Quantidade de Pescadores e embarcações registradas Pescadores: registrados no RGP. Embarcações: 20 embarcações registradas no Estado, porem existem outras em processo de registro.

10 De Janeiro a Novembro foi totalizado o montante de 4051,67 toneladas na produção pesqueira. Os peixes com maior produtividade foram: Peixe Gato: 921,43 t; Piau: 1213,71 t; Curimatá: 588,62 t; Pacu: 416,56 t; Outros: 911,35 t. Quantidade de Produção Pesqueira

11 Aquicultura

12 Principais Atividades Fomentar a piscicultura no Estado do Acre o para atender a demanda de produção de peixes para o consumo da população acriana; Curso técnico em aquicultura no instituto federal do acre; Cursos profissionalizantes na área de piscicultura em pareceria com o governo federal através no programa Pronatec e parceria com o SEBRAE.

13 Entraves Em nossa região os principais problemas são: A falta de uma equipe técnica desta SFPA/AC; Instituições financeiras Burocratizando o acesso ao Credito; Regularização fundiária onde quase 80% das terras do Estado do Acre não possuem titulação – reunioes para.

14 Sugestão para melhorias Formar um corpo técnico capacitado para atender e colaborar junto as demandas do Estado; Criar mecanismos junto ao Banco Central que visem diminuir a burocracia bancaria; Autorizar o acesso ao credito para assentamentos rurais e posseiros regularizados.

15 Relação com a SFPA - AC Em agosto foi inaugurado o laboratório de alevinagem, parte do Complexo de Piscicultura no Acre.

16 De janeiro a novembro foi totalizado o montante de toneladas na produção pesqueira. Os peixes com maior produtividade foram: Tambaqui: 4524,94 t; Curimatá: 1506,97 t; Piau: 1224,126 t; Pirarucu: 217 t; Outros: 3349,94 t. Quantidade de Produção de Aquicultura

17 Empreendimentos O principal empreendimento foi a construção o Complexo Industrial de Piscicultura que é composto por três unidades: Centro Tecnológico de Produção de Alevinagem, Fábrica de Ração e Frigorífico. As obras e instalação dos tanques e equipamentos do Centro de Alevinagem foram concluídas. O frigorífico foi dimensionado para processar 60 toneladas/dia.

18 Quantidade de Aquicultores no Acre No estado do Acre são registrados 1092 Aquicultores. Sendo que Rio Branco destaca-se com o maior numero de Aquicultores tendo 167 registros.

19 Outras Atividades

20 Convênios Vigentes Total de 06 convênios para apoio a ampliação da lamina d'água destinada a piscicultura de base familiar Total geral de Recursos investidos: R$ ,21

21 Cursos do PRONATEC-IFAC 2013/2014 Foram pactuadas e ofertadas 30 vagas para o curso de Piscicultura em parceria com o instituto Federal do Acre – IFAC, no município de Cruzeiro do Sul em Para 2014, foram pactuadas 825 vagas para o 1º semestre, onde serão ofertados cursos de pescador profissional, Piscicultura, Preparador de Pescado e Aquicultor, distribuídos entre os municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Xapuri.

22 Fiscalização e Vistorias Fiscalizações realizadas no acompanhamento dos convênios; Vistorias realizadas nos bens pertencentes ao MPA, tais como: Escavadeiras Hidráulicas, Fabricas de Gelo e Caminhões Frigoríficos.

23 OBRIGADA!


Carregar ppt "MINISTÉRIO DA PESCA E AQUICULTURA - MPA Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura no Acre. Juliana Rodrigues de Oliveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google