A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Marcelo Alberto Lauschner Analista/Programador Protheus Microsiga.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Marcelo Alberto Lauschner Analista/Programador Protheus Microsiga."— Transcrição da apresentação:

1 Marcelo Alberto Lauschner Analista/Programador Protheus Microsiga

2 Armazenar digitalmente no Banco de dados do Microsiga todos os XMLs de NF-e/CT-e/CC-e. Otimizar processo de escrituração de documentos fiscais eletrônicos. Unificar gerenciamento de todos os arquivos XMLs numa só base, multi-empresas e filiais.

3 O primeiro passo é adicionar a rotina ao Menu do módulo Compras No Configurador em Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013), inclua as novas opções de menu do “Compras” conforme instruções a seguir MenuAtualizações SubMenuMovimentos Nome da RotinaCentral NF-e – XML ProgramaXMLDCONDOR MóduloCompras TipoFunção de Usuário TabelasSD1/SF1/SA2

4 O segundo passo é compilar a Patch Isto pode ser tanto pelo IDE como no TDS.

5 Acesse a rotina O primeiro acesso a rotina deve ser feito com usuário de perfil Administrador para execução do Wizard de implantação. O Wizard sempre será aberto para usuários do grupo Administradores. O Wizard deve ser rodado de preferência em mono-usuário. Há um atalho de limpeza do parâmetro XM_BLQPOP ao clicar no avançar desta primeira janela do Wizard, caso fique bloqueado durante o recebimento de s. Este parâmetro é uma espécie de semáforo para que somente um usuário por vez baixe os XMLs da conta de .

6 Configurando SMTP Configuração de conta SMTP para envio de s pela rotina, como alerta sobre conferência de notas, rejeição de notas canceladas, divergência de NCM, etc... Ao confirmar as perguntas será enviado um caso consiga autenticar. No campo “Conta de ” é possível usar configurar da seguinte forma: Central XML

7 Configurando POP Configuração de conta POP3/IMAP para recebimento de s pela rotina. Caso a importação seja por meio de diretório, deve-se desmarcar a opção “Recebe via ”. O diretório\NF-e\ vem como sugestão para uso da rotina, para salvar os anexos de abaixo do \Protheus_data\

8 Parametrização Nesta interface se configura os acessos dos usuários que terão o perfil de Escrita Fiscal e Compras. Também se define se pedido de compra será Obrigatório para Notas de mercadoria. Lista de finais de CFOP para atribuir tipo de nota conforme CFOP de saída no XML, para Beneficiamento e Devolução. Exceção de CFOPs que não precisam de pedido de compra. CFOPs para conversão automática no controle de Poder de Terceiros Lançamento com pré-nota URLs para consulta Web no Protheus de NF-e e CT-e. É necessário configurar no SmartClient ( BrowserEnabled=1 )

9 Parametrização Habilita botão para gerar pedido de compra a partir dos itens da nota. Configura-se os produtos para lançar CT-e de Frete sobre vendas. Habilita opção de buscar a Conta Contábil / Centro de Custo / Classe Valor e Item Conta das notas de saída referenciadas no XML do CT-e para preencher os dados da nota de entrada. Permite bloquear lançamento de notas e conhecimentos eletrônicos no sistema caso o XML da chave eletrônica não conste na Central XML.

10 Parametrização Configuração para uso de TES inteligente Parametrização para cálculo da Alíquota de ICMS existente no CT-e com o que é devido. Habilita tela de confronto de impostos ao finalizar o lançamento de uma nota fiscal, mostrando os valores da Base, alíquota e imposto do XML com os valores da Nota em escrituração, auxiliando na conferência do Depto Fiscal. Força bloqueio de lançamento de notas em que o CFOP de equivalência não corresponder. Listagem estará disponível no site de documentação. Valida tolerância de recebimento de materiais ao vincular pedidos de compra.

11 Parametrização Nesta etapa são exibidas as configurações necessárias para a criação de 4 campos em Tabelas do sistema. 1 Campo na SF4 para converter Bonificações e 3 campos na SA5 para auxiliar a conversão de fatores e unidades de medida de Produtos X Fornecedor. Também é exibido um alerta que a configuração na tabela SXD foi concluída, o que permite a adição de funções da rotina no Schedule. Se o parâmetro MV_CHVNFE estiver desabilitado é exibido um alerta avisando que validação via TSS não será feita nas notas no momento de sua escrituração. Por fim é feita a pergunta para executar o processo que irá criar as tabelas Dbaccess (Sem SX2 e SX3)para o controle da Rotina Central XML.

12 Acessando a Rotina Lista de perguntas para filtrar registros. Pode-se visualizar XMLs apenas da empresa em uso ou localizar XML de outras empresas sem sair da rotina. Filtra-se Fornecedor e Loja De: Filtra-se Fornecedor e Loja Até: Data de emissão: Status da Nota CNPJ do XML, indiferente se for CT-e ou NF-e de Fornecedor ou Cliente Verificação da Chave por meio do TSS Microsiga Considera impostos do XML para o lançamento da Nota. Padrão é “Não considera” pois a configuração do TES e Produto é que irá definir os impostos. Filtra XML só de NFe (SPED) ou CT-e Exibir Vinculo PC/NF é uma tratativa para que o vinculo com Pedido de Compra seja de forma automática ou manual ( item a item ). Padrão é Exibe Pergunta, para escolher em cada posicionamento de Nota.

13 Legenda das Notas Fiscais Legenda dos itens das Notas Fiscais

14 Receber s: Este botão tem a finalidade de ler a caixa postal configurada e baixar todos os XMLs para a Central XML. Neste processo é feita a checagem se o XML está dentro do Schema esperado, se tem Protocolo de autorização além de verificar se a chave eletrônica está autorizada. Ver Danfe/Dacte: Se o PDF original da NF-e ou CT-e veio junto ao e- mail com o XML, a rotina irá ler o arquivo PDF salvo no banco de dados ( Oracle/MSSQL ) e gravar numa num diretório a ser escolhido pelo usuário e então o programa padrão do computador do usuário irá abrir o PDF da nota. Caso não tenha o PDF original, a rotina se encarrega de montar um DACTE ( para CT-e ) num relatório TMSPrinter do Protheus, ou então gerar um arquivo XML num diretório a ser escolhido pelo usuário e usar o programa padrão do computador do usuário para ler o XML e gerar o Danfe. A sugestão que se use o DanfeView disponível em Exportar XML´s : Permite gerar arquivos XML´s das notas filtradas na tela, ou ainda escolher exportar para Excel a lista de nota filtrada na tela conforme as colunas disponíveis no listbox.

15 Consultar Sefaz: Somente disponível para o usuário que estiver incluído na lista de ID de usuários do parâmetro XM_USRXMLN que define quem tem permissões de Escriturar Nota fiscal e validar consultas Sefaz. Esta consulta Web para consulta resumida da NF-e ou CT-e só é possível se SmartClient em uso pelo usuário estiver habilitada a chave BrowserEnabled=1. Esta consulta também é aberta quando a consulta via TSS não é possível de ser concluída, nos casos em que há falha na internet ou no Webservice. Concluir Conferência: Edi Conemb

16 Nome Cargo Grupo

17

18 Nome Cargo Empresa

19 Nome Cargo Empresa

20


Carregar ppt "Marcelo Alberto Lauschner Analista/Programador Protheus Microsiga."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google