A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tratamento dos Resíduos Sólidos – Reciclagem R S Construção Civil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tratamento dos Resíduos Sólidos – Reciclagem R S Construção Civil"— Transcrição da apresentação:

1 Tratamento dos Resíduos Sólidos – Reciclagem R S Construção Civil
Técnico em Meio Ambiente Sistemas de Tratamento de Água e Resíduos Tratamento dos Resíduos Sólidos – Reciclagem R S Construção Civil Simoni Micheti Geraldo

2 Impactos Ambientais Grandes quantidades geradas, o que demanda a determinação de áreas adequadas para a disposição destes materiais, cada vez maiores e mais distantes, e com custos operacionais elevados.

3 Aterro de Resíduos Sólidos de Construção Civil em São Paulo

4 Disposição Inadequada
Região Oeste de Belo Horizonte- MG Deposição irregular em Diadema - SP

5 Desperdício de Recursos Naturais
Perdas em média entre 20 e 30% da massa total de materiais usados na obra; O setor de construção civil no Brasil é responsável por cerca de 40% dos resíduos gerados; A geração de RCD decorrentes da construção civil em cidades de médio e grande portes é tal que, se fossem previstas a reciclagem e a reutilização do material gerado, as necessidades de pavimentação de novas vias públicas ou construções de habitações populares seriam totalmente satisfeitas; São Paulo: estima-se que são geradas ton/mês, o que permitiria a construção de unidades habitacionais de 50 m2/mês ou,considerando o emprego como sub-base para a pavimentação de vias públicas, permitiria a pavimentação de m/mês.

6 Fatores que contribuem para geração
Definição e detalhamento insuficientes em projetos de arquitetura, de estruturas, formas, instalações, entre outros; Falta de conscientização do setor em relação aos impactos ambientais ao longo do ciclo de vida dos materiais; Mão-de-obra pouco qualificada ou pouco informada; Ausência de procedimentos operacionais e mecanismos de controle de execução e inspeção; Rápido e desordenado crescimento populacional urbano.

7 Gerenciamento dos Resíduos Sólidos de Construção Civil
Os geradores deverão ter como objetivo prioritário a não geração de resíduos e, secundariamente, a redução, a reutilização, a reciclagem e a destinação final. Através de conscientização dos trabalhadores... Melhores procedimentos... Matérias-primas adequadas... Planejamento...

8 Segregação do Resíduo na origem

9 Triagem na área de Transferência

10 Demolição Seletiva

11 Reciclagem Agregado reciclado: é o material granular proveniente do beneficiamento de resíduos de construção que apresentem características técnicas para a aplicação em obras de edificação, de infra-estrutura, em aterros sanitários ou outras obras de engenharia.

12 Processo de recepção, triagem e destinação final dos Resíduos Sólidos de Construção Civil

13 Usina de Reciclagem do Resíduo Sólido de Construção Civil

14 Produtos da Reciclagem

15 Utilidades do Material Reciclado
Recuperação de trechos de asfalto urbano danificado; Reincorporação no processo construtivo como matéria-prima; Agregado na construção de pré-moldados.

16 Exemplo A Usina de Reciclagem de Entulho de São Carlos (URESC) foi instalada em outubro de A Prohab (Progresso da Habitação de São Carlos), autarquia que administra a usina, estabeleceu parcerias com diversas empresas de caçambas. Dessa forma, chegam à usina de reciclagem cerca de 20 caçambas de entulho por dia. Esta usina tem capacidade para processar 160 toneladas de RCD por dia. O produto da reciclagem é transferido para a fábrica de artefatos de cimento da Prohab que produz blocos, canaletas, pisos de concreto, etc. Esse material é utilizado em obras de habitação social, reduzindo o seu custo.

17 Usina de Reciclagem de Entulho de São Carlos
Artefatos de cimento fabricados com agregado reciclado de Resíduo Sólido de Construção Civil

18 Aterro de Resíduos Sólidos de Construção Civil
Condições de Operação Recebimento, triagem, e disposição dos resíduos; Equipamentos de Segurança; Inspeção e manutenção.

19 A resolução 307 do Conama prevê dois tipos de aterros para resíduos sólidos de construção civil: aterros de reservação para futura reciclagem dos materiais e aterros de regularização geométrica para uso futuro da área, segundo projeto de ocupação apresentado aos órgãos públicos competentes e aprovado por estes. O material a ser utilizado deverá ser previamente triado, e no caso de aterro de reservação para futura reciclagem, os materiais deverão ser dispostos em zonas homogêneas, de acordo com a natureza do material predominante.


Carregar ppt "Tratamento dos Resíduos Sólidos – Reciclagem R S Construção Civil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google