A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TI aplicada a Logística

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TI aplicada a Logística"— Transcrição da apresentação:

1 TI aplicada a Logística

2 Tecnologia da Informação (TI)
Forças e pressões sobre as organizações. TI Mudanças e transformações no mercado Organização eficiente e eficaz Novos modelos de gestão

3 Tecnologia da Informação (TI) Tecnologia da Informação
Novos modelos de negócios Globalização Pressão sobre organizações Redução de Custos e produtividade Comportamento cliente Tecnologia da Informação

4 Tecnologia da Informação (TI)
TI é a sustentação da economia globalizada, gerenciando e distribuindo informações por redes globais.

5 Comportamento do cliente
Comportamento cliente: Expectativa crescente: qualidade, preços, atendimentos. Clientes bem informados com variedade de escolhas. Necessidade de gerencias o relacionamento com os clientes.

6 O papel da TI na Logística
Década de 80: manual, lento e erros. A partir da década de 90: informações e tecnologias essenciais.

7 O papel da TI na Logística
Sistemas de informações logísticas são a interligação das atividades logísticas para criar um processo integrado. (Bowersox e Closs, 2001)

8 O papel da TI na Logística - Princípios
Disponibilidade; Precisão; Atualização em tempo hábil; LIS baseado em exceções; Flexibilidade; Formato adequado.

9 Aplicações TI na Logística
Aplicações hardware Aplicações software Microcomputadores Palmtops Códigos de barra Coletores de dados RFID Transelevadores Sistemas GPS Computadores de bordo Picking automático TMS WMS MES DRP MRP e ERP Simuladores Otimização de redes Previsão de vendas EDI Fonte: VIEIRA, Rubens. TI aplicada a Logística.

10 Soluções TI na Logística
Foco nas tecnologias da informação que ajudam a área de execução. Banco de Dados Sistema de Gerenciamento de Estoques (MES) Sistema de Gerenciamento de Armazéns (WMS) Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS) Finanças Fonte: VIEIRA, Rubens. TI aplicada a Logística.

11 Warehouse Management System (WMS)
Integração de software, hardware e equipamentos periféricos para gerenciar espaço, equipamentos e maõ-de-obra em armazéns ou centros de distribuição. Melhora a operação de armazenagem por meio da eficiente gestão de informações e dos recursos disponíveis.

12 Warehouse Management System (WMS)
Conferência Produto liberado para estocagem Separação ou “derrubada” Conferência dos produtos transferidos do estoque Separação por Nota Fiscal Recebimento Expedição WMS Fonte: VIEIRA, Rubens. TI aplicada a Logística.

13 Warehouse Management System (WMS)
Integrador e processador de informações. Controla e gerencia movimentação.

14 Warehouse Management System (WMS)
Objetivos: Aumentar a precisão das informações de estoque; Incrementar a velocidade e qualidade das operações do centro de distribuição; Aumentar a produtividade do pessoal e dos equipamentos do depósito.

15 Warehouse Management System (WMS)
Funcionalidades: Rastreabilidade das operações; Inventários físicos rotativos e gerais; Planejamento e controle de capacidades; Definição de características de uso de cada local de armazenagem.

16 Warehouse Management System (WMS)
Funcionalidades: Sistema de classificação dos itens; Controle de lotes, data de validade de produto e situação de controle de qualidade; Picking; Interface com clientes e fornecedores.

17 Transportation Management System (TMS)
Objetivo: Administrar transportes, permitindo que o usuário visualize e controle operação logística.

18 Transportation Management System (TMS)
Coleta e entrega: Roteirização – define melhores rotas, reprogramação. Rastreamento – transmissão dados GPS. Monitoração – informações geográficas.

19 Transportation Management System (TMS)
Gestão de frotas: Verificação e manutenção do veículo. Regulamentados.

20 Transportation Management System (TMS)
Gestão de fretes: Cadastro empresas transportadoras. Fretes por rota. Simulador de fretes. Fretes por diferentes modais.

21 Transportation Management System (TMS)
Controle de cargas: Acomodação das cargas.

22 Transportation Management System (TMS)
Benefícios: Redução de custos de transportes. Melhoria no nível de serviço. Melhoria na composição das cargas.

23 Transportation Management System (TMS)
Gerência de Transporte; Gestão da Frota e frete. Otimização Controle Rastreamento Acompanhamento TMS (Transportation Management System) Planejamento Roteirização

24 Manufacturing Execution System (MES)
Chão-de-fábrica – orientado para melhorar o desempenho. Objetivo: Gerenciar todas as etapas de produção.

25 Manufacturing Execution System (MES)
Finalidade: Coletar e armazenar informações. Monitorar os recursos de produção em tempo real. Monitorar as possíveis quebras e reduções do ritmo de produção. Controlar o fluxo de materiais.

26 Manufacturing Execution System (MES)
Funções: Armazenamento das informações de atividades da produção. Instrução para reposição de material na linha de produção. Monitoramento da produção em tempo real. Análise do desempenho de produção.

27 Manufacturing Execution System (MES)
Benefícios: Redução do desperdício. Redução do tempo de produção. Redução dos custos de mão-de-obra. Apoio na melhoria contínua. Melhoria na qualidade do produto final.

28

29 Entregas realizadas por mês: 800.000
A empresa Filiais próprias: 88 Docas: 1.800 Funcionários: – CLT 1.200 – Terceirizados Entregas realizadas por mês: Frota própria: 985

30 Entregas realizadas por mês: 800.000
A empresa Filiais próprias: 88 Docas: 1.800 Funcionários: – CLT 1.200 – Terceirizados Entregas realizadas por mês: Frota própria: 985

31 TMS

32 WMS

33 WMS

34 WMS

35 WMS

36 WMS

37 WMS Encomenda passando pelo scanner para leitura da etiqueta de código de barras e cubagem após ter passado pela balança.

38 WMS

39 WMS

40 WMS

41 WMS

42 WMS Vista externa das plataformas de embarque, com veículos preparados para receber as encomendas já classificadas por destino.


Carregar ppt "TI aplicada a Logística"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google