A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Um projecto pedagógico | MUSEU DA MÁSCARA E DO TRAJE Organização da Câmara Municipal de Bragança.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Um projecto pedagógico | MUSEU DA MÁSCARA E DO TRAJE Organização da Câmara Municipal de Bragança."— Transcrição da apresentação:

1 Um projecto pedagógico | MUSEU DA MÁSCARA E DO TRAJE Organização da Câmara Municipal de Bragança

2 Um projecto pedagógico | MUSEU DA MÁSCARA E DO TRAJE A divulgação de uma cultura “…construir um espaço novo de cultura, vocacionado para todos, independentemente da sua profissional, grau académico ou idade. Um espaço para alunos, artesãos, artistas, cidadãos comuns, grupos de mascarados, professores, turistas… Ou seja, um espaço diferente e inovador, para quem ama a máscara e as suas Manifestações ou para quem tem a simples curiosidade de a conhecer no seu meio…” Luís Canotilho

3 Um projecto pedagógico | MUSEU DA MÁSCARA E DO TRAJE A divulgação de uma cultura Sendo o nordeste transmontano a região por excelência onde o uso da máscara persiste em trazer à memória antigos rituais que se perdem na noite dos tempos. É nos meses de Inverno que os rituais se sucedem transformando-se em preciosidades do folclore transmontano. Vivendo-os é quase regressar às festividades da antiguidade pagã e serão porventura um dos poucos elos de ligação que resta, ao fim de dois milénios de Cristianismo, a essa forma de estar e viver em sintonia com os ciclos da natureza. Festas pagãs que acabariam por ser cristianizadas e que sobreviveram em harmoniosa convivência com as celebrações cristãs. Estes rituais estendem-se no entanto à vizinha região de Castilha / Leão, na zona de Aliste. Estamos perante uma região fisicamente idêntica ao nível cultural que está dividida entre duas nações que se aproximam cada vez mais.

4 Um projecto pedagógico | MUSEU DA MÁSCARA E DO TRAJE Os edifícios e a sua localização estratégica O edifício do Museu da Máscara e Traje situar-se-á num edifício da Câmara Municipal de Bragança, em processo de recuperação. O local, observável na imagem seguinte da planta da cidadela de Bragança, é deveras privilegiado, situando-se na rua principal da cidadela (D. Fernão o Bravo) que dá acesso ao Museu Militar de Bragança (2º mais visitado a nível nacional). Por outro lado e a nível de Bragança, situa-se na rota cultural da cidade, constituída fundamentalmente por duas propostas: I - A via dos equipamentos culturais  Teatro Municipal   Centro Cultural   futuro Museu de Arte Moderna   Museu Abade de Baçal   Museu da Máscara e do Traje   Museu Militar . II - A quadratura dos museus  futuro Museu de Arte Moderna   Museu Abade de Baçal   Museu da Máscara e do Traje   Museu Militar . Dada a sua situação estratégica, perspectiva-se portanto, para o Museu da Máscara e Traje, um êxito ao nível de visitantes. No entanto, por ser um projecto pedagógico, não estará certamente limitado aos meses quentes da Primavera e Verão. O Museu da Máscara e Traje será constituído por dois edifícios separados cerca de 50 metros entre si, que terão a seguinte designação: Museu da Máscara e Traje; Oficina da Máscara e Traje.

5 Um projecto pedagógico | MUSEU DA MÁSCARA E DO TRAJE Os edifícios e a sua localização estratégica Museu da Máscara e Traje É uma antiga habitação constituída por rés-do-chão e dois pisos. Este edifício será a verdadeira montra da máscara transmontana, não deixando também de ter funções pedagógicas. Será fundamentalmente o espaço informativo e de divulgação da máscara de Trás-os-Montes, o espaço pedagógico e de investigação, e também o espaço comercial.

6 Um projecto pedagógico | MUSEU DA MÁSCARA E DO TRAJE Os edifícios e a sua localização estratégica Oficina da Máscara e Traje O primeiro edifício constitui-se como a primeira habitação da cidadela e possui no alçado sul a muralha do castelo. É uma antiga habitação de pequenas dimensões, constituída por rés-do-chão e primeiro piso, com ligação a um pequeno espaço exterior descoberto. Este edifício será destinado às acções práticas de carácter pedagógico, como a realização de cursos de máscaras para os diversos níveis de ensino e para o trabalho promocional dos artesãos. Será fundamentalmente o atelier da máscara e do traje, nas suas inúmeras vertentes ligadas aos campos do artesanato, artes plásticas, artes dramáticas e do teatro e das expressões artísticas dos diversos níveis de ensino. É o espaço prático da concepção e inovação artística, pedagógica em confronto permanente com a divulgação da actividade artesanal, através dos construtores das máscaras transmontanas.

7 Um projecto pedagógico | MUSEU DA MÁSCARA E DO TRAJE O organigrama

8 Um projecto pedagógico | MUSEU DA MÁSCARA E DO TRAJE Espaços temáticos do Museu da Máscara e do Traje Piso O | Artesãos da máscara e do traje; Piso 1 | Festas de Inverno em Trás-os-Montes (Festas de Natal / Ano Novo); Piso 2 | Festas de Inverno em Trás-os-Montes (Festas do Entrudo / Carnaval); Festas de Aliste (Castilla y Leon).

9 Um projecto pedagógico | MUSEU DA MÁSCARA E DO TRAJE Espaços temáticos do Museu da Máscara e do Traje Piso O | Artesãos da máscara e do traje; Piso 1 | Festas de Inverno em Trás-os-Montes (Festas de Natal / Ano Novo); Piso 2 | Festas de Inverno em Trás-os-Montes (Festas do Entrudo / Carnaval); Festas de Aliste (Castilla y Leon).

10 Um projecto pedagógico | MUSEU DA MÁSCARA E DO TRAJE Espaços temáticos da Oficina Máscara e do Traje Pretende ser um espaço de permanente acção e experimentação por parte de docentes e jovens em idade escolar, bem como de actividade artesanal. Deverá ser, obrigatoriamente, uma estrutura de cultura viva. O objectivo pedagógico será fundamental para a divulgação nos jovens em idade escolar. Este objectivo poderá será apoiado por alunos estagiários dos cursos vocacionados do Instituto Politécnico de Bragança. Este espaço destinar-se-á à realização de workshops de construção de máscaras para crianças e educadores. Durante uma semana por ano, cada artesão terá a possibilidade de expor, comercializar e trabalhar no local.

11 Um projecto pedagógico | MUSEU DA MÁSCARA E DO TRAJE Espaços temáticos do Portal Web da Máscara Pretende ser um espaço de permanente acção e experimentação por parte de docentes e jovens em idade escolar, bem como de actividade artesanal. Deverá ser, obrigatoriamente, uma estrutura de cultura viva. O objectivo pedagógico será fundamental para a divulgação nos jovens em idade escolar. Este objectivo poderá será apoiado por alunos estagiários dos cursos vocacionados do Instituto Politécnico de Bragança. Este espaço destinar-se-á à realização de workshops de construção de máscaras para crianças e educadores. Durante uma semana por ano, cada artesão terá a possibilidade de expor, comercializar e trabalhar no local.

12

13 Dia 5 de Dezembro (Segunda-Feira) 17 Horas – Cortejo dos Mascarados, Caretos e Mascaretos entre a Av. Sá Carneiro e a Praça Cavaleiro Ferreira. Desfile com grupos de mascarados das aldeias transmontanas, grupos de alunos que transportam os Mascaretos (Escola Secundária Abade de Baçal, Escola Secundária Emídio Garcia, Escola Secundária Miguel Torga, Escola Superior de Educação de Bragança e Instituto Superior de Línguas e Administração), grupos de gaiteiros e o grupo de dançarinos angolanos Kilandukilu (confronto artístico / estético entre o Tradicional e a Criação / Inovação). 19 Horas – Abertura oficial da II bienal da máscara “MASCARARTE 2005” no Centro Cultural de Bragança e inauguração das exposições: Na sala II A Máscara Angolana | Tons e Texturas da Angolanidade. Na sala I pintura e cerâmica Máscaras com carácter de Luís Canotilho. Dia 6 de Dezembro (Quarta-Feira) Horas – Abertura das Exposições dos concursos de Arte Infantil e Juvenil, Fotografia e Pintura e Escultura no Auditório Paulo Quintela. Dia 7 de Dezembro (Quarta-Feira) 10 Horas – Abertura do I Colóquio da Máscara | subordinado às temáticas das máscaras angolana e transmontana no Auditório do Conservatório de Música de Bragança. Apresentação da publicação | Mascararte 2003 – 1ª bienal da Máscara. – Espectáculo Danças Tradicionais de Angola | Ballet Tradicional Kilandukilu no Teatro Municipal de Bragança. Dia 9 de Dezembro (Sexta-Feira) 11 Horas – Abertura da Feira da Máscara. Exposição e venda de Máscaras e de elementos relacionados com a temática no Mercado Municipal de Bragança. Dia 10 de Dezembro (Sábado) 11 Horas – Abertura do Encontro Sons da Tradição – Gaitas de Foles: Saberes e Fazeres no Auditório do Conservatório de Música de Bragança e na Sala Polivalente (exposição fotográfica, mostra documental e conferências). Organização da Direcção- Regional da Cultura do Norte. Dia 15 de Dezembro (Quinta-Feira) 21 Horas – Cerimónia de encerramento da Mascararte 2005 | II Bienal da Máscara e entrega de prémios no Auditório do Conservatório de Música de Bragança. 23 Horas – Queima dos Mascaretos na Praça Cavaleiro Ferreira.


Carregar ppt "Um projecto pedagógico | MUSEU DA MÁSCARA E DO TRAJE Organização da Câmara Municipal de Bragança."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google