A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VII CONGRESSO PARAIBANO DE PEDIATRIA A NOVA ASSISTÊNCIA NA SALA DE PARTO SALA DE PARTO FERNANDA LIRA 13 a 15/9/2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VII CONGRESSO PARAIBANO DE PEDIATRIA A NOVA ASSISTÊNCIA NA SALA DE PARTO SALA DE PARTO FERNANDA LIRA 13 a 15/9/2012."— Transcrição da apresentação:

1 VII CONGRESSO PARAIBANO DE PEDIATRIA A NOVA ASSISTÊNCIA NA SALA DE PARTO SALA DE PARTO FERNANDA LIRA 13 a 15/9/2012

2  No Brasil, nascem cerca de 3 milhões de crianças/ano; 98% em hospitais (MS,2006) ;  Em 2005 e 2006, 15 RN morreram/dia devido a condições associadas à asfixia perinatal, sendo 5 RNT sem malformações congênitas (SBP, 2010). “ O NASCIMENTO É O EVENTO MAIS PERIGOSO COM O QUAL O SER HUMANO SE DEFRONTA DURANTE TODA SUA EXISTÊNCIA”

3 HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AO RECÉM-NASCIDO NOVAS DIRETRIZES ( SBP )

4 ACOMPANHANTES NO PARTO:  (...) a presença de acompanhante contribui para a melhoria dos indicadores de saúde e do bem-estar da mãe e do recém-nascido. A presença do acompanhante aumenta a satisfação da mulher e reduz significativamente o percentual das cesáreas, a duração do trabalho de parto (Hotimsky apud Rede Nacional Feminista de Saúde e Direitos Reprodutivos, 2002).  LEI FEDERAL , de 7 abril 2005 HRTN

5 ASPECTOS FUNDAMENTAIS  RECEBER COM DIGNIDADE A MULHER, SEUS FAMILIARES E O RECÉM NASCIDO ; A titude ética e solidária dos profissionais Organização da instituição (ambiente acolhedor) Instituir rotinas hospitalares Respeito às individualidades  ADOTAR MEDIDAS E PROCEDIMENTOS BENÉFICOS PARA O ACOMPANHAMENTO DO PARTO E DO NASCIMENTO ;  EVITAR PRÁTICAS INTERVENCIONISTAS DESNECESSÁRIAS.

6 E EU ??? Estou seguro de tudo que é feito por mim ; antes e depois do parto ?????? PORTARIA MS N° 1.067, 4 DE JULHO DE 2005 “ Todo recém-nascido tem direito à assistência neonatal de forma humanizada e segura”

7 O QUE NÃO É BOM PARA MIM?

8

9 O QUE É BOM PARA MIM?  NASCER DE PARTO NORMAL E HUMANIZADO A humanização do parto não significa mais uma nova técnica ou mais conhecimento, mas sim uma filosofia de atendimento que respeita a fisiologia do nascimento e as escolhas do casal grávido.

10 PRESENÇA DO NEONATOLOGISTA / PROFISSIONAL SAÚDE 1 em cada 10 RN necessita de assistência para iniciar a RESPIRAÇÃO ao nascimento. 1 em cada 100 RN necessita de INTUBAÇÃO TRAQUEAL e/ou MASSAGEM CARDÍACA. 1 em cada 1000 RN necessita de IOT, MC e MEDICAÇÕES, desde que a ventilação com BALÃO e MÁSCARA seja realizada corretamente

11  Ambiente : 26°  RN T : recepcionar em campos aquecidos, secar, desprezar campos úmidos e colocar no colo da mãe ( contato pele a pele ), cobrir com campos secos;  RN PT : fonte de calor radiante  menores de 1500g : saco plástico poroso touca de malha tubular  Adiar pesagem e banho

12  CLAMPEAMENTO TARDIO  Posição placenta X RN.

13  CONTATO PELE A PELE IMEDIATO E EFETIVO  Mantém a Temperatura  Maior estabilidade cardiorespiratória;  Promove amamentação;  Fortalece o vínculo.

14  AMAMENTAÇÃO SEM DEMORA ( PRIMEIRA HORA DE VIDA ) Oferecer apoio qualificado à mãe durante a primeira mamada assegurando que o RN tenha uma boa sucção e mame efetivamente.  Maior duração do aleitamento materno exclusivo;  Previne morbidade e mortalidade;  CREDÊ Nitrato de prata a 1% Iodopovidona 0,5 A 2,5% - Rev Bras Oftalmol. 2011; 70 (1): 57-67

15 “ Com os RN normais, VIGOROSOS, nada mais deve ser realizado além de enxugá-los, aquecê-los, avaliar as suas condições e entregá-los às suas mães para estabelecer um contato precoce e íntimo. As manobras de reanimação devem ser realizadas apenas em situações necessárias, sendo desaconselhável empregar estes procedimentos de forma rotineira ”.

16

17

18 Mesmo sabendo que os RNPT não atingem a SatO² desejada com AR CONCENTRAÇÃO de O² em RNT e RN < 34 sem.

19

20 Percentis para Saturacão de O2 em RN T e RN PT Saudaveis 87 % 60 % RN PT

21 Valores de saturacao de O2 considerados adequados

22

23 Nada de politicamente útil acontece até que as pessoas comecem a dizer coisas nunca ditas antes, permitindo assim que visualizemos práticas novas, ao invés de apenas analisar as velhas. (Rorty, 1993 )

24 MUITO OBRIGADA !


Carregar ppt "VII CONGRESSO PARAIBANO DE PEDIATRIA A NOVA ASSISTÊNCIA NA SALA DE PARTO SALA DE PARTO FERNANDA LIRA 13 a 15/9/2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google