A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Classificação das orações Classificação das orações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Classificação das orações Classificação das orações."— Transcrição da apresentação:

1 Classificação das orações Classificação das orações

2 FRASE SIMPLES O MEU PAI CONTAVA HISTÓRIAS. UMA FORMA VERBAL UMA ORAÇÃO FRASE SIMPLES

3 FRASE COMPLEXA O MEU PAI CONTAVA HISTÓRIAS E TOCAVA PIANO. DUAS FORMAS VERBAIS DUAS ORAÇÕES FRASE COMPLEXA

4 AS CONJUNÇÕES OU LOCUÇÕES CONJUNCIONAIS AS DUAS ORAÇÕES LIGAM-SE ENTRE SI POR UM ELEMENTO E CONJUNÇÃO LOCUÇÃO CONJUNCIONAL PALAVRA(S) INVARIÁVEL (EIS)QUE FAZ(EM) A JUNÇÃO DE DUAS OU MAIS ORAÇÕES.

5 AS CONJUNÇÕES OU LOCUÇÕES CONJUNCIONAIS COORDENATIVAS LIGAM ORAÇÕES DA MESMA NATUREZA QUE NÃO DEPENDEM UMA DA OUTRA. NÃO SEGUI O TEU CONSELHO, MAS ARREPENDI-ME. NÃO SEGUI O TEU CONSELHO. ARREPENDI-ME.

6 AS CONJUNÇÕES OU LOCUÇÕES CONJUNCIONAIS SUBORDINATIVAS ESTABELECEM UMA RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA ENTRE ORAÇÕES. IREI DE FÉRIAS, SE PASSAR NOS EXAMES. IREI DE FÉRIAS. SE PASSAR NOS EXAMES

7 A COORDENAÇÃO: ORAÇÕES COORDENADAS O SOL NASCEU. A NATUREZA DESPERTOU. DUAS FRASES SIMPLES O SOL NASCEU E A NATUREZA DESPERTOU. UMA FRASE COM DUAS ORAÇÕES: FRASE COMPLEXA

8 ORAÇÕES COORDENADAS COPULATIVAS ADITIVAS O PEDRO ENTROU E COMPROU O LIVRO. ADVERSATIVAS DISJUNTIVAS CONCLUSIVAS EXPLICATIVAS O PEDRO ENTROU, MAS NÃO COMPROU O LIVRO. O PEDRO ENTROU OU SAIU. O PEDRO ENTROU, LOGO COMPROU O LIVRO. O PEDRO ENTROU, POIS ESTAVA ANSIOSO.

9 AS CONJUNÇÕES OU LOCUÇÕES CONJUNCIONAIS COORDENATIVAS CONJUNÇÕESLOCUÇÕES COPULATIVASE,NEM, TAMBÉM, QUE (= E) NÃO SÓ….MAS TAMBÉM NÃO SÓ… COMO TAMBÉM TANTO…COMO ADVERSATIVASMAS, PORÉM, TODAVIA, CONTUDO, ENTRETANTO, QUE (= MAS) APESAR DISSO, NO ENTANTO, AINDA ASSIM, NÃO OBSTANTE, DE OUTRA SORTE DISJUNTIVASOUOU….OU, JÁ…JÁ, ORA…ORA, NEM…NEM, QUER…QUER, SEJA…SEJA, SEJA…OU CONCLUSIVASLOGO, POIS, PORTANTO POR CONSEGUINTE, POR CONSEQUÊNCIA EXPLICATIVASPOIS, PORQUANTO, QUE

10 A SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS OU CIRCUNSTANCIAIS CONDICIONAIS REPETIREI O EXERCÍCIO SE FOR PRECISO. CAUSAIS REPETIREI O EXERCÍCIO PORQUE PERCEBEREI A MATÉRIA. TEMPORAIS FINAIS COMPARATIVAS REPETIREI O EXERCÍCIO ENQUANTO FOR PRECISO. REPETIREI O EXERCÍCIO PARA PERCEBER A MATÉRIA. REPETIREI O EXERCÍCIO COMO FAZIA MEU IRMÃO.

11 A SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS OU CIRCUNSTANCIAIS CONCESSIVAS REPETIREI O EXERCÍCIO EMBORA ESTEJA CANSADO. CONSECUTIVAS REPETIREI O EXERCÍCIO DE MANEIRA QUE PERCEBEREI A MATÉRIA.

12 A SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES SUBORDINADAS RELATIVAS ADJECTIVAS RESTRITIVAS AS CRIANÇAS QUE ESTAVAM DOENTES PERDERAM O APETITE. COMO SE VERIFICA, A ORAÇÃO RELATIVA ADJECTIVA RESTRITIVA LIMITA O SENTIDO DA ORAÇÃO A QUE SE REFERE. NESTE EXEMPLO, APENAS AS CRIANÇAS QUE ESTAVAM DOENTES PERDERAM O APETITE. ASSIM, ESTA ORAÇÃO, QUE EXERCE A FUNÇÃO DE ATRIBUTO, NÃO PODE SER SUPRIMIDA, POIS TORNARIA O SENTIDO DA FRASE INCOMPLETO. AS ORAÇÕES DESTE TIPO LIGAM-SE AO ANTECEDENTE SEM PAUSA ORAL E SEM VÍRGULA.

13 A SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES SUBORDINADAS RELATIVAS ADJECTIVAS EXPLICATIVAS O MEU PAI, QUE É BOM NADADOR, ENSINOU-ME A NADAR. A ORAÇÃO RELATIVA ADJECTIVA EXPLICATIVA ACRESCENTA AO SEU ANTECEDENTE UM PORMENOR EXPLICATIVO, SEM LIMITAR O SEU SENTIDO, TAL COMO ACONTECE COM O APOSTO. ESTAS ORAÇÕES APRESENTAM-SE DELIMITADAS POR VÍRGULAS E PODEM SER SUPRIMIDAS SEM QUE A FRASE PERCA O SEU SENTIDO.

14 A SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES SUBORDINADAS COMPLETIVAS OU INTEGRANTES SINTO QUE A TEMPESTADE SE APROXIMA. PERGUNTARAM SE O PROFESSOR VINHA. CONTA-ME COMO O FILME ACABOU. NÃO SEI QUEM ELE É.

15 AS CONJUNÇÕES OU LOCUÇÕES CONJUNCIONAIS SUBORDINATIVAS CONJUNÇÕESLOCUÇÕES CONDICIONAISSEA NÃO SER QUE, CONTANTO QUE, DESDE QUE, A MENOS QUE, SALVO SE, NO CASO QUE, UMA VEZ QUE, SEM QUE, EXCEPTO SE COMPARATIVASCOMO, CONFORME, SEGUNDO, QUE, (TAL)QUAL ASSIM COMO…ASSIM, ASSIM COMO…ASSIM TAMBÉM, BEM COMO, COMO…ASSIM, MAIS…DO QUE…, MENOS…DO QUE…, AO PASSO QUE, SEGUNDO(CONFORME)…ASSIM, TÃO(TANTO)…COMO CAUSAISPORQUE, POIS, PORQUANTO, COMO, QUE (= PORQUE) VISTO QUE, POIS QUE, JÁ QUE, POR ISSO QUE, POR ISSO MESMO QUE

16 AS CONJUNÇÕES OU LOCUÇÕES CONJUNCIONAIS SUBORDINATIVAS CONJUNÇÕESLOCUÇÕES TEMPORAISQUANDO, ENQUANTO, MAL, APENAS, QUE ANTES QUE, DEPOIS QUE, LOGO QUE, ASSIM QUE, DESDE QUE, ATÉ QUE, PRIMEIRO QUE, SEMPRE QUE, TODAS AS VEZES QUE, TANTO QUE, À MEDIDA QUE, AO PASSO QUE CONCESSIVASEMBORA, CONQUANTO, QUE AINDA QUE, MESMO QUE, POSTO QUE, AINDA QUANDO, SE BEM QUE, SEM QUE, APESAR DE QUE, POR MENOS QUE, POR MAIS QUE CONSECUTIVAS(TAL, TANTO, TÃO) QUE DE MANEIRA QUE, DE MODO QUE, DE FORMA QUE, DE SORTE QUE FINAISQUE (= PARA QUE)PARA QUE, A FIM DE QUE, POR QUE INTEGRANTESQUE, SE


Carregar ppt "Classificação das orações Classificação das orações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google