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Estratégias de actuação: Articulação curricular

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Apresentação em tema: "Estratégias de actuação: Articulação curricular"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégias de actuação: Articulação curricular
O A. E. N. tem três bibliotecas integradas na Rede de Bibliotecas Escolares. São centros de aprendizagem, promotores da leitura para informação e estudo, das literacias, especialmente na área das TIC, das leituras literárias e de todas as manifestações culturais. São centros de recursos de todo o Agrupamento, onde se pode colher e tratar toda a informação para a transformar em conhecimento. A Biblioteca assume-se como resposta diferenciada às diversas necessidades de apoios e aprofundamento educativo dos alunos, para promoção das literacias e uma melhor qualidade do conhecimento. Estratégias de actuação: Articulação curricular Promover reuniões entre as escolas e estruturas dos vários ciclos de educação e ensino que integram o AEN, com vista a assegurar a articulação vertical dos programas curriculares; Orientar a acção educativa no sentido do desenvolvimento de uma autonomia baseada na pesquisa, recolha e selecção de informação em fontes diversas (Biblioteca, Internet...) In Projecto Educativo

2 A BE/CRE oferece os seguintes serviços:
Regulamento interno Artigo 171º Finalidades É finalidade da BE/CRE formar mais e melhores leitores, melhorar os índices de literacias, promover o prazer de ler e o interesse pelos diferentes ramos do saber. Artigo 173º Serviços A BE/CRE oferece os seguintes serviços: a. Leitura presencial e domiciliária de vários tipos de obras; b. Consulta de documentos; c. Postos de consulta da Internet; d. Espaço áudio; e. Espaço vídeo; f. Concursos diversos.

3 A. Apoio ao Desenvolvimento Curricular
Domínio em avaliação no presente ano lectivo: A. Apoio ao Desenvolvimento Curricular A.1 Articulação Curricular da BE com as Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica e os docentes A. 2 Promoção das Literacias da Informação, Tecnológica e Digital Indicadores: A.1.1 Cooperação da BE com as estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica da escola/agrupamento. A.1.2 Parceria da BE com os docentes responsáveis pelas áreas curriculares não disciplinares (ACND) da escola/agrupamento. A.1.3 Articulação da BE com os docentes responsáveis pelos serviços de apoios especializados e educativos (SAE) da escola/agrupamento. A.1.4 Ligação da BE ao Plano Tecnológico da Educação (PTE) e a outros programas e projectos curriculares de acção, inovação pedagógica e formação existentes na escola/agrupamento

4 De acordo com o novo paradigma das BE estas têm de ser entendidas como um Complemento da sala de Aula devendo: Proceder à organização das actividades de acordo com o currículo; Preparar com antecedência e em conjunto com os professores por forma a apoiar o percurso formativo dos alunos; Integrar o currículo e as actividades de cada escola do Agrupamento; Nas planificações das unidades de cada ano ou ciclo devem prever o recurso às BE e deve estar bem identificada a articulação com BE. Os professores darão conta das suas necessidades à equipa para que esta possa prestar a colaboração necessária à articulação; A colaboração com as BE deve estar expressa nos PCT e nos Objectivos Individuais.


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