A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Este documento é propriedade intelectual da PT e fica proibida a sua utilização ou propagação sem expressa autorização escrita. 2014 Certificação 3R6 das.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Este documento é propriedade intelectual da PT e fica proibida a sua utilização ou propagação sem expressa autorização escrita. 2014 Certificação 3R6 das."— Transcrição da apresentação:

1 Este documento é propriedade intelectual da PT e fica proibida a sua utilização ou propagação sem expressa autorização escrita Certificação 3R6 das lojas próprias MEO Sustentabilidade

2 Sustentabilidade > Certificação 3R6 AGENDA ENQUADRAMENTO CERTIFICAÇÃO 3R6

3 Sustentabilidade > Certificação 3R6 ENQUADRAMENTO A Ponto Verde Serviços é uma empresa de consultoria ambiental criada em 2011 pela Embopar e pela Sociedade Ponto Verde, S.A. Atua junto das organizações com o objetivo de melhorar o seu desempenho ambiental e de comunicar corretamente o resultado desse desempenho aos seus consumidores. Com o intuito de aferir o cumprimento de uma gestão eficiente de resíduos, a Portugal Telecom iniciou o processo de Certificação 3R6 das 87 lojas próprias MEO. Após auditoria às várias lojas, o Certificado 3R6 foi atribuído às lojas MEO em Outubro de Objetivo: Garantir que são cumpridos os pilares da gestão de resíduos produzidos nas lojas - Reduzir, Reutilizar e Reciclar – através de processos consistentes que permitam uma quantificação destas ações para posterior análise da sua eficiência e aplicação de medidas corretivas e/ou otimizações, quando e se necessário. Reduzir Reutilizar Reciclar

4 Sustentabilidade > Certificação 3R6 AGENDA ENQUADRAMENTO CERTIFICAÇÃO 3R6

5 Sustentabilidade > Certificação 3R6 CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO PILOTO Para a Certificação 3R6 foi criado um piloto interno para uma caracterização inicial dos resíduos das lojas. O piloto decorreu em 11 lojas de diferentes tipologias (loja de rua, loja de centro comercial e loja inserida em Edifício PT) e teve como objetivo a avaliação da gestão de resíduos indiferenciados, papel/cartão, plástico/metal e vidro. Reduzir, Reutilizar e Reciclar (Plástico, Papel e Vidro)

6 Sustentabilidade > Certificação 3R6 RESULTADOS GLOBAIS POR TIPO DE RESÍDUO Análise do Fluxo/Lixo Indiferenciado Conclusões: Na análise da fração do fluxo indiferenciado foram encontrados materiais indevidos (uma maior predominância de RNE de papel-cartão e Resíduos de embalagem de Plástico/ECAL). Melhorias a implementar: Conseguir canalizar ao máximo os resíduos provenientes das trocas de fluxo para as respetivas frações. Materiais identificados na secção do Fluxo/Lixo Indiferenciado:

7 Sustentabilidade > Certificação 3R6 RESULTADOS GLOBAIS POR TIPO DE RESÍDUO Fluxo Plástico / Metal Materiais identificados na secção do Plástico/Metal: Conclusões: Na análise da fração do Fluxo Plástico / Metal, 75% dos materiais estavam devidamente filtrados, ou seja, a grande maioria dos materiais depositados nesta fração foram Resíduos de embalagens de Plástico/ECAL (ex.: garrafas de água, copos de iogurte, pacotes de sumo e leite). Melhorias a implementar: Eliminar desta fração os poucos materiais que não se enquadram no Fluxo Plástico/Metal (restantes 25%).

8 Sustentabilidade > Certificação 3R6 RESULTADOS GLOBAIS POR TIPO DE RESÍDUO Fluxo Papel / Cartão Materiais identificados na secção do Papel/Cartão: Conclusões: Na análise da fração do Fluxo Papel/Cartão os materiais estavam devidamente filtrados, ou seja, foram depositados maioritariamente Resíduos Papel/Cartão (ex.: jornais, revistas, papel de escritório, envelopes, etc.). Melhorias a implementar: Eliminar os poucos materiais que não se enquadram no Fluxo Papel/Cartão. Para reduzir o depósito do vidro nesta fração (35%), foi feita uma campanha de sensibilização aos colaboradores com a explicação das práticas mais corretas para reencaminhamento deste material.

9 Sustentabilidade > Certificação 3R6 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES 1.Na Fração Indiferenciada, a categoria com maior representatividade, foi a dos Resíduos Não Embalagem (RNE) de Papel/Cartão (ex.: jornais, revistas, papel de escritório, envelopes, etc.) seguida dos Resíduos de Embalagem de Plástico/ECAL (ex.: garrafas de água, copos de iogurte, pacotes de sumo e leite). 2.Na Fração Seletiva, podemos verificar que no Fluxo de Plástico/Metal, a categoria com maior representatividade é a dos Resíduos de embalagens de Plástico/ECAL (ex.: garrafas de água, copos de iogurte, pacotes de sumo e leite). 3.No fluxo de Papel/Cartão temos os Resíduos Não Embalagem de Papel/Cartão com a maior percentagem em peso (ex.: jornais, revistas, papel de escritório, envelopes, etc.). Observou-se que, tanto neste fluxo de papel/cartão como no do plástico é comum ser colocado papel das mãos usado, guardanapos sujos e sacos de papel também contaminados, que não podem ser reciclados devido ao grau de contaminação ou humidade que contêm, pelo que devem passar a ser colocados no fluxo indiferenciado. Com o objetivo de manter, durante o ano em vigor, o certificado 3R6, as Lojas MEO, deverão reduzir a percentagem de resíduos de embalagem presentes no fluxo indiferenciado e conseguir canalizar ao máximo os resíduos provenientes das trocas de fluxo para as respetivas frações.


Carregar ppt "Este documento é propriedade intelectual da PT e fica proibida a sua utilização ou propagação sem expressa autorização escrita. 2014 Certificação 3R6 das."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google