A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEONTOLOGIA E ÉTICA SENCIÊNCIA Saul JSemião-Santos DMV-2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEONTOLOGIA E ÉTICA SENCIÊNCIA Saul JSemião-Santos DMV-2011."— Transcrição da apresentação:

1 DEONTOLOGIA E ÉTICA SENCIÊNCIA Saul JSemião-Santos DMV-2011

2 SENCIÊNCIA A DEFINIÇÃO Não consta em dicionários de português Tecnicamente vem sendo utilizada como: “capacidade de sentir” O reconhecimento científico de tal capacidade nos animais tem profundas implicações éticas René Descartes, na teoria mecanicista, buscava explicar o comportamento animal sem a existência de sentimentos

3 SENCIÊNCIA A DEFINIÇÃO E A EVOLUÇÃO A teoria da evolução: "Não existe nenhuma diferença fundamental entre o ser humano e os animais superiores em termos de faculdades mentais. A diferença entre a mente de um ser humano e de um animal superior é certamente em grau e não em tipo". PORQUE É QUE CHARLES DARWIN DISSE ISTO?

4 SENCIÊNCIA A DEFINIÇÃO E A EVOLUÇÃO Por 3 razões: (1) Devido ao grau de complexidade e as similaridades entre anatomia e fisiologia humana e animal (2) Devido à premissa de que formas de vida mais complexas evoluíram a partir de formas de vida mais simples (3) Devido ao valor da senciência para a sobrevivência da espécie

5 SENCIÊNCIA A senciência animal é reconhecida atualmente no mundo científico e isto tem implicações práticas diretas para a nossa conduta profissional Os médicos veterinários e zootecnistas portugueses, na sua maioria, continuam a receber uma formação cartesiana. É tempo de mudar. Existe alguma diferença entre aumentarmos significativamente o número de tomateiros e o número de porcas gestantes numa determinada área? Sim. Suínos têm sentimentos, tomateiros não.

6 SENCIÊNCIA Ao reconhecermos que os animais são seres sencientes, a nossa primeira responsabilidade é reproduzir e manejar animais de produção de forma a promover alto grau de bem-estar durante as suas vidas, sendo que bem- estar deve ser definido em termos de estado físico e emocional dos animais. Novo campo de trabalho para a classe, incrementos éticos formidáveis: promoção de uma qualidade de vida mínima para os animais, maior valorização dos animais pela sociedade, que por sua vez provavelmente se correlaciona com uma maior valorização dada pela sociedade aos profissionais que trabalham com animais.


Carregar ppt "DEONTOLOGIA E ÉTICA SENCIÊNCIA Saul JSemião-Santos DMV-2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google