A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Polímeros Polímeros são macromoléculas formadas pela união de grande número de moléculas menores iguais ou diferentes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Polímeros Polímeros são macromoléculas formadas pela união de grande número de moléculas menores iguais ou diferentes."— Transcrição da apresentação:

1 Polímeros Polímeros são macromoléculas formadas pela união de grande número de moléculas menores iguais ou diferentes.

2 O termo polímero vem de duas palavras gregas: poly, que significa muitos, e meros, partes.
Dependendo das moléculas que os compõem, chamadas monômeros, os polímeros podem ser classificados em diferentes categorias: polímeros de adição, copolímeros e polímeros de condensação.

3 Polímeros de adição Para dar origem a um polímero de adição, é necessário que o monômero possua ligações π, Se o monômero for aquecido na presença de um catalisador adequado, ocorre quebra dessas ligações e os monômeros se adicionam, formando moléculas maiores: Neste último caso, o número n de monômeros A pode chegar a ou mais.

4 Exemplos de polímeros de adição mais comumente encontrados no nosso dia-a-dia:
polietileno: cloreto de polivinila (ou PVC):

5 teflon: borracha natural:

6 Copolímeros A reação de polimerização que forma os copolímeros é idêntica à dos polímeros de adição, mas realiza-se entre monômeros diferentes:

7 Exemplos: A buna-N é um tipo de borracha sintética. Esse nome é composto da primeira sílaba de butadieno e dos símbolos do sódio e do nitrogênio.

8 Polímeros de condensação
Polímero de condensação é o formado numa reação de polimerização juntamente com um segundo produto, que pode ser água ou ácido:

9 Exemplos: náilon (poliamida): a condensação do ácido adípico com a hexametilenodiamina produz náilon e água: baquelite (polifenol): a condensação do aldeído fórmico com fenol produz baquelite e água:

10 poliéster (dacron ou terilene): a condensação do ácido tereftálico com etilenoglicol produz poliéster e água:


Carregar ppt "Polímeros Polímeros são macromoléculas formadas pela união de grande número de moléculas menores iguais ou diferentes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google