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Www.redemulherempreendedora.com.br Como as PMEs se relacionam com os consumidores digitais.

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Apresentação em tema: "Www.redemulherempreendedora.com.br Como as PMEs se relacionam com os consumidores digitais."— Transcrição da apresentação:

1 Como as PMEs se relacionam com os consumidores digitais

2 Fundada em 2010, referência Site de conteúdo Página no Facebook: 116 mil engajadas 40 mil cadastros Grupo fechado no Facebook : integrantes (conversas diária) Fórum Empreendedoras (evento anual - 2ª edição em 2014) Café com Empreendedoras (mensal) totalizando mais de 5 mil participantes Cursos e palestras, mini consultorias coletivas Feira de negócios A primeira e maior rede de apoio a empreendedoras da América Latina REDE MULHER EMPREENDEDORA

3 Fernanda Nascimento é executiva com mais de 20 anos de experiência em marketing estratégico, especialista em marketing digital e branding, com passagem por grandes multinacionais como o grupo americano Danaher e a alemã Volkswagen. Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Rede Mulher Empreendedora, consultora para PMEs na área de Desenvolvimento de Negócios e Planejamento Estratégico, incentiva a inovação para resultados mais rápidos e a digitalização do marketing para a certeza da conversão em vendas.

4 Pequeno Empreendedor Equipe reduzida Não tem gerente de marketing Faz ele mesmo Usa bom senso

5 Pouco dinheiro mas... Cria relacionamento com seu cliente Está aprendendo a ouvir mais Pesquisa satisfação – principal pergunta, recomendaria?

6 O que ele faz conectado? Pesquisa a concorrência Entende melhor o comportamento do consumidor –Presta atenção ao que fala o seu cliente e ganha agilidade da busca da solução adequada

7 Conteúdo de interesse do público com mensagens que usam bom humor e frases de motivação Cria e mantém relacionamento com seu público

8 Fan page, grupo fechado no Facebook, loja virtual, market place Usa os canais online para realizar vendas

9 E, se não concorre, pode ajudar e ser ajudado

10 O pequeno empreendedor entendeu que Marketing de conteúdo Rede social é a evolução da propaganda boca-a-boca. Desconsiderar as redes sociais é perder oportunidades e negligenciar consumidores. Fonte. Web Diálogos

11 E que criar relacionamento é falar sobre o que interessa ao cliente

12 Mas ainda não entende todas as ferramentas completamente

13 É preciso entender rapidamente que 87% dos internautas utilizam a rede para pesquisar produtos e serviços. Antes de comprar, 90% dos consumidores ouvem sugestões de pessoas conhecidas, enquanto 70% confiam em opiniões expressas online.

14 E que as ferramentas são para pequenos, médios ou grandes... + de 740 mil likes Site de referência de reputação e não de reclamações + de 31 mil likes Clientes compartilham a boa experiência com a marca 98% dos clientes têm certeza que estão corretos na sua crítica

15 O P e o M têm flexibilidade para o SAC 2.0

16 O cliente descontente vira seu aliado O cliente entende que existem problemas Ele entende que serviços ou produtos podem falhar O que o cliente NÃO admite é pouco caso Ele valoriza a TRANSPARÊNCIA

17 E o que nos espera... celulares...

18 Mas, antes de entrar na rede Estabeleça uma estratégia Tenha um bom site atualizado Tenha um backoffice eficiente e comprometido Saiba corretamente quem é seu público Entenda que estar nas redes sociais exige tempo e dedicação. Não se começa um relacionamento e meses depois se desiste dele. Pequenos empresários inda não estão preparados, mas têm consciência de que precisam de ajuda.

19 Contatos Obrigada!


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