A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 22 – Os países emergentes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 22 – Os países emergentes"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 22 – Os países emergentes
UNIDADE IV – INDUSTRIAÇIZAÇÃO E GEOPOLÍTICA Capítulo 22 – Os países emergentes 1 – Brasil, México e Argentina. 2 – Tigres Asiáticos. 3 – Índia e África do Sul. Prof. Mirian Loregian. M.Sc Geografia

2 Os países emergentes Os emergentes são países que se localizam na periferia do capitalismo, mas são cada vez mais interessantes para o capital globalizado graças a seu parque industrial, ao seu mercado consumidor, ou, ainda, por apresentarem possibilidade de produção para exportação, já que oferecem vantagens competitivas – baixos salários, impostos reduzidos, câmbio desvalorizado etc. Brasil, México, Argentina, Coréia do Sul, Taiwan, Cingapura, Hong Kong, África do Sul e Índia. Industrialização voltada para: Mercado interno / Mercado externo

3 1 – Brasil, México e Argentina
Independentes desde o início do século XIX, o Brasil, o México e a Argentina iniciaram seu processo de industrialização após a Primeira Guerra Mundial, intensificando-o na década de Parte da aristocracia latifundiária gradativamente se transformou em burguesia industrial e financeira, ou seja, passou a investir uma fração dos lucros agrícolas na indústria e no sistema financeiro.

4 1 – Brasil, México e Argentina
O processo de industrialização promoveu grandes transformações nas paisagens urbanas. Várias fábricas foram construídas e o mercado consumidor se ampliou, mas em muitos deles a urbanização acelerada e desordenada deu origem a numerosas favelas. A indústria passou a ser um setor muito importante na economia desses países.

5 1 – Brasil, México e Argentina
Em 2001 contribuía com: Brasil – 34% do PIB; México – 27% do PIB; Argentina – 27% do PIB; Os mais importantes complexos industriais estão no triângulo São Paulo – Rio de Janeiro – Belo Horizonte.

6 2 – Tigres asiáticos Caminho muito diferente trilharam os quatro novos países industriais da Ásia: Coréia do Sul, Taiwan, Hong Kong e Cingapura. Incorporação muito rápida de novas tecnologias ao processo produtivo. Assim denominados desde o início dos anos 1980, quando cresceram em média 7,4% ao ano, por causa da forte agressividade na busca de novos mercados no exterior.

7 2 – Tigres asiáticos O modelo econômico vem sendo adotado em outros países do Sudeste Asiático, que por isso são chamados de novos Tigres (Tailândia, Malaísia e Indonésia). Em 1965, nos primórdios de seu processo de industrialização, esses países detinham apenas 1,5% do comércio mundial, mas em 2001, segundo a OMC, já tinha quase 8,0%.

8 2 – Tigres asiáticos Cingapura – uma das economias mais dinâmicas da Ásia.

9 3 – Índia e África do Sul Ultimamente, dentro de um processo de abertura ao capital estrangeiro, combinado com uma política de desregulamentação e de privatização, a Índia tem atraído muitos investimentos estrangeiros, com destaque para os capitais norte-americanos e japoneses. Um dos fatores que mais tem contribuído para isso, além da mão-de-obra barata, é o mercado interno em crescimento.

10 3 – Índia e África do Sul A Índia e a África do Sul, dois importantes países emergentes, só iniciaram seu processo de industrialização após a Segunda Guerra Mundial, quando obtiveram independência política. Índia A Índia conseguiu se libertar do domínio britânico em 1947.

11 3 – Índia e África do Sul Apenas uma pequena parte da população indiana é de fato consumidora, já que a sua grande maioria está abaixo da linha internacional de pobreza. Entretanto, a população do país ultrapassa um bilhão de habitantes. Apesar de possuir um parque industrial diversificado, ocupa apenas 13% da população ativa (26% do PIB). Enquanto 72% da população vive no campo. A agricultura ocupa 67% da PEA (25% do PIB). O tradicional e o moderno convivem lado a lado.

12 3 – Índia e África do Sul É uma grande exportadora de mão-de-obra qualificada nas áreas de engenharia e informática, principalmente para os EUA e Reino Unido.

13 3 – Índia e África do Sul África do Sul
A África do Sul tornou-se independente em 1961. Após a Segunda Guerra Mundial se acelerou o processo de industrialização, apoiado pelo forte investimento de americanos e britânicos. A disponibilidade de mão-de-obra barata, superexplorada pelo regime do apartheid, e as enormes reservas energéticas do país, muito contribuíram para sua industrialização. A África do Sul é um dos países com pior distribuição de renda do mundo. A maioria negra mantém-se socioeconomicamente excluída.

14 3 – Índia e África do Sul ÁFRICA DO SUL

15 QUESTÕES PG 359 1 – O que significa “NICs”? Quais países integram esse conjuntos? Como passaram a ser denominados ultimamente? 2 – Explique sucintamente as características mais importantes do modelo de industrialização substitutivo de importações e do modelo baseado em exportações. 3 – O que favoreceu a industrialização dos Tigres Asiáticos? 4 – Como está organizado o comércio exterior dos Tigres Asiáticos? 5 – O que favoreceu a industrialização da Índia e da África do Sul?


Carregar ppt "Capítulo 22 – Os países emergentes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google