A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Esportes relacionados ao campo. ADESTRAMENTO O adestramento ou dressage (que deriva da palavra francesa dresser, que significa "treinar") é uma das três.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Esportes relacionados ao campo. ADESTRAMENTO O adestramento ou dressage (que deriva da palavra francesa dresser, que significa "treinar") é uma das três."— Transcrição da apresentação:

1 Esportes relacionados ao campo

2 ADESTRAMENTO O adestramento ou dressage (que deriva da palavra francesa dresser, que significa "treinar") é uma das três modalidades equestres olímpicas, regulada pela Federação Equestre Internacional (FEI). O objetivo geral do Adestramento é auxiliar o cavalo a desenvolver, através de diversos exercícios, a capacidade de executar todos os seus movimentos naturais, tornando-o um animal flexível, calmo, atento ao cavaleiro e, portanto, agradável de montar.

3 APARTAÇAO Essa prova coloca o cavalo contra uma rês, numa batalha de desejos. Cavalos de apartação devem possuir "Senso do Gado", que é a habilidade de auto-pensar e auto- manobrar um boi. Cavalo e cavaleiro devem se mover calmamente para dentro do rebanho, apartar um animal do rebanho, dirigi-lo ao centro da arena e mantê-lo afastado do rebanho. O cavaleiro deve impedir que o boi, já apartado retorne ao resto do rebanho.

4 BULLDOGGING Técnica, velocidade e precisão dos cavaleiros na hora de descerem do cavalo e derrubarem o boi marcam essa prova, que tem algumas semelhanças com o Laço em Dupla. Dois cavaleiros partem atrás de um boi. Quem fica à direita faz o trabalho de esteira, uma forma de garantir que ele não fuja da esquerda. O cavaleiro, que fica do lado contrário, salta do cavalo em movimento em cima da cabeça do boi, derrubando-o e virando seu pescoço no chão. Vence quem fizer o trabalho no menor tempo. O cavaleiro é desclassificado quando: - desce do outro lado do boi; - se o boi, quando derrubado, cai do lado contrário ao do cavaleiro.

5 CAVALGADA Cavalgada é um passeio realizado por um grupo de cavaleiros. Uma cavalgada pode ser realizada por motivos religiosos, cívicos ou para simples diversão, esse hábito é realizado por pessoas em todo o mundo. No Brasil existe o registro dessa atividade ocorrendo em diversas partes de seu território. A maior cavalgada do mundo é realizada em Araguaína, evento que surgiu em 1988 como meio de confraternização entre agropecuaristas e peões, com a organização do Sindicato Rural. Mais de cinco mil animais, cavaleiros e amazonas desfilam num percurso de cerca de seis quilômetros, saindo do Entroncamento (BR 153) até o Parque de Exposição Dair José Lourenço. Segundo dados dos organizadores da festa, mais de 50 mil pessoas acompanham a cavalgada pelas avenidas e ruas da cidade.

6 CINCO TAMBORES A corrida do Cinco Tambores é uma prova de resistência, velocidade e adestramento. A prova Consiste em fazer, no menor tempo possível, o trajeto segundo o diagrama, vencendo seu concorrente na dupla. Começa com uma fase classificatória, onde os concorrentes fazem o percurso individualmente, classificando-se os melhores tempos. Nas fases seguintes, são elaboradas as duplas que competem em sistema de eliminatórias, sendo vencedor aquele que vencer o último concorrente, isto é na dupla final.

7 ENDURO Pode ser denominado Enduro Regularidade (são provas de resistência, desenvolvidas em distâncias variáveis, constituídas por trechos identificados e por médias horárias a serem seguidas, trechos neutralizados para descanso, testes especiais, passagens naturais de matas, rios, montanhas, etc.) ou Enduro Velocidade Livre (são provas de resistências desenvolvidas em distâncias variáveis e velocidade livre, realizada em estradas, caminhos, picadas e qualquer terreno, com passagens naturais em matas, rios, montanhas, etc. O vencedor será aquele que fizer o percurso em menor tempo.

8 HIPISMO Hipismo, ou equitação, é a arte de transpor obstáculos sobre um cavalo. O hipismo é um esporte muito antigo, praticado por um homem e seu cavalo. Hipismo existe desde os Jogos Olímpicos antigos, sendo praticado como competição. Porém, as regras e as competições como as que ocorrem hoje, surgiram somente no ano de 1883, nos Estados Unidos. No programa dos Jogos Olímpicos modernos, o hipismo foi incluído nos Jogos Olímpicos de Verão de 1912 em Estocolmo, Suécia.

9 CONCURSO COMPLETO DE EQUITAÇAO O Concurso Completo de Equitação (CCE), é um evento do hipismo que reúne provas de adestramento, cross-country e salto. A prova pode ser disputada em dois formatos, um dia (ODE) e três dias (3DE). As três provas do CCE são realizadas individualmente, sendo que o cavaleiro nunca pode trocar seu cavalo com a prova já em andamento. Cada etapa tem um valor e a soma das três pontuações determina a classificação final. A competição inicia-se com um controle veterinário, onde os cavalos se habilitam para competir nos três eventos do CCE. A primeira prova consiste no adestramento, onde a dupla deve realizar uma série de movimentos pré-estabelecidos em uma arena fechada de 20x60 metros. A pontuação dos juízes varia de acordo com o balanço, o ritmo e a harmonia entre o cavaleiro e o cavalo.

10 CONFORMAÇAO Esse tipo de prova é usada como um parâmetro de julgamento onde os cavalos são avaliados pela correção estrutural, conjunto, grau de musculatura e características de raça e sexo. Classes de Conformação são divididas por idade e sexo. É dado ênfase às mais desejadas características que sobressaia a habilidade do cavalo para desempenhar uma função. Os cavalos são apresentados com um cabresto de couro e antes são mostrados caminhando aos juízes, para serem avaliados os seus aprumos.

11 CORRIDA Os cavalos podem correr montados por jóqueis - corrida a galope- ou atrelados a uma aranha ou charrete - corridas de trote (menos comuns). As corridas podem ocorrer em linha reta (seja em simples canchas retas no meio rural) ou com traçado de forma ovalada, ou triangular, como em sofisticados hipódromos nas grandes cidades. Nos percursos fechados o sentido do deslocamento dos animais varia nos diversos hipódromos, sendo o sentido horário left- handed -( o mesmo dos ponteiros do relógio), o mais frequente; mas também há corridas right-handed, no sentido anti-horário (ao contrário dos ponteiros do relógio). Na Inglaterra é utilizado o sentido horário ("english style"). Nos EUA e no Brasil é mais utilizado o sentido anti-horário ("american style"). Corrida a galope com obstáculos, right handed.

12 LAÇO COMPRIDO Essa é uma prova de habilidade campeira. O cavaleiro deve laçar a rês pelos chifres dentro de um limite de 100 metros. Vence aquele que conseguir maior número de laçadas. A armada deve medir 8 m, com quatro rodilhas na mão, não podendo retê-la ao laçar.

13 LAÇO DE BEZERRO É uma das funções Western que continua sendo usada ainda hoje em fazendas de todo o mundo. Essa prova testa a habilidade do cavalo em seguir o bezerro em uma grande velocidade, dando ao cavaleiro a melhor oportunidade de pegá-lo. Os cavalos entram no brete e esperam calmamente o bezerro ser solto do brete. O cavalo e cavaleiro devem ficar atrás de uma barreira para dar vantagem à largada do bezerro. O cavalo e cavaleiro são penalizados se partirem mais cedo, quebrando a barreira. Quando o bezerro é solto do seu brete, o cavalo deve correr em sua direção, seguir a velocidade do bezerro e o cavaleiro deve se posicionar onde ele possa laçá-lo. O laçador, então, joga seu laço e quando o bezerro é pego, o cavalo para rapidamente. Enquanto o cavaleiro desmonta e derruba o bezerro para amarrar três de suas pernas juntas, o cavalo deve se manter parado e quieto (mas atento) e manter a corda esticada. (No passado, o propósito de se amarrar as pernas do bezerro, era de que ele poderia ser medicado, curado sem dar coice no Cowboy ou machucar a si mesmo). Laço de Bezerro é julgado quanto a calma do cavalo no brete; Quanto bem o cavalo corre para alcançar o bezerro levando em conta sua velocidade e posicionamento; O quão bem o cavalo para e O quanto bem ele trabalha o final da laçada, mantendo a corda esticada sem arrastar o bezerro. A nota é de 0 a 100, com média baseada em 70.

14 LAÇO EM DUPLA Na parte do laço de pé, no Laço em Dupla, o pezeiro pode laçar ambas as pernas traseiras ou somente uma e enrolar o laço. Novamente o cavalo é julgado quanto: Sua calma (quietude) dentro do brete; A rapidez como parte em direção ao garrote seguindo-o; Sua habilidade em manter a mesma velocidade do garrote e posicionar o pezeiro Sua habilidade de parar reto e intensamente, apertando a corda esticada depois que laçar. É permitido a ambos, cabeceiro e pezeiro, jogar duas cordas com um tempo máximo (limite) de dois minutos, depois que o garrote for solto para ser laçado. A nota é de 0 a 100, com média baseada em 70.

15 LEILAO O Leilão tem como objetivo principal comercializar cavalos de uma determinada raça. Também existem leilões que ofertam mais de uma raça. Nos pregões, como são chamados os leilões, os compradores apregoam lances aos animais ofertados no intuito de arrematá-los. Também constitui objetivo do leilão disponibilizar ao mercado de cavalos, animais superiores, que possam elevar a qualidade genética dos rebanhos e proporcionar melhores desempenhos em provas equestres. Nos leilões são ofertados animais com os maiores e melhores pedigrees, disponibilizando ao mercado o que há de melhor na genética

16 RODEIO Rodeio é uma prática recreativa que consiste em permanecer por até oito segundos sobre um animal, usualmente um cavalo ou boi. A avaliação é feita por dois árbitros cuja nota é de 0 a 50 cada; um árbitro avalia o competidor e o outro avalia o animal, totalizando a pontuação de 0 a 100. O rodeio divide-se em algumas modalidades, tais como: touro, cutiano, bareback, bulldoging, três tambores, sela americana, laço de bezerro e laço em dupla. A prática é bastante comum no Brasil, nos Estados Unidos, no México, no Canadá na Austrália e em mais alguns países da América do Sul. O rodeio também é alvo de críticas, sustentando que a prática desrespeita os direitos animais.

17 Algumas Curiosidades do Rodeio Estima-se que os rodeios sejam seguidos por um público de cerca trinta milhões de aficionados, que acompanham os inúmeros festivais realizados. A maior festa de rodeio no Brasil é a Festa do Peão de Boiadeiro que chega a reunir mais de 300 mil pessoas e movimentos milhões de reais em diversos setores. Na edição de 2007, segundo organizadores do evento, a cantora brasileira Ivete Sangalo chegou a pedir 600 mil reais apenas de cachê, fora despesas extras. Mesmo com as inúmeras críticas que o evento recebe, diversos artistas patrocinam e se apresentam todos os anos não apenas em Barretos, mas também nas diversas festas que ocorrem noutras cidades do interior dos estados brasileiros, principalmente em Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. No Brasil o rodeio está regulamentado pelas leis nº /2001 que institui normas gerais relativas à atividade de peão de rodeio, equiparando-o atleta profissional e a lei nº /1999 que dispõe sobre normas a serem observadas na promoção e fiscalização da defesa sanitária animal quando da realização de tais eventos.

18 TOURADA A tourada é um espetáculo tradicional de Portugal, Espanha e França, bem como de alguns países da América Latina: México, Colômbia, Peru, Venezuela e Guatemala. O essencial do espetáculo consiste na lide de touros bravos através de técnicas conhecidas como arte tauromáquica. Na cultura da península ibérica, o Circo de Termes parece ter sido um local sagrado onde os celtiberos praticavam o sacrifício ritual dos touros. A estela de Clunia é mais antiga representação do confronto de um guerreiro com um touro.


Carregar ppt "Esportes relacionados ao campo. ADESTRAMENTO O adestramento ou dressage (que deriva da palavra francesa dresser, que significa "treinar") é uma das três."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google