A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Casos de Uso no Engenharia de Software e Sistemas {abab, dtvp, jmmn, mscla, rmb2,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Casos de Uso no Engenharia de Software e Sistemas {abab, dtvp, jmmn, mscla, rmb2,"— Transcrição da apresentação:

1 Casos de Uso no Engenharia de Software e Sistemas {abab, dtvp, jmmn, mscla, rmb2,

2 Sobre esta aula… Introdução ao uso do Rational Rose na descrição de Casos de Uso em UML. Exercícios

3 Diagramas UML: casos de uso Um caso de uso exprime uma típica interação do usuário com o sistema. Em particular, ele: captura algumas funções visíveis aos usuários. Representa um objetivo concreto para o usuário. Um conjunto completo de casos de usos definem de maneira superficial os requisitos do sistema: Tudo que o usuário pode ver e gostaria de fazer. O aperfeiçoamento dos use cases determina sua quantidade (para seu sistema). Um projeto claro depende de mostrar o nível certo de detalhes. Um caso de uso mapeia atores em funções. Os atores não precisam ser pessoas.

4 Exemplos de casos de uso, 1 (caso de uso em alto nível para o powerpoint)

5 Sobre o último exemplo... Embora ele seja um caso de uso válido para o powerpoint, e ele capture completamente a interação do usuário com o powerpoint, é muito pouco detalhado.

6 Exemplos de caso de uso, 2 (casos de uso mais detalhados para o powerpoint.)

7 Sobre o último exemplo... O último exemplo fornece uma visão mais útil do powerpoint. Os casos são vagos, mas eles focam sua atenção nas características principais, e podem ajudar no desenvolvimento de uma especificação de requisitos mais detalhada.

8 Exemplos de casos de uso (Relacionamentos em um hospital)

9 Inclusão, Extensão e Generalização

10 Exemplo

11 Usando o Rational Rose

12 O que é Rational Rose? Uma ferramenta CASE (Computer-Aided Software Engineering) para modelagem orientada a objetos. Facilita a criação e manutenção de diagramas UML.

13 O que é um modelo do Rose? Um modelo no rose é uma representação do domínio do problema e do sistema de software  Cada modelo contém visões, diagramas e especificações para visualizar e manipular os elementos do modelo.

14 Interface Gráfica do Rose O Rose consiste em:  Barra de ferramentas padrão  Barra de ferramentas do diagrama  Browser  Janela de documentação  Janela do diagrama  Especificações  Barra de status

15 Rational Rose Ferramentas padrão Browser Janela de documentação Janela do diagramaBarra de ferramentas do diagrama Barra de status

16 Especificações A maioria das coisas em seu modelo (classes, casos de uso, atores, etc.) têm todo tipo de atributos e parâmetros. Eles podem ser editados via a janela de especificação associada a cada um. Para obter as especificações, clique com o botão direito em cima do componente desejado e escolha “specification”.

17 Especificações A maioria dos elementos do modelo possuem uma especificação que contém informação adicional sobre o elemento.

18 Diagramas de casos de uso  O Próximo slide mostra a seção “Use Case View” do browser. Quaisquer atores, use cases e diagramas de use case são representados.  Use o browser para adicionar elementos ao seu modelo, então desenhe uma figura para mostrar como ele se relacionam

19 Diagramas de Caso de Uso

20 Relacionamentos em Casos de Uso

21 Documentação e notas  O próximo slide mostra como documentação podem ser adicionadas a um elemento em particular.  Aqui, eles estão adicionando a documentação via “the specification dialogue”.

22 Rápida Descrição - Register for Courses

23 Exercício 1 Usar o Rational Rose para descrever use cases (simplificados) para um Caixa Automático, tentando usar o máximo de conceitos introduzidos na aula anterior.

24 Exercício 2 Usar o Rational Rose para descrever use cases do seu projeto.

25 Links Úteis Guidelines Tutorial Borland OMG


Carregar ppt "Casos de Uso no Engenharia de Software e Sistemas {abab, dtvp, jmmn, mscla, rmb2,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google