A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Irlanda do Norte e País Basco Professor Luiz Felipe Geografia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Irlanda do Norte e País Basco Professor Luiz Felipe Geografia."— Transcrição da apresentação:

1 Irlanda do Norte e País Basco Professor Luiz Felipe Geografia

2 Irlanda do Norte A ilha da Irlanda, sob domínio britânico, desde o século XVI, foi integrada ao Reino Unido no começo do século XIX. As lutas pela independência no século XX, culminaram com a constituição do Estado Livre da Irlanda (1922). Esse estado deu origem a República da Irlanda, composta por condados.

3 Irlanda do Norte

4 A porção Norte da ilha (Irlanda do Norte -Ulster), é composta por condados de maioria protestante, e permaneceu vinculado ao Reino Unido. Os demais condados têm maioria de católicos romanos. Esse é um fator de descontentamento constante, sobretudo para os adeptos da reunificação da ilha da Irlanda – em especial, a minoria católica que se sente discriminada política e economicamente pelos protestantes.

5 Irlanda do Norte

6 As ideias de reunificação nunca foram vistas com bons olhos pela maioria protestante, que prefere a manutenção entre a Irlanda do Norte e o Reino Unido. Essa divergência de ideias levou a uma série de conflitos que se agravaram na década de Isso se deu quando a minoria de católicos reivindicou maiores direitos civis, ao que foi respondida com muita violência por protestantes, apoiados pelo governo Inglês.

7 Irlanda do Norte Nos anos 70 e 80, a Irlanda do Norte foi um dos maiores palcos de violência armada da Europa. De um lado estava o IRA - Exército Republicano Irlandês – católico De outro, milícias armadas irlandesas, apoiadas pelo governo inglês.

8

9 País Basco O país basco, composto pelas províncias de Biscaia, Guipúscoa e Álava, é uma região autônoma situada na porção Setentrional da Espanha. Os territórios bascos também se estendem para o sul da França, onde se localizam as seguintes províncias: Labourd, Navarre e Sole.

10 País Basco

11 A população dessa região é de cerca de 500 mil habitantes, que falam o idioma basco (ou vasconço). Essa língua funciona como um fator de unidade e identidade do povo basco. A luta de independência do povo basco começou no século XIX e se intensificou no século XX, quando se formou (1959), o ETA – Pátria Basca e Liberdade.


Carregar ppt "Irlanda do Norte e País Basco Professor Luiz Felipe Geografia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google