A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTA É A AFRICA. E SEUS PAÍSES.. A grande onda de descolonização que atingiu a África teve início logo após a Segunda Guerra: em apenas 15 anos, formaram-se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTA É A AFRICA. E SEUS PAÍSES.. A grande onda de descolonização que atingiu a África teve início logo após a Segunda Guerra: em apenas 15 anos, formaram-se."— Transcrição da apresentação:

1 ESTA É A AFRICA. E SEUS PAÍSES.

2 A grande onda de descolonização que atingiu a África teve início logo após a Segunda Guerra: em apenas 15 anos, formaram-se mais de trinta novos Estados. Até aquele momento, os únicos países independentes eram Egito, África do Sul, Libéria e Etiópia. Embora independentes politicamente, esses países mantinham ligações com suas antigas metrópoles através da dependência econômica. Essa forma de controle disfarçado de ex- colônias passou a se chamar de neo-imperialismo.

3 Ano em que cada país conquistou a independência O processo de descolonização nos vários países foi marcado pela violência. Algumas potências européias procuraram negociar uma nova relação com suas colônias para garantir a sobrevivência de seus empreendimentos econômicos. Reformas cujo objetivo era a concessão de uma independência lenta e gradual para as colônias foram instaladas, mas revoltas acabaram ocorrendo antes da concessão da independência.

4 CONFLITOS OCORRIDOS NA ÁFRICA.

5 CAUSAS GERAIS DA DESCOLONIZAÇÃO Declínio econômico da Europa; Apoio dado pelas superpotências (EUA e URSS); Luta histórica dos povos pela autonomia nacional após o domínio imperialista. A descolonização Africana (Estudo de Casos) 1. ARGÉLIA (1962): Sofreu a colonização francesa. Existia um grande contraste entre a população de origem européia e a população local (origem árabe e bérbere). A FLN (Frente de Libertação Nacional) iniciou a luta pela independência utilizando táticas de guerrilha urbana. Após um longo período de guerra anticolonial, o presidente francês Charles de Gaulle aceitou a independência do país.

6 Em 1487, quando o navegador português Bartolomeu Dias dobrou o Cabo da Boa Esperança, os europeus chegaram à região da África do Sul. Nos anos seguintes, a região foi povoada por holandeses, franceses, ingleses e alemães. Os descendentes dessa minoria branca começaram a criar leis, no começo do século XX, que garantiam o seu poder sobre a população negra. Essa política de segregação racial, o apartheid, ganhou força e foi oficializada em 1948, quando o Partido Nacional, dos brancos, assumiu o poder.

7 Sabemos que na África existe ainda, muita beleza,

8 De outro lado porém.... O relatório do Unicef mostra que mais de um bilhão de crianças sofrem pelo menos um tipo de privação, o que representa cerca da metade das crianças no mundo vivendo na pobreza. O relatório mostra que milhões de crianças vivem em condições subumanas, sem saneamento básico, acesso à educação ou a serviços de saúde. A situação é mais crítica na África subsaariana


Carregar ppt "ESTA É A AFRICA. E SEUS PAÍSES.. A grande onda de descolonização que atingiu a África teve início logo após a Segunda Guerra: em apenas 15 anos, formaram-se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google