A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A África e os seus problemas históricos Ana Luísa Pinheiro Daniel Lobo Giovanna Maria Karla Uescar Maria Júlia Melo Maria Laura Arantes Profª: Marileide.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A África e os seus problemas históricos Ana Luísa Pinheiro Daniel Lobo Giovanna Maria Karla Uescar Maria Júlia Melo Maria Laura Arantes Profª: Marileide."— Transcrição da apresentação:

1 A África e os seus problemas históricos Ana Luísa Pinheiro Daniel Lobo Giovanna Maria Karla Uescar Maria Júlia Melo Maria Laura Arantes Profª: Marileide 6ª série- D Profª: Marileide 6ª série- D

2 O Racismo O Racismo O racismo é um conjunto de ideias pré-concebidas que desrespeitam a cor, a etnia, a cultura, ou o que chamamos simplesmente de raça. O racismo é um conjunto de ideias pré-concebidas que desrespeitam a cor, a etnia, a cultura, ou o que chamamos simplesmente de raça.

3 O racismo nos dias atuais......muitas pessoas são racistas, e outras milhares sofrem por isso....muitas pessoas são racistas, e outras milhares sofrem por isso. O preconceito racial ainda é muito presente em nossos dias. O preconceito racial ainda é muito presente em nossos dias. O fim da escravidão não garantiu igualdade entre negros e brancos em várias partes do mundo. O fim da escravidão não garantiu igualdade entre negros e brancos em várias partes do mundo. qbMxaw Propaganda contra o preconceito racial.

4 v=jAFQolwOjho&feature=fvsr A série Todo Mundo Odeia o Chris mostra, de uma forma bem humorada, o cotidiano de uma família negra nos EUA, e todas as suas dificuldades.

5 Pode-se dizer que o preconceito racial cresceu ainda mais na América e na Europa com a escravidão. Pode-se dizer que o preconceito racial cresceu ainda mais na América e na Europa com a escravidão. Os escravocratas criaram justificativas para a escravidão africana. (Darwinismo Social - ideia da seleção natural às sociedades existentes no planeta). Os escravocratas criaram justificativas para a escravidão africana. (Darwinismo Social - ideia da seleção natural às sociedades existentes no planeta). Neocolonialismo – no racismo foi realimentado Neocolonialismo – no racismo foi realimentado

6 O Neocolonialismo O Neocolonialismo ou Imperialismo, surgiu com a necessidade de matérias-primas para as indústrias europeia. A solução para tal problema se deu com dominação de áreas do planeta que não estivessem sob o domínio de alguma grande potência e forçá-las a se transformar em mercados consumidores dos produtos industrializados e fornecedores de matérias-primas.

7 As grandes potências industrializadas começaram a sua busca por territórios na África e na Ásia: era a Partilha Afro-Asiática, que aconteceu a partir da década de 1850.

8 Descolonização Afro- Asiática A partir do fim da Segunda Guerra Mundial, o processo de Independências das colônias da África e da Ásia ganharam forças. As transformações ideológicas, econômicas, culturais e políticas em todo o mundo possibilitaram a liberdade de inúmeras colônias. A grande maioria dos conflitos na África é proveniente da descolonização

9 Fatores que contribuíram para as Independências das Colônias: Fatores que contribuíram para as Independências das Colônias: O enfraquecimento e o declínio dos países europeus após a guerra; O enfraquecimento e o declínio dos países europeus após a guerra; A ascensão do Nacionalismo asiático e africano. A ascensão do Nacionalismo asiático e africano. As divergências ideológicas entre os EUA a URSS. As divergências ideológicas entre os EUA a URSS. As superpotências- mesmo por motivos diferentes apoiaram a descolonização. As superpotências- mesmo por motivos diferentes apoiaram a descolonização. Objetivo Objetivo EUA URSS EUA URSS Queria consolidar sua supre-Queria expandir Queria consolidar sua supre-Queria expandir macia sobre o mundo e expandiro Socialismo Capitalismo

10 A criação e atuação da ONU. A criação e atuação da ONU. A Conferência de Bandung A Conferência de Bandung reunião de 29 países recém-independentes declararam neutralidade declararam neutralidade apoio ao combate contra o racismo, ao Colonialismo e o Imperialismo

11 Os processos de independência das colônias africanas se fizeram em meio a muita violência. A emancipação política das nações africanas não solucionou os problemas das antigas colônias. Persistiram os profundos sinais de miséria dos séculos de exploração e domínio.

12 Vários problemas étnicos surgiram em decorrência da prática colonial de unir diversas tribos em um único território e de estimular suas rivalidades. As contínuas guerras tribais, estimuladas pela Guerra Fria, empobreceram ainda mais as jovens nações. Os conflitos políticos internos pioraram a situação no continente África. Conheça Dadaab, o maior campo de refugiados do mundo, no Quênia

13 Apartheid Na África do Sul, mesmo após a conquista da Independência, o poder foi parar na mão dos brancos - os afrikanders). Para excluir a maioria negra, criou-se o apartheid, um regime de segregação racial. Os lugares passaram a ser separados em Para brancos. E para negros.

14 Nelson Mandela Por um período de 45 anos, vários líderes negros lutaram contra a desigualdade racial. Por um período de 45 anos, vários líderes negros lutaram contra a desigualdade racial. Um, em especial foi Nelson Mandela, o líder do mais importante partido político negro do País, o CNA (Congresso Nacional Africano). Um, em especial foi Nelson Mandela, o líder do mais importante partido político negro do País, o CNA (Congresso Nacional Africano). Mandela ficou preso por 27 anos e Mandela ficou preso por 27 anos e só foi liberto em 1980, por causa das pressões internacionais. Ele foi eleito o primeiro presidente negro da história da África do Sul, pondo fim ao apartheid.

15 ot/multi/2009/10/29/ D8A16366.jhtm O filme Invictus mostra o momento em que Mandela foi solto e, durante a sua presidência, sua tentativa de unir os brancos e os negros da África do Sul através do esporte. O filme Invictus mostra o momento em que Mandela foi solto e, durante a sua presidência, sua tentativa de unir os brancos e os negros da África do Sul através do esporte.

16 Anti-Racismo No Brasil, racismo é um crime inafiançável, e o acusado fica sujeito à pena de reclusão ou a multa. No Brasil, racismo é um crime inafiançável, e o acusado fica sujeito à pena de reclusão ou a multa. Muitas pessoas, artistas, voluntários, países ricos, ONGs e Organizações, como o UNICEF, lutam por um mundo sem racismo e pela solução dos vários problemas da África. Muitas pessoas, artistas, voluntários, países ricos, ONGs e Organizações, como o UNICEF, lutam por um mundo sem racismo e pela solução dos vários problemas da África. Assista a Campanha do UNICEF contra o racismo e a desigualdade social Assista a Campanha do UNICEF contra o racismo e a desigualdade social

17 Racismo É Burrice Racismo É Burrice Gabriel O Pensador Gabriel O Pensador Racismo, preconceito e discriminação em geral; É uma burrice coletiva sem explicação Afinal, que justificativa você me dá para um povo que precisa de união Mas demonstra claramente Infelizmente Preconceitos mil De naturezas diferentes Mostrando que essa gente Essa gente do Brasil é muito burra E não enxerga um palmo à sua frente Porque se fosse inteligente esse povo já teria agido de forma mais consciente Eliminando da mente todo o preconceito E não agindo com a burrice estampada no peito A "elite" que devia dar um bom exemplo É a primeira a demonstrar esse tipo de sentimento Num complexo de superioridade infantil Ou justificando um sistema de relação servil Racismo, preconceito e discriminação em geral; É uma burrice coletiva sem explicação Afinal, que justificativa você me dá para um povo que precisa de união Mas demonstra claramente Infelizmente Preconceitos mil De naturezas diferentes Mostrando que essa gente Essa gente do Brasil é muito burra E não enxerga um palmo à sua frente Porque se fosse inteligente esse povo já teria agido de forma mais consciente Eliminando da mente todo o preconceito E não agindo com a burrice estampada no peito A "elite" que devia dar um bom exemplo É a primeira a demonstrar esse tipo de sentimento Num complexo de superioridade infantil Ou justificando um sistema de relação servil


Carregar ppt "A África e os seus problemas históricos Ana Luísa Pinheiro Daniel Lobo Giovanna Maria Karla Uescar Maria Júlia Melo Maria Laura Arantes Profª: Marileide."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google