A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Processos de Fabricação II Prof. Jorge Marques Aula 16 Processos de Conformação Mecânica Estampagem Profunda; Repuxo Referências:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Processos de Fabricação II Prof. Jorge Marques Aula 16 Processos de Conformação Mecânica Estampagem Profunda; Repuxo Referências:"— Transcrição da apresentação:

1 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Processos de Fabricação II Prof. Jorge Marques Aula 16 Processos de Conformação Mecânica Estampagem Profunda; Repuxo Referências: CHIAVERINI, V. Tecnologia Mecânica. Vol. II Telecurso Processos de Fabricação. BENAZZI JR. Tecnologia de Estampagem – Fatec-SO

2 Operação de Repuxo ou estampagem profunda Na operação de repuxo obtêm-se peças ocas, partindo-se de chapas planas.

3 Operação de Repuxo ou estampagem profunda Durante a operação de repuxo o material (chapa) sofre esforços de compressão (nas bordas da matriz) e esforços de estiramento.

4 O estampo de repuxar Um elemento importante no estampo repuxador é o sujeitador (disco de retenção) ele tem a função de garantir uma conformação regular, com bom acabamento.

5 Determinação do Blank para repuxo Quase sempre a espessura final da peça repuxada permanece a mesma da chapa. Neste caso; Área superficial da peça = área superficial do blank Quando há mudança de volume (menos comum) é preciso fazer, Volume de metal da peça = volume de metal do blank

6 Cálculo do blank - um exemplo Desprezando-se S,

7 Exercícios Determinar o blank necessário para produzir uma caneca de 100 mm de diâmetro, por 140 mm de altura, com aba de 120 mm de diâmetro.

8 Vejam o vídeo sobre fabricação de latinhas de alumínio pelo link abaixo aluminio/processo-produtivo/


Carregar ppt "ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Processos de Fabricação II Prof. Jorge Marques Aula 16 Processos de Conformação Mecânica Estampagem Profunda; Repuxo Referências:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google