A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pontifícia Universidade Católica de Goiás ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Processos de Fabricação II Prof. Jorge Marques Aula 11 Processos de Conformação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pontifícia Universidade Católica de Goiás ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Processos de Fabricação II Prof. Jorge Marques Aula 11 Processos de Conformação."— Transcrição da apresentação:

1 Pontifícia Universidade Católica de Goiás ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Processos de Fabricação II Prof. Jorge Marques Aula 11 Processos de Conformação Mecânica EXTRUSÃO Referências: CHIAVERINI, V. Tecnologia Mecânica. Vol. II Telecurso Processos de Fabricação. BRESCIANI, E. F. et. al. ; Conformação plástica dos metais.

2 Extrusão Processo que consiste em fazer um tarugo ou lingote passar por um orifício de seção menor, forçando-o a escoar por este orifício.

3 Extrusão Invertida

4 Matéria prima para a extrusão Quanto à forma Lingotes provenientes de processos de fundição inicial. Barras ou tarugos proveniente de processo de laminação. Quanto à composição química Ligas dúteis não ferrosas, principalmente de alumínio. A quente e a frio. Aços, a quente, em volume menor de aplicação

5 Produtos Extrudados

6 Características da Extrusão em relação à laminação Vantagens Mais homogeneidade estrutural Menor tolerância dimensional Reduzida oxidação superficial. Desvantagens Maior custo de equipamentos Menor velocidade de trabalho Comprimento limitado do perfil.

7 Máquina de Extrusão Prensa hidráulica de até 8 mil toneladas, com componentes conforme ilustra a figura

8 Ferramental

9 O processo de Extrusão 1.O tarugo (ou lingote) é aquecido em forno. 2.Rapidamente o tarugo é transportado para um apoio diante do recipiente e do pistão. 3.O pistão é acionado e empurra o tarugo 4.Após completado o curso do pistão, o recipiente se afasta, permitindo a retirada do resto do tarugo. 5.Antes do próximo tarugo, faz-se a remoção de óxidos e resíduos.

10 Ciclo do processo de Extrusão

11

12

13 Temperatura de Extrusão Geralmente acima da temperatura de recristalização. Muitas vezes, para elevar a trabalhabilidade plástica eleva-se a temperatura até cerca de 50°C abaixo da temperatura de fusão. Porém, elevadas temperaturas podem comprometer a máquina de extrusão, ferramentas e acessórios; aumentam as oxidações e reduzem as propriedades mecânicas

14 Força de Extrusão


Carregar ppt "Pontifícia Universidade Católica de Goiás ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Processos de Fabricação II Prof. Jorge Marques Aula 11 Processos de Conformação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google