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Calculando Preço de venda com Uso de TI-Tecnologia Informação 1 Alt_C Sistemas Ltda

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Apresentação em tema: "Calculando Preço de venda com Uso de TI-Tecnologia Informação 1 Alt_C Sistemas Ltda"— Transcrição da apresentação:

1 Calculando Preço de venda com Uso de TI-Tecnologia Informação 1 Alt_C Sistemas Ltda

2 2 Alt_C Sistemas Ltda Ferramentas de TI Ações positivas p/melhorar o Custo Política de Preço Apuração do Custo Formação do Preço de Vendas

3 Alt_C Sistemas Ltda 3 Sistema de Gestão Uso de Planilhas - Excel CtrlCash Geradores de Relatórios Geradores de Gráficos Data warehouse

4 Alt_C Sistemas Ltda 4 Comprar Bem Reduzir Perdas e Desperdícios Aumentar giro produto-Promoções Gerenciar Finanças –Evitar Pagar Juros Obter vantagens competitivas para posicionamento no mercado

5 Alt_C Sistemas Ltda 5 Posicionamento pela Liderança em Preço Posicionamento pela diferenciação Posicionamento pela especialização

6 Alt_C Sistemas Ltda 6 Grandes volumes de Compras Grandes volumes de Vendas Marca Forte no mercado Produção a custo Menores Oferecer Vantagens competitivas Não deve ser adotada por pequenas empresas, por não possuir grandes volumes de Compras e Vendas

7 Alt_C Sistemas Ltda 7 Produtos com qualidade superior Produtos com design diferenciado Marca distinta dos concorrentes Localização que proporcione maior conforto e segurança Agregação de serviços aos seus produtos Oferecer valores acima do mercado

8 Alt_C Sistemas Ltda 8 Ser referência para os clientes e determinar linha/segmento do mercado Referência em Linha de produtos específicos

9 Alt_C Sistemas Ltda 9 Obter retorno sobre os investimentos; Proporcionar crescimento; Tornar sua empresa mais competitiva; Mais lucrativa; E trazer perenidade ao seu negócio. Estabelecendo a prática de formulação e análise de preço confiável, que contabilize todos os custos e despesas pode tornar isto uma realidade.

10 Alt_C Sistemas Ltda 10 Mas não só o preço é importante na compra de um produto, o cliente leva em consideração : A qualidade, a disponibilidade, a assistência técnica, a entrega, novidade exclusividade. É influenciado por anúncios feitos por lojistas e fabricantes Facilidade nas Condições de Pagamentos. Levando em conta o “Composto Mercadologico”

11 Alt_C Sistemas Ltda 11 Preço tem que buscar o equilíbrio entre os fatores internos e externos relativos a sua empresa de forma a lhe proporcionar o lucro desejado.

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13 Alt_C Sistemas Ltda 13 Custos são gastos efetuados pela empresa na elaboração ou na aquisição de produtos ou na prestação de serviços. Despesas são gastos que servem como apoio para que as empresas atinjam seus objetivos. Exemplo: salários administrativos,telefones, etc.

14 Alt_C Sistemas Ltda 14 Variam conforme a venda efetuada pela empresa. Se existe uma venda, há incidência deles. Exemplos: Custo da mercadoria vendida, embalagens, etiquetas, impostos Incidentes sobre as vendas ICMS, PIS, COFINS, IRPJ, CSSL, Simples e comissões de vendedores.

15 Alt_C Sistemas Ltda 15 Não variam em função da venda. Não há uma relação direta entre a venda e a incidência desses valores, mesmo que o valor do gasto mude. Exemplos: Aluguéis, energia elétrica, água, telefones, salários, encargos sociais, contabilidade, materiais de escritório e limpeza, gastos com veículos, depreciação, manutenção.

16 Alt_C Sistemas Ltda 16 Custos diretos São todos aqueles que podem ser atribuídos diretamente a uma determinada mercadoria (fretes, impostos, seguros). Custos indiretos são aqueles que não se referem direta ou imediatamente a uma determinada mercadoria por serem comuns a todas as mercadorias que se encontram em estoque num determinado momento. (Custo de Estocagem, exposição)

17 Alt_C Sistemas Ltda 17 É determinado pelo valor da fatura, deduzidos os descontos, os abatimentos e as bonificações, acrescidos de todos os custos com a mercadoria até sua entrada no armazém ou depósito. (seguro, transportes, comissões de compra, impostos não recuperáveis na venda, entre outros). Obs.: Esses custos são chamados de custos diretos

18 Alt_C Sistemas Ltda 18 Preço de aquisição (nota fiscal) (-) descontos obtidos (-) impostos recuperáveis (+) impostos não recuperáveis(IPI/ST) (+) fretes (+) seguros (+) outras despesas incidentes na aquisição (=) custo de aquisição ou custo da mercadoria vendida

19 Alt_C Sistemas Ltda 19 Para complementar o cálculo do preço de venda ainda temos de analisar mais um elemento que o compõe. As Despesas Administrativas, que são os aluguéis, honorários dos proprietários, salários administrativos acrescidos de encargos sociais, material de escritório, material de limpeza, honorários do contador, honorários do consultor, manutenção, combustível, depreciação, propaganda, bem como diversas outras despesas necessárias para que a empresa funcione. Essas é que chamamos de despesas (fixas)

20 Alt_C Sistemas Ltda 20 Custo É o gasto com bens e serviços para a Produção/Compra de outros bens e serviços. Exemplos: matéria prima, energia aplicada na produção de bens, salários e encargos do pessoal da produção Despesa É todo gasto com bens e serviços relativos à Manutenção / Administração da atividade da empresa, bem como aos esforços para a obtenção de receitas através da venda dos produtos. Exemplos: Materiais de escritório, Salários da administração. Os custos tem a capacidade de serem atribuídos ao produto final, despesas são de caráter geral, e mais difícil de vinculação diretamente aos produtos obtidos.

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22 Alt_C Sistemas Ltda 22 Receita Bruta 12 meses-R$AlíquotaIRPJCSLLCofinsPIS/PasepINSSICMS ,004,00%0,00% 2,75%1,25% ,01 a ,005,47%0,00% 0,86%0,00%2,75%1,86% ,01 a ,006,84%0,27%0,31%0,95%0,23%2,75%2,33% ,01 a ,007,54%0,35% 1,04%0,25%2,99%2,56% ,01 a ,007,60%0,35% 1,05%0,25%3,02%2,58% ,01 a ,008,28%0,38% 1,15%0,27%3,28%2,82% ,01 a ,008,36%0,39% 1,16%0,28%3,30%2,84% ,01 a ,008,45%0,39% 1,17%0,28%3,35%2,87% ,01 a ,009,03%0,42% 1,25%0,30%3,57%3,07% ,01 a ,009,12%0,43% 1,26%0,30%3,60%3,10% ,01 a ,009,95%0,46% 1,38%0,33%3,94%3,38% ,01 a ,0010,04%0,46% 1,39%0,33%3,99%3,41% ,01 a ,0010,13%0,47% 1,40%0,33%4,01%3,45% ,01 a ,0010,23%0,47% 1,42%0,34%4,05%3,48% ,01 a ,0010,32%0,48% 1,43%0,34%4,08%3,51% ,01 a ,0011,23%0,52% 1,56%0,37%4,44%3,82% ,01 a ,0011,32%0,52% 1,57%0,37%4,49%3,85% ,01 a ,0011,42%0,53% 1,58%0,38%4,52%3,88% ,01 a ,0011,51%0,53% 1,60%0,38%4,56%3,91% ,01 a ,0011,61%0,54% 1,60%0,38%4,60%3,95% Obs.: Para indústria, é acrescido de mais 0,5% de IPI, 4,50...

23 Alt_C Sistemas Ltda 23 Para proteger os investimentos e obter o resultado desejado do capital investido, temos que agregar ao preço de venda mais um fator, os Custos Fixos e recuperá-los na comercialização das mercadorias. Obs.: Pag.34

24 Alt_C Sistemas Ltda 24 Custo da Mercadoria; Impostos; Custo Fixo/Despesas Administrativas; Comissões; Lucro; Encargos Financeiros

25 Alt_C Sistemas Ltda 25 Custo da MercadoriaR$ 13,25 Alíquota Imposto 8,36% Percentual Comissão 2% Percentual Lucro12%

26 Alt_C Sistemas Ltda 26 Mark-UP Multiplicador 100 / (100-(Soma Fatores)) 100/(100-(8, ,98+12)) 100/(100-34,34)  100/65,66 = 1,523 Mark-UP Divisor (100-(Soma Fatores))/100 (100-(8, ,98+12))/100 (100-34,34)/100  65,66/100 = 0,6566 Alíquota Imposto 8,36% Percentual Comissão 2,00% Custo Fixo 11,98% Percentual Lucro 12,00%

27 Alt_C Sistemas Ltda 27 Mark-UP Multiplicador Preço custo * Mark-up Multiplicador 13,25 * 1,523  20,18 Mark-UP Divisor Preço custo / Mark-up Multiplicador 13,25 / 0,6566  20,18

28 Alt_C Sistemas Ltda 28 Alta Média Baixa Crie mais de uma fórmula. Por exemplo.

29 Alt_C Sistemas Ltda 29 Selecione produtos que tenham as características: Quase nenhuma Concorrência; Marca consagrada; Novidade; Exclusividade; Clientes com maior poder aquisitivo; Mercadorias com muita qualidade; Não existência ou com poucos similares; Como utilizar suas formulas, selecionando produtos para aplicar a Fórmula Alta

30 Alt_C Sistemas Ltda 30 Selecione produtos que tenham as características: Alguma concorrência direta; Clientes com bom poder aquisitivo; Varias opções de marca; Mercadorias com relativa qualidade; Existência de mercadorias similares; Como utilizar suas formulas, selecionando produtos para aplicar a Fórmula Média

31 Alt_C Sistemas Ltda 31 Selecione produtos que tenham as características: Muita concorrência direta; Pouca importância para a marca; Clientes com menor poder aquisitivo; Mercadorias com atributos mínimos de qualidade; Muita variedade de mercadorias similares; Mercadorias de consumo elevado; Como utilizar suas formulas, selecionando produtos para aplicar a Fórmula Baixa

32 Alt_C Sistemas Ltda 32 DISCRIMINAÇÃOVALORES R$PERCENTUAIS(%) Preço de Venda 2,10100,00% (-) impostos 0,188,36% (-) comissões 0,042,00% (=) preço de venda líquido 1,8889,64% (-) custo da mercadoria vendida 1,3865,66% (=) lucro bruto 0,5023,98% (-) custos fixos 0,251611,98% (=) resultado 0,252112,00%

33 Alt_C Sistemas Ltda 33 É fácil utilizar o mark-up (Multiplicador ou Divisor), mas fique atento para não incorrer em erro do uso indiscriminadamente Erros mais comuns: Custos defasados, assim, Incorrer em prejuízos sem saber; Praticar preços mais altos do que poderia praticar, reduzindo sua competitividade; Não ter conhecimento de sua lucratividade real; Dar descontos, acima dos limites aceitáveis e incorrer em prejuízo; Aplicar o mesmo mark-up para todos os produtos.

34 Alt_C Sistemas Ltda 34 Ponto de Equilíbrio determinar o volume mínimo que a empresa necessita vender para cobrir seus Custo fixo e Variáveis e não haja resultado negativo (prejuízo). O PE acontece quando o faturamento se iguala ao valor dos custos, portanto, o lucro é igual a zero.

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36 Alt_C Sistemas Ltda 36 Demanda: Quando a demanda é alta e existe baixa oferta e poucos concorrentes, é possível aumentar os preço obtendo assim um maior lucratividade. Quando a demanda é baixa e existe muita oferta e diversos concorrentes, não é possível aumentar os preços e a lucravidade deve ficar dentro de parâmetros moderados

37 Alt_C Sistemas Ltda 37 Custo : Todo empresário deve conhecer o custo das suas mercadorias e o custo para vender seus produtos detalhadamente, pois este é um dos principais fatores da base do preço. Ter como referência apenas o preço da concorrência pode ser um erro fatal, pois os custos dos concorrentes certamente serão diferentes dos de sua empresa.

38 Alt_C Sistemas Ltda 38 Concorrência : Seu concorrente pode: Ter acesso a mercadorias com preços mais baixos, Maior volume de compra, Possibilitando mais poder de negociação com os fornecedores, volume de vendas maior, Possibilitando trabalhar com margem de lucro menor, Ou prática de política de preços sem o devido cálculo de custos. Faça pesquisa com seus concorrentes diretos, verificando se há muita ou pouca oferta da mercadoria e qual a política de preços praticada, para, só assim, definir qual preço colocará em sua mercadoria.

39 Alt_C Sistemas Ltda 39 Não entre em guerra de preço, procure alternativas Busque diferenciar sua linha de produtos do concorrente; Agregue valor a mercadoria, adicione uma melhor prestação de serviços, fazendo com que os clientes aceitem pagar mais em troca de um melhor atendimento; Adicione novas linhas com maior lucratividade, para cobrir redução de lucro das linhas de forte concorrência; Opte por um volume de venda menor, mas que lhe proporcione uma maior lucratividade real.

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41 Alt_C Sistemas Ltda 41 Agradecemos a presença de todos cel.: Como baixar os arquivos : Localizar o portal da Alt_C na web registrar no portal, ir até a pasta Download (só aparece p/quem estiver registrado) e selecionar o arquivo desejado.


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