A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Clima Tempo Clima é o padrão de comportamento do tempo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Clima Tempo Clima é o padrão de comportamento do tempo."— Transcrição da apresentação:

1

2 Clima Tempo

3 Clima é o padrão de comportamento do tempo

4 Tempo é o estado momentâneo da atmosfera

5 Fatores climáticos Determinam o comportamento Elementos climáticos

6 temperatura Umidade pressão

7 LatitudeAltitude C ontinentalidade/ Maritimidade Correntes marítimas Relevo Urbanização

8 Vento -“Ar em movimento”. No planeta Terra, ocorrem desequilíbrios de temperatura e, portanto, de pressão, situação geradora do movimento de ar. Os ventos sopram das áreas mais frias (mais densas e de alta pressão), chamadas de anticiclonais, para as áreas mais quentes (menos densas e de baixa pressão), chamadas de ciclonais.

9 Alta pressão Maior n.o de moléculas Ar denso Baixa pressão Menor n.o de moléculas Ar leve Frio Quente

10  Razão adiabática(envolve temperatura, pressão e umidade): refere-se a variação da temperatura com a altitude, esta pode ser diferente em função da umidade e da pressão. Perceba na imagem: As massas de ar que se elevam na atmosfera sofrem mudança de temperatura: vão se resfriando em cerca de 10 °C por quilômetro, fato conhecido como razão adiabática

11  Existem variações de pressão atmosférica no espaço em dois sentidos principais: 1. Horizontal - que é um movimento do ar “dos pólos para o equador” conhecido por advecção (lateral) e ocorre por grandes distâncias. Ex: ventos alísios, monções. Pólos Equador 1. Vertical- de convecção (de baixo para cima), e influenciado pela altitude e temperatura em escala local. Ex: Brisas.

12

13  Monções – circulação “regional” e sazonal do ar.

14

15 As massas de ar Massa de ar equatorial: tanto a equatorial marítima (Em) quanto a equatorial continental (Ec) são quentes e úmidas Massa de ar tropical: a tropical marítima (Tm) é quente e úmida, enquanto a tropical continental (Tc) é quente e seca, pois se forma nos continentes. Massa de ar polar: a polar marítima (Pm) se forma nos oceanos (mais de 50° de latitude) e é fria, úmida e instável; já a polar continental (Pc) é fria, seca e estável.

16 A água na atmosfera O ciclo hidrológico na superfície terrestre

17 Umidade relativa (UR)quantidade máxima de umidade que a atmosfera pode conter. Varia de região para região. Ponto de orvalho a quantidade máxima de vapor de água que o ar pode conter em uma determinada temperatura (UR) quando atinge o limite condensa e ocorre a precipitação. Umidade absoluta quantidade de vapor de água contido no ar em um determinado momento em um lugar

18  A precipitação é a queda de água no estado líquido (chuva) ou sólido (neve e granizo). Resulta da condensação do vapor de água que existe na atmosfera.  A variação da precipitação na superfície do globo resulta da ação conjunta de vários fatores: 1. Latitude; 2. Proximidade ou afastamento do oceano; 3. Correntes marítimas; 4. Relevo.

19 Chuva frontal (1) Chuva convectiva(2) Chuva orográfica(3)

20 Sites para visitar


Carregar ppt "Clima Tempo Clima é o padrão de comportamento do tempo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google