A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Segurança do trabalho e prevenção contra os riscos existentes nos laboratórios de informática. ORIENTADOR: PEDRO PACHECO Feira de Santana-Ba 2012 Centro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Segurança do trabalho e prevenção contra os riscos existentes nos laboratórios de informática. ORIENTADOR: PEDRO PACHECO Feira de Santana-Ba 2012 Centro."— Transcrição da apresentação:

1 Segurança do trabalho e prevenção contra os riscos existentes nos laboratórios de informática. ORIENTADOR: PEDRO PACHECO Feira de Santana-Ba 2012 Centro Estadual de Educação Profissional Componente: Biologia Meio Ambiente Saúde e Segurança do Trabalho

2 Introdução Toda atividade prática a ser desenvolvida dentro de um laboratório apresenta riscos, por este motivo devemos utilizar normas de conduta para assegurar a integridade das pessoas, instalações e equipamentos. Nesse intuito, este trabalho tem por finalidade conscientizá-los quanto as normas de segurança, requisito básico para garantir a qualidade do laboratório e a segurança do indivíduo.

3 Legislação Trabalhista Art. 7° da Magna Carta diz respeito à redução dos riscos do trabalho como garantias fundamentais do indivíduo. O direito à saúde, ao trabalho, à segurança e à previdência social está previsto no art. 6º da Constituição da República.

4 Legislação Trabalhista Nos termos dos incisos II e VIII do art. 200 da CF/88, compete ao sistema único de saúde colaborar na proteção do meio ambiente. A comissão interna de prevenção de acidentes – CIPA, tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

5 Justificativa Devido os presentes riscos nos laboratórios de informática, nossa atual intenção é por meio de prevenção diminuir os riscos nele existentes. Assim, apresentamos as devidas soluções cabíveis a serem executadas, promovendo assim a prevenção e diminuição dos riscos nos laboratórios.

6 Problemática Visando a segurança do trabalho, o bem estar do ser humano e uma vida mas digna de trabalho, este trabalho focaliza a prevenção do ambiente utilizado por alunos e professores. No entanto, quais são os problemas que podem ter nos laboratórios de informática?

7 Objetivo Geral Identificar os problemas contidos nos laboratórios a fim de soluciona-los.

8 Objetivo Específico Levantar os riscos e perigos na área; Analisar criticamente a situação dos laboratórios; Estruturar uma metodologia baseada em ajudar a solucionar os problemas encontrados.

9 Problemas

10 Má organização dos fios; Tomadas não sinalizadas quanto o valor da tensão; Falta de manutenção das máquinas, muitas delas estão paradas;

11 Problemas Falta de limpeza nos ar-condicionado; Mesas suporte de colocar o teclado quebrado; Cadeiras e mesas aparentemente boas, porém quebradas.

12 Riscos

13 Os riscos são: Biológico: O ar condicionado contém mofo. As máquinas que não funcionam estão cheias de poeiras prejudicando nossa saúde. Falta de manutenção e limpeza das máquinas que estão em uso. Trazendo danos não só aos equipamentos como também aos ocupantes do laboratório.

14 Os riscos são: Mecânicos: Identificamos algumas cadeiras com encosto quebrado e mesas com a bancada do teclado quebrado. Físicos: Os disjuntores são de aço. Fazendo que que os ocupantes fiquem expostos a choque elétrico por houver algum fio desencapado dentro do disjuntor. Ergonômicos: Pesos das mesas, de algum equipamento.

15 Normas Regulamentadoras Segurança do trabalho

16 NR-1- Disposição Gerais As NRs são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos de administração direta e indireta, que possuam empregados regidos pela Consolidação do Trabalho - (CLT).

17 NR-2 Inspeção Prévia Todo estabelecimento novo, antes de iniciar suas atividades, deverá solicitar aprovação de suas instalações ao órgão do Ministério do Trabalho e Emprego.

18 NR-5 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) A CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

19 NR-6 Equipamento de Proteção Individual (EPI) Considera-se EPI, todo dispositivo de uso individual, de fabricação nacional ou estrangeira, destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador.

20 NR-9 Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Esta NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, através da antecipação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho.

21 NR-10 Serviços em Eletricidade Esta NR estabelece os requisitos e condições mínimas exigidas para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem com instalações elétricas, em suas etapas de projeto, construção, montagem, operação e manutenção, bem como de quaisquer trabalhos realizados em suas proximidades.

22 NR-17 Ergonomia Esta NR visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho 4 de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, incluindo os aspectos relacionados ao levantamento.

23 NR-26 Sinalização de Segurança Esta NR tem por objetivos fixar as cores que devam ser usadas nos locais de trabalho para prevenção de acidentes, identificando, delimitando e advertindo contra riscos.

24 Resultados Falta imagem

25 De acordo com o MEC (Ministério de Educação): O laboratório de informática deverá estar protegido de forma adequada contra agentes agressivos (areia, poeira, chuva etc.) e distantes de tubulações hidráulicas. Tomadas elétricas comuns para uso geral não podem ser compartilhadas com a rede elétrica para os equipamentos de informática.

26 De acordo com o MEC (Ministério de Educação): Fiação elétrica embutida ou externa em canaletas. (Obs.: Todos os fios devem estar ocultos ou presos). Fornecimento de energia elétrica de 110V ou 220V. Janelas resistentes, que possam ser trancadas por dentro, reforçadas externamente por grades de aço fixadas à parede.

27 Considerações Finais Recomendações para Alunos: Todo aluno deve estar consciente em não comer ou beber nos laboratórios; Mesmo que não haja sinalização de voltagem, nas tomadas, procurar orientação do docente; Não mexer na parte elétrica dos laboratórios ;

28 Considerações Finais Recomendações para a Pedagógica: Precisa de mais equipamentos; As maquinas quebradas devem ser guardadas em uma sala especifica; Fiscalização nos laboratórios; Limpeza no ar condicionado e nas salas de laboratório; Organização nos fios; Manutenção nas maquinas;

29 Referências Falta referência


Carregar ppt "Segurança do trabalho e prevenção contra os riscos existentes nos laboratórios de informática. ORIENTADOR: PEDRO PACHECO Feira de Santana-Ba 2012 Centro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google