A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“ Ser matematicamente competente envolve hoje, de forma integrada, um conjunto de atitudes, de capacidades e de conhecimentos relativos à matemática. Esta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“ Ser matematicamente competente envolve hoje, de forma integrada, um conjunto de atitudes, de capacidades e de conhecimentos relativos à matemática. Esta."— Transcrição da apresentação:

1 “ Ser matematicamente competente envolve hoje, de forma integrada, um conjunto de atitudes, de capacidades e de conhecimentos relativos à matemática. Esta competência matemática que todos devem desenvolver, no seu percurso ao longo da educação básica, inclui: (…) a aptidão para decidir sobre a razoabilidade de um resultado e de usar, consoante os casos, o cálculo mental, os algoritmos de papel e lápis ou os instrumentos tecnológicos.” (pág.57) Na parte relativa às competências específicas da matemática: O Cálculo Mental no Currículo

2 “No domínio dos números e do cálculo, a competência matemática que todos devem desenvolver inclui: (…) - a aptidão para efectuar cálculos mentalmente (…); - a aptidão para estimar valores aproximados de resultados de operações e decidir a razoabilidade dos resultados obtidos por qualquer processo de cálculo ou por estimação”. pág. 60 O Cálculo Mental no Currículo

3 8) “Resolver situações e problemas do dia-a-dia, aplicando as operações aritméticas e as noções básicas de geometria, utilizando algoritmos e técnicas de cálculo mental.” (pág.167) Nos objectivos gerais do programa da disciplina de Matemática O Cálculo Mental no Programa

4 "No 1º. Ciclo deve ser dada especial importância ao cálculo mental. A criança deve habituar-se, desde o início, a considerá- lo como o primeiro dos recursos a utilizar para obter um resultado.” No bloco 1 - Números e Operações, pode também ler-se :

5 O Cálculo Mental no Programa “a lidar com o número como parte de uma estrutura e não a vê-lo como um símbolo de uma quantidade;” Ao calcular mentalmente, a criança aprende: “a utilizar as propriedades das operações como um objectivo útil;” “a fazer estimativas que irão contribuir para se tornar crítica relativamente aos resultados dos cálculos obtidos, utilizando algoritmos ou a máquina de calcular.”

6 O Cálculo Mental no Programa No 1º ano, não há referência alguma ao ensino dos algoritmos e são reforçadas as actividades relacionadas com o cálculo mental. No 2º, 3º e 4ºanos os algoritmos são introduzidos gradualmente ao longo dos anos mas aparecem sempre como meios auxiliares de cálculo a par com a calculadora e o computador.


Carregar ppt "“ Ser matematicamente competente envolve hoje, de forma integrada, um conjunto de atitudes, de capacidades e de conhecimentos relativos à matemática. Esta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google