A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Cálculo Mental no Currículo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Cálculo Mental no Currículo"— Transcrição da apresentação:

1 O Cálculo Mental no Currículo
Na parte relativa às competências específicas da matemática: “Ser matematicamente competente envolve hoje, de forma integrada, um conjunto de atitudes, de capacidades e de conhecimentos relativos à matemática. Esta competência matemática que todos devem desenvolver, no seu percurso ao longo da educação básica, inclui: (…) a aptidão para decidir sobre a razoabilidade de um resultado e de usar, consoante os casos, o cálculo mental, os algoritmos de papel e lápis ou os instrumentos tecnológicos.” (pág.57)

2 O Cálculo Mental no Currículo
“No domínio dos números e do cálculo, a competência matemática que todos devem desenvolver inclui: (…) - a aptidão para efectuar cálculos mentalmente (…); - a aptidão para estimar valores aproximados de resultados de operações e decidir a razoabilidade dos resultados obtidos por qualquer processo de cálculo ou por estimação”. pág. 60

3 O Cálculo Mental no Programa
Nos objectivos gerais do programa da disciplina de Matemática 8) “Resolver situações e problemas do dia-a-dia, aplicando as operações aritméticas e as noções básicas de geometria, utilizando algoritmos e técnicas de cálculo mental.” (pág.167)

4 O Cálculo Mental no Programa
No bloco 1 - Números e Operações, pode também ler-se : "No 1º. Ciclo deve ser dada especial importância ao cálculo mental. A criança deve habituar-se, desde o início, a considerá-lo como o primeiro dos recursos a utilizar para obter um resultado.”

5 O Cálculo Mental no Programa
Ao calcular mentalmente, a criança aprende: “a lidar com o número como parte de uma estrutura e não a vê-lo como um símbolo de uma quantidade;” “a utilizar as propriedades das operações como um objectivo útil;” “a fazer estimativas que irão contribuir para se tornar crítica relativamente aos resultados dos cálculos obtidos, utilizando algoritmos ou a máquina de calcular.”

6 O Cálculo Mental no Programa
No 1º ano, não há referência alguma ao ensino dos algoritmos e são reforçadas as actividades relacionadas com o cálculo mental. No 2º, 3º e 4ºanos os algoritmos são introduzidos gradualmente ao longo dos anos mas aparecem sempre como meios auxiliares de cálculo a par com a calculadora e o computador.


Carregar ppt "O Cálculo Mental no Currículo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google