A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso Profissional de Técnico de Multimédia – 10ºM Física Ano 2013/2014 Professora Sónia Lisboa Diana Ribeiro nº7.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso Profissional de Técnico de Multimédia – 10ºM Física Ano 2013/2014 Professora Sónia Lisboa Diana Ribeiro nº7."— Transcrição da apresentação:

1 Curso Profissional de Técnico de Multimédia – 10ºM Física Ano 2013/2014 Professora Sónia Lisboa Diana Ribeiro nº7

2 Introdução Este trabalho é sobre a ótica geométrica. Irei falar sobre a reflexão da luz e as suas leis, sobre a refração, e sobre os espelhos planos e esféricos.

3 Ótica Geométrica O Sistema Óptico é um conjunto de objectos nomeadamente: espelhos, prismas, lentes, que podem alterar ou modificar a trajectória de raios luminosos. A luz desloca-se em linha reta entre dois pontos se não houver obstáculos.

4 Reflexão da Luz É um fenómeno físico no qual ocorre a mudança da direção de propagação da luz. Ou seja, consiste no retorno dos feixes de luz incidentes em direção à região de onde ela veio, após os mesmos entrarem em contato com uma determinada superfície refletora.

5 A reflexão pode ser de dois tipos: reflexão regular, quando os raios de luz incidem sobre superfícies totalmente polidas, e reflexão difusa, quando os raios incidem sobre superfícies irregulares.

6 Leis da Reflexão 1° lei – O raio incidente, o raio refletido e a normal são coplanares, ou seja, pertencem ao mesmo plano. 2° lei – O ângulo de reflexão é igual ao ângulo de incidência, ou seja, r = i.

7 Refração da Luz A refração é um fenômeno óptico que ocorre com a luz quando ela muda de meio de propagação. Ex: ar e água. Este acontecimento dá-se quando o feixe de luz se propaga com velocidade diferente nos dois meios.

8 Espelhos planos O espelho plano caracteriza-se por apresentar uma superfície plana e polida, onde a luz que é incidida e reflete de forma regular. O exemplo mais comum de espelho plano é o vidro, que permite a formação de imagens nítidas.

9 Espelhos esféricos - côncavos e convexos O espelho esférico é uma calota esférica que possui uma de suas partes polida e com alto poder de reflexão. O espelho pode ser classificado de duas formas diferentes de acordo com a sua superfície refletora.

10 Se a superfície refletora for interna o espelho é côncavo. Se a superfície refletorra for externa o expelho é convexo.

11 Conclusão Na realização deste trabalho não tive qualquer tipo de dificuldade, pois a matéria é fácil de se perceber e os sites que visitei tinham tudo bem explicado.


Carregar ppt "Curso Profissional de Técnico de Multimédia – 10ºM Física Ano 2013/2014 Professora Sónia Lisboa Diana Ribeiro nº7."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google